Provérbios 31:14
Ela é como os navios mercantes, traz de longe a sua comida.
Play Audio:
Uma grande mulher é criativa e diligente. Ela não se satisfaz por conveniência, economia ou costume. Ela procura preparar os melhores pratos para servir à sua família e os melhores meios para realizar as suas outras tarefas domésticas. Ela desenvolve esforços para obter coisas sem iguais e excelentes para o seu marido e filhos. Ela não fica desanimada pelo fato de que a criatividade exige trabalho adicional e tempo.
A nossa geração está viciada em conveniências. Isto criou uma geração preguiçosa de mulheres, que perderam a habilidade e a motivação para serem domesticamente criativas e diligentes. Com mais frequência do que você pensa, elas estão preocupadas em saber a maneira mais fácil de preparar um jantar para a família do que planejar uma surpresa imaginativa e agradável para eles. Esta é a lição!
A excelência é a característica da mulher virtuosa. Ela não está procurando atalhos; ela procura pelo que há de melhor. A conveniência pouco ou nada significa para ela. Uma requintada refeição e um grande prazer e conforto para a sua família é mais importante. Ela não quer nem saber o que as outras mulheres estão fazendo; ela quer recompensar e honrar o seu marido e filho com serviços especiais.
Navios mercantes não faziam viagens curtas para encontrar aquilo que estivesse disponível ou à venda; iam a grandes distâncias para encontrar mercadorias e produtos especiais que traria grande lucro. O navio que voltasse ao porto com itens úteis e fora de comum receberia muito mais atenção e faria conhecida a reputação daquele mercante.
Para uma mulher ser como a mulher virtuosa, ela não pode dormir até tarde, ir cedo para a cama, tirar sonecas, falar ao telefone, brincar todos os dias, enviar E-mails para suas amigas, olhar as vitrinas, assistir televisão, ter passatempos, jogar com as crianças, e desperdiçar o tempo com outros meios tolos. Ela vive com um sentido de urgência de tempo ao invés da busca da facilidade.
Um homem seria despedido, ou nunca se desenvolveria, se ele sempre trabalhasse do mesmo jeito – procurando se livrar tanto quanto possível de trabalho protegendo a sua rotina diária. Espera-se que ele seja criativo, diligente e que trabalhe com um sentido constante da urgência de tempo, todos os dias! A mulher cristã de hoje, piamente afirma ser a “administradora em casa”, e leva uma vida de conforto que a maioria das mulheres na história do mundo nem ao menos poderia imaginar. A vida está próxima de uma féria perpétua para tais mulheres.
A mulher mediana de algumas gerações passadas trabalharia o equivalente a duas mulheres da presente geração (possivelmente mais do que dez), e ela nunca reclamava que o seu marido não levava a família para comer fora o suficiente. Ela não sabia o que era comer no McDonalds, e ela nunca implorava, subornava ou coagia o seu marido a pedir pizza! Você precisa acreditar o quanto que ela trabalhava! Você precisa acreditar que ela trabalhava e muito! O que você pensa que é a característica principal do caráter da mulher descrita em Provérbios 31:10-31?
A mulher virtuosa sabe que pode criar uma refeição mais exclusiva e estimulante por muito menos do que gasta para comer fora. Ela também sabe que a atmosfera em casa é mais conducente à unidade familiar e à afeição marital. A reverência do seu marido e filhos pesa muito mais do que o desejo preguiçoso de ”pular” uma refeição e ter que limpar depois. E ela também sabe que a refeição preparada por ela é, do ponto de vista nutricional, muito melhor do que um “fast food” da vida.
É claro que uma refeição verdadeira leva muito mais tempo do que um macarrão com queijo de uma entrega, de panquecas para o jantar, de alimentos congelados de uma liquidação, das ofertas de duas pizzas por uma de um anúncio, e outras comidas semelhantes. Carne, molho, ovos, batatas e biscoitos para o café da manhã levam um pouco mais de tempo do que colocar na mesa caixas de cereais açucarados com dois litros de leite! Uma mulher sábia vai lembrar o simples fato que a comida contida em uma caixa vale apenas uma fração do valor da embalagem e da propaganda!
A maioria dos homens não vai reclamar, à medida que as suas mulheres se tornam menos criativas e diligentes. Criticar tais coisas condena a própria pessoa e a existência dela, e geralmente conduz a uma tranquilidade interrompida na cama. Mulheres preguiçosas vagueiam sem destino e agem confusas na hora das refeições para pedir que o marido telefone para uma pronta entrega. Por isso os homens suportam uma deterioração contínua da rotina doméstica preguiçosa até que escapam ao morrer (ou seus amigos, que casaram com uma mulher virtuosa, os convidem a comer na casa deles!).
O padrão de uma mulher e mãe virtuosa é incrivelmente alto. Mas lembre-se que uma mulher, uma da sua própria classe, preocupada com o seu querido filho, foi quem a descreveu (Pv 31:1). Esta é a mulher que um homem sábio vai procurar quando casar, e ela é o tipo de mulher que será honrada e adorada pelo seu marido e seus filhos (Pv 31:28). Você consegue ser mais criativa e diligente em seu papel como uma mulher e mãe cristã? Uma mulher com uma pura consciência e grande temor do Senhor, vai considerar sobriamente estas coisas.
Leitor, como a noiva do Senhor Jesus Cristo, o que você dará ao seu Marido neste dia? Você vai se acomodar com o que lhe é conveniente – leitura apressada da Bíblia e uma rápida oração? Ou você vai meditar com cuidado, orar fervorosamente, louvar gloriosamente e obedecer fielmente? Não caia no sulco religioso de uma forma de piedade, como a maioria das mulheres cai no sulco de rotina preguiçosa de uma dona de casa americana. Não seja amante dos prazeres e sim amantes de Deus. Desenvolvei diligentemente a sua salvação com temor e tremor (Fp 2:12; IIPe 1:10).