Provérbios 4:12
Quando tu fores, teus passos não se embaraçarão, e quando correres, não tropeçarás.
Play Audio:
Você está atravessando a vida acorrentado ou com os pés amarrados, que impedem o seu sucesso? Você tropeça ou cai sobre obstáculos que você encontra em seu caminho, e consequentemente termina com dor e dificuldades? Salomão deu um conselho paternal ao seu filho de forma a salvá-lo das dificuldades da vida (Pv 4:10-11). A sabedoria tem um valor incrível (Pv 4:1-9). Por causa das muitas armadilhas da vida, a sabedoria e a instrução são necessárias para salvá-lo delas. Já era tempo de você apreciar mais a sabedoria.
Considere o provérbio. Se você aprender sabedoria, os seus passos não serão tolhidos quando passares pela vida. O que são passos tolhidos? É a de uma vida limitada, restrita ou impedida de desfrutar o que há de melhor em prazer e prosperidade. Da mesma forma como uma camisa de força amarra e impede que uma pessoa se mexa, a tolice natural amarra e impede que as pessoas desfrutem de alegria e sucesso.
Uma grande vida – uma vida verdadeiramente de sucesso – só pode ser obtida com sabedoria, que é a razão pela qual Salomão ensinou ao seu filho que a sabedoria era a coisa mais importante na vida (Pv 4:7-9). Ele prometeu ao seu filho que a sabedoria o traria promoção e honra, se ele a exaltasse e a abraçasse. Paulo semelhantemente ensinou, dizendo, “é grande ganho a piedade com contentamento.” (ITm 6:6).
Se um homem escolhe permanecer tolo, ele não terá uma vida próspera e bem sucedida. Sua tolice prejudicará os seus relacionamentos, de tal forma, que o seu casamento e filhos serão uma aflição e uma fonte de preocupação. Por não trabalhar sabiamente, ele não vai longe na sua profissão. Vulnerável a fraudes financeiras e investimentos fracos, ele vai desperdiçar o pouco dinheiro que ele ganha. Gostar de dormir e dos prazeres tolos, ele estará sempre no buraco e se sentindo desesperado.
O que é correr sem tropeçar? É o progredir rapidamente pela vida, sem todos os contratempos, dores e preocupações que os tolos sofrem durante todas as suas vidas. Todo homem enfrentará obstáculos na vida, mas a sabedoria salvará o homem prudente da maioria deles. Ele não vai tropeçar e cair em dificuldades como o tolo. Ele não vai cair com frequência com a cara no chão de vergonha.
A vida é curta, e só a sabedoria o salvará das dificuldades que podem arruinar a sua vida. Homens tolos descobrem que a vida é como uma cerca viva de espinhos – muito difícil de atravessar (Pv 15:19). É um axioma da existência humana que os tolos terão uma vida difícil (Pv 13:15). Sem sabedoria, o homem não tem uma luz para guiá-lo, e ele tropeçará nas surpresas que a vida apresenta (Pv 4:19)!
Se um homem escolhe ser tolo, ele está pedindo miséria e dor (Pv 8:36). Os amigos podem atraí-lo para o crime, e então ele será um bandido por toda a vida. Uma mulher estranha, parecendo sempre agradável, pode arruinar um casamento e uma reputação. Um tagarela vaidoso pode convencê-lo a deixar um bom emprego para ir à cata de um esquema de negócio. Amigos interesseiros podem levá-lo à falência como fiador de empréstimos.
A sabedoria traz consigo a promoção a um lugar de honra e de segurança das dificuldades (Pv 4:1-11)! O que mais você quer? Onde vamos encontrar a sabedoria? Na Bíblia, com os pais, pastores e conselheiros sábios! Quais são as condições? Você deve se humilhar e receber a correção e a instrução dessas fontes, e você deve se aplicar e praticar aquilo que você aprende.
Se um homem se humilha diante da palavra de Deus e dos seus professores, e se ela acata e aplica as instruções recebidas, então o grandioso Deus o guiará, o protegerá e o prosperará (Pv 10:17; 13:18; 14:27; 15:32; Sl 32:7-11; 34:11-22; 128:1-6). O caminho do justo é abençoado! Porque você escolheria qualquer outro caminho? Humilhe-se hoje, e venha docilmente às Escrituras e aos seus professores de forma a encontrar um caminhar fácil e suave durante a vida.