Provérbios 15:26
Os pensamentos dos perversos são abominação para o SENHOR, mas as palavras dos puros são palavras agradáveis.
Play Audio:
A sua boca é a saída do seu coração. Lá, suas palavras são escolhidas e formadas. Os seus pensamentos e a sua maneira de falar são uma abominação ao SENHOR Jeová? Ou as suas palavras são agradáveis e aprazíveis que alegram a Deus e aos homens? Todas as vezes que você falar, você revela para Deus e para os homens aquilo que está em seu coração. Todas as vezes que você fala, Deus e os homens apreciam e se alegram com as suas palavras, ou as abominam e desprezam? Você foi avisado!
Seus pensamentos não são sua propriedade. Por questão de dever você está unido com o seu Criador para pensar sobre Ele com todo o seu coração (Dt 6:4-7). Mas os ímpios nunca pensam Nele (Sl 10:4; Rm 1:20-28). A garganta deles é um sepulcro aberto, revelando decomposição e morte em seus corações (Rm 3:13).
Mesmo quando você mente, suas palavras mentirosas não mentem – elas dizem a verdade a respeito do seu coração. Você é um mentiroso! Seu coração, seja ele preto de maldade, ou ouro com pureza e branco com justiça, é claramente revelado a Deus e aos homens pelas suas palavras. Os insensatos dizem, “Você não pode conhecer o meu coração.” Eles enganam a si mesmos. Todos, incluindo Deus, conhece os corações deles através das palavras deles (Mt 12:33-37; Tg 3:5-16). Qual a cor do seu coração, leitor?
Salomão avisou que Deus vê todas as coisas praticadas na terra (Pv 15:3). Mas Davi, antes de Salomão, afirmou que Deus ouve a analisa cada pensamento, mesmo antes de serem expressas em palavras (Sl 139:1-6). O grande e terrível Deus conhece os pensamentos e as intenções do seu coração (Hb 4:12), e você prestará contas por cada palavra ociosa proferida (Mt 12:34-37). Ele conta os pensamentos insensatos como pecado (Pv 24:9). Controle os seus pensamentos e palavras começando agora mesmo!
Ou Deus está irado com você pelo que você pensa e diz, ou Ele está satisfeito pelos dois motivos. Qual é a sua realidade? Se Ele está irado, você irremediavelmente está a caminho da destruição (Pv 10:7; Sl 34:16). Se Deus está contra você, não existe ajuda no céu ou na terra para você. Se Deus é por você, nenhum poder pode impedir as bênçãos Dele. Seu coração e os seus lábios não lhe pertencem; você receberá o bom ou o mal pela sua maneira de falar (Pv 18:21; Sl 12:1-5). Você foi avisado!
Os pensamentos e as palavras dos ímpios são arrogantes, blasfemos, cruéis, sujos, insensatos, atrevidos, ignorantes, difamadores, vãos e depravados. Eles falam áspera, impulsiva, irreverente, ruidosa, sarcástica e egoisticamente. Eles balbuciam a respeito de aborto, adultério, evolução, fofoca, sindicatos trabalhistas, filmes, autoestima, sodomia, esportes, televisão e outras vaidades. O Deus Criador do céu os despreza, seus pensamentos e suas palavras.
Os pensamentos e as palavras dos homens puros são animadores, graciosos, prestativos, bondosos, instruídos, misericordiosos, pacíficos, virtuosos e sábios (Pv 10:20-21; 15:2 e 4; 16:23-24; Ec 10:12). Eles falam com cautela e lentamente. Suas palavras são formadas em um coração puro, pois é um coração puro que gera palavras graciosas, e até os reis desejam estar perto de um homem assim (Pv 22:11). Suas palavras são agradáveis a Deus e aos homens (Pv 15:23; 24:26; 25:11).
Nenhum homem jamais falou como Jesus Cristo. Os soldados que foram enviados pelos Seus inimigos não conseguiam O prender, pois eles estavam estupefatos pelas Suas palavras virtuosas (Jo 7:45-46). O Seu primeiro sermão em sua cidade natal foi predominantemente gracioso, fazendo com que os céticos e zombadores ficassem sem ação (Lc 4:14-22). E depois da sua ressureição, Ele interpretou as escrituras de uma maneira que levou os corações de dois discípulos a arderem de prazer (Lc 24:13-32).
De que maneira você pode falar como Ele? Interrompa os seus hábitos de pensar e de falar, e se arrependa de qualquer maneira tola de falar (Pv 30:32; Jó 40:4; Is 6:5)! Pense somente a respeito de coisas nobres e virtuosas (Pv 4:23; Ml 3:16; Fp 4:8; Cl 3:2)! Vá mais devagar (Pv 15:28; 29:20; Tg 1:19)! Reduza as suas palavras à metade (Pv 17:27-28; Ec 10:19)! Se você não puder falar bem a respeito de Deus ou dos homens, então pare de falar totalmente (Ef 4:29; Cl 4:6)! Senhor, nos ajude!