Provérbios 27:26

Os cordeiros são para o teu vestir, e os bodes são o preço do campo.

Play Audio:

 

Você pode fazer uma análise econômica? Deus e Salomão supõem que sim. Se você não pode ou não o fará, você está a caminho da pobreza financeira. Você não estará sozinho, pois muitos nesta geração preguiçosa não pensam no futuro além dos dias que faltam para o próximo pagamento. Mas o seu Criador inspirou uma biblioteca divina para ajudá-lo a prosperar financeiramente acima deles.

O rei Salomão, o pregador de Deus para você, quanto à sabedoria e sucesso prático, escreveu uma lição mais extensa para avisá-lo a respeito da paisagem econômica em constante mudança (Pv 27:23-27). Ele sabia que os homens precisavam considerar com prudência os seus meios de obter receita, pois o sucesso financeiro ou comercial nunca permanece o mesmo e até a posição mais segura é logo perdida.

Numa sociedade agrária, maximizar a produção dos campos para sustentar um patrimônio exigia cuidadosos exames periódicos de todas as espécies de animais da fazenda e de plantas usadas para gerar alimento, vestuário e receita. Nesta breve secção ele relacionou manadas, rebanho, feno, grama, ervas, cordeiros e cabras – um empreendimento diversificado, certamente. Diversificação é prudência, mas isto não é o suficiente.

Para cada segmento animal e de planta das operações, um homem sábio analisou sua força vital e lucratividade, preços de mercado para os seus produtos, e comparou estes para maximizar a receita com o menor risco possível. Isto não é fácil. Fazendeiros podem ser pouco apreciados por muitos, mas geralmente eles são brilhantes homens de negócios, até mesmo usando mercados futuros para proteger seus planos de negócios.

Este provérbio identificou cordeiros e bodes, dois segmentos de negócios. Cordeiros são as crias de ovelhas, e os bodes, com as suas peculiaridades, podem não ser uma iniciativa empolgante, mas os dois são necessários. Os cordeiros produzem lã para a roupa e crescem para se tornar ovelhas, e cabras podem crescer e produzir leite em cima de quase nada, valorizando uma terra de baixa qualidade.

Qual é a lição para você? Você deve analisar cada parcela das suas atividades econômicas e alterar os seus planos para maximizar os resultados e minimizar os riscos em um mundo em constante mutação. A sua indústria está crescendo ou decaindo? A sua companhia é competitiva no seu ramo de atividade? A sua posição em sua companhia é valiosa? As suas habilidades estão demandadas e negociáveis? Você ou outra pessoa poderia abrir um novo negócio? Qual é o esperado retorno prudente?

Você conhece o valor de mercado da sua casa? Você está excessivamente exposto às variações de mercado? Ela está segurada? Você já fez todo o possível para minimizar os impostos? Os seus investimentos são sábios à luz das mudanças econômicas globais e às políticas fiscais do seu governo? Você está diversificado? Você está financeiramente líquido de forma a tirar vantagem de oportunidades excepcionais que possam se tornar disponíveis? Estas são algumas tarefas financeiras da parte de Deus.

Se estas perguntas o intimidam ou lhe confundem, então seria interessante que você se consultasse com sábios conselheiros, sejam eles profissionais ou amigos seus bem sucedidos, e deixe que eles o ajudem a analisar a sua situação econômica. Salomão ensinou que há segurança numa multidão de sábios conselheiros (Pv 15:2). Com o auxílio deles, você pode ter o benefício da sabedoria deste provérbio.

Que bênção – as escrituras cristãs! Desde a origem do universo à sua renovação, desde os atributos de Deus até os detalhes da salvação, a Bíblia trata com a sua vida como um todo, incluindo o sucesso e a segurança econômica. Aqueles que desconhecem a Bíblia pensam que ela é um livro de texto doutrinário superado, mas este provérbio deveria abrir os seus olhos.

Agradeça a Deus por inspirar a Salomão para escrever acerca das partes necessárias da sua vida – ter um meio de vida e construir um patrimônio familiar. Leia os comentários relacionados dos versículos em volta desse versículo nosso de hoje (Pv 27:23-27). Exalte a palavra de Deus ouvindo-a ser pregada ou explicada regularmente, e por todos os meios obedeçam a sabedoria que Deus transmitiu a você para o seu benefício.