Provérbios 15:30
A luz dos olhos regozija o coração, e a boa notícia fortalece os ossos.
Play Audio:
Seu Criador lhe deu olhos e ouvidos. Ele também criou e ordenou muitas coisas para o seu prazer pelos dois sentidos. Você está agradecido? Você faz uso completo deles da forma que Ele pretendeu, e você ajuda os outros a fazerem o mesmo? Uma vida saudável e uma alma próspera exigem boas entradas de informação através dos olhos e dos ouvidos. O que você pode fazer para levantar o seu espírito e os de outros?
Os seus olhos necessitam de luz para enxergar as coisas à sua volta. Homens cegos gostariam muito de enxergar, e os homens que veem deveriam abençoar a Deus pelas suas vistas. Um cômodo escuro precisa da luz artificial e uma noite escura precisa do sol nascente para alegrar o coração pela visão renovada. Dias nublados e um longo inverno deprimem a alma, mas os dias claros e a primavera trazem alegria ao coração.
Salomão escreveu, “Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.” (Ec 11:7). O nascer e o por do sol alegram todos os corações, como também o fazem todas as maravilhas da criação que podem ser vistas durante o dia e no céu durante a noite. A lição dele foi para que desfrutássemos a vida enquanto a tínhamos, pois só há escuridão na sepultura. Homens jovens deveriam seguir os seus corações e olhos dentro dos limites aprovados por Deus (Ec 11:9-10).
Que alegria encheu o coração de Jacó quando ele viu as carroças de presentes que José havia enviado (Gn 45:25-28)!
Os amantes casados em Cantares de Salomão se encheram de alegria quando os seus corpos se uniram. A sabedoria nos ensina a desfrutar dos relacionamentos que temos, e apresentar uma vista agradável, também. Você está satisfeito com as crianças e o cônjuge? Você poderia agradá-los ainda mais?
Mas, ainda melhor, é uma visão esclarecida do evangelho, onde a glória de Deus brilha na face de Jesus Cristo (IICo 4:6). Davi orou para que pudesse contemplar as coisas maravilhosas extraídas da palavra de Deus (Sl 119:18). Jó sabia que ele veria o seu Redentor com olhos ressurretos um dia (Jó 19:25-27), e assim será para todos os filhos de Deus (I Jo 3:2). Glória!
Também é verdade que um olhar bondoso e agradável de um amigo ou governante pode alegrar o seu coração pela afeição ou aprovação deles. Tais olhares entre amantes pode volver o estômago de uma boa forma. Os favores amorosos de outros deveriam ser mais importante do que a prata e o ouro (Pv 22:1), E o semblante e favor aprovador do rei são verdadeiramente preciosos (Pv 16:15; 19:12).
A aprovação amorosa nos olhos de outra pessoa é uma das coisas mais agradáveis que você possa ver. O coração se regozija ao ver a aceitação e o favor nas janelas da alma de outra pessoa. Da mesma forma, um bom relatório é uma das coisas mais agradáveis que você pode ouvir. Ele infunde energia e fortalece o corpo! Você faz com que corações se regozijam e que os ossos criem gordura?
Os seus ouvidos foram feitos para ouvir sons agradáveis e para interpretarem conversas proveitosas. Ossos gordos, uma metáfora para o prazer e a prosperidade, são os resultados. Os surdos desejam poder ouvir. Você está grato pelos ouvidos que funcionam? O que você assimila através dos seus ouvidos? O que você supre para outros ouvirem? Você faz com que os ossos dos outros engordem, ou você os moe?
Um bom relatório é notícia que anima o coração, ilumina a mente, e levanta o espírito. Boas notícias de um país distante são como uma água fria para uma alma sedenta (Pv 25:25). O coração de Jacó primeiramente desmaiou quando ouviu que José estava vivo no Egito, mas quando o relatório foi confirmado, o seu espírito reviveu (Gn 45:25-28). Uma boa palavra pode fazer com que um coração pesado se alegre (Pv 12:25; 10:2,32).
Eles se regozijam pelas coisas bondosas e proveitosas que você diz a eles? A sua língua é uma fonte de saúde pelas palavras sábias que você fala aos outros (Pv 12:18)? Você é uma árvore de vida (Pv 15:4)? Você louva uma boa conduta? Um pensamento bondoso não expressado é fútil. Os ossos de quem você poderia engordar hoje dando um bom relatório?
O melhor uso da sua boca é louvar a Deus, ensinar sabedoria e espalhar a verdade. Você tem as palavras certas da verdade em sua boca para responder perguntas (Pv 22:17-21; IPe 3:15)? Você é um entre mil que pode mostrar a um homem culpado o preço da sua redenção (Jó 22:19-26)? Você se vangloria no SENHOR de uma maneira tal a dar alegria ao humilde (Sl 34:2)?
Os ouvidos mais abençoados são aqueles que ouvem o evangelho e o guarda (Lc 11:28). Jesus honrou àqueles acima da Sua mãe Maria. Eles ouvem o alegre som e andam na luz da face de Deus (Sl 89:15). Eles não são nem um pouco menos privilegiado do que os pastores que viram e ouviram os anjos anunciarem o nascimento de Cristo o Senhor (Lc 2:8-14).
Algumas pessoas dizem que a linguagem da alma é a música. Que tipo de música você ouve? Ela eleva o seu coração para pensamentos e condutas nobres e virtuosas? Ou ela enche o coração de pensamentos sexuais enquanto movimenta o seu corpo em ritmos sexuais? Para os verdadeiros cristãos, considerando que seus corpos são o templo do Espírito Santo, a música que entra pelos portões do templo deles deveria glorificar a Deus.
Quais as lições que estão aqui? Deus criou tanto os olhos quanto os ouvidos, e você deveria estar agradecido pelo prazer que eles dão. Ele também criou e ordenou as coisas para serem vistas e ouvidas, algumas naturais e algumas espirituais, mas tudo era bom. Você dá ênfase a esses insumos piedosos? De que forma você influencia a outros? Você os ajuda a ver e a ouvir coisas boas?
“O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos.” (Pv 20:12). Isto se aplica natural e espiritualmente. Se você consegue ver a beleza visível da criação, e pode ouvir seus variados barulhos e sons, você é abençoado. Mas se você pode ver e ouvir com entendimento os mistérios do reino, você é abençoado mais ainda (Mt 13:16).