Provérbios 6:23

Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da instrução são o caminho da vida,

Play Audio:

 

Bons pais protegem os seus filhos contra os pecados sexuais. Eles determinam a regra, dão as leis, repreendem a má conduta, e dão instrução acerca desta perigosa e importante questão. Todo bom filho dará valor a essas regras, leis, repreensões, já que eles são a base para uma vida bem sucedida. O louco que despreza os avisos sexuais de seus pais destruirá a si mesmo.

Salomão e sua mulher advertiram seu filho a respeito da meretriz e do adultério (Pv 6:20-35). Ele apelou ao seu filho para que lembrasse as instruções deles a respeito das consequências condenatórias dos pecados sexuais (Pv 6:20-24). O mandamento aqui é de Salomão como pai; a lei é da mulher de Salomão como mãe; e as muitas repreensões a respeito da instrução são dos dois (Pv 6:20).

Os pais devem ensinar e advertir os seus filhos (Pv 22:6; 29:15; Dt 6:4-9; 29:29; Ef 6:4). As suas repreensões e instruções devem incluir conselhos e avisos a respeito dos pecados sexuais, que são mencionados com frequência nas Escrituras e em Provérbios (Pv 7:6-27; Gn 2:24-25; 39:7-12; Lv 18:6-30; 20:10-24; II Samuel 11:1-27; Ml 2:10-16; Mt 5: 27-32; ITs 4:3-8)

Pais, especialmente as mães, investem muito tempo e esforço com os estudos, tarefas, atletismo, laser, e artes de seus filhos. Mas poucos pais, especialmente as mães, os ajudam na questão de sexo. Crianças cristãs frequentemente ponderam de que forma foram concebidos, já que eles não notam nenhuma faísca, olhares, toques, ou brincadeiras entre os seus pais no que diz respeito a sexo ou fazer amor.

O diabo usou a era vitoriana e outros erros para criar uma aproximação pudica em relação ao sexo que é totalmente estranha à Bíblia. Apesar do que os crentes mais antigos acreditam, a Bíblia tem uma posição bastante positiva a respeito de sexo. Basta ler os Cânticos de Salomão! Repressão e silêncio a respeito do sexo continuam a causar uma disfunção catastrófica nos casamento, o que acabou por gerar, em contrapartida, a revolução sexual contra essa perversão mortal. A verdade está entre essas duas posições.

Enquanto pais piedosos são amantes felizes e promovem o sexo no casamento aos seus filhos, eles condenam absolutamente a fornicação; limitam o tempo que passam com o sexo oposto; controlam ligações emocionais; eliminam músicas, leituras, filmes e televisão que estimulam o sexo; providenciam acompanhantes em encontros; ridicularizam as tendências atuais; tomam medidas para preservar a virgindade; e promovem o casamento cedo.

Pai! Os seus filhos conhecem os seus mandamentos? Você os formulou à luz das Escrituras? Você os explicou a eles, adequadamente? Você definiu os mandamentos com cuidado?

Mulheres! Vocês determinaram regras para os seus filhos relacionados com amor e sexo? Elas estão livres da falsa modéstia e lastreadas numa boa sabedoria bíblica? Elas são perfeitamente compreendidas?

Criança! Deus não leva em consideração a sua idade! Se você tem pais, você é uma criança! Meninas de 16 anos ou meninos de dezoito anos não sabem nada a respeito de sexo. E mesmo aos trinta anos eles não estão mais bem informados a respeito de sexo! A única coisa que eles sabem fazer bem é encontrar problemas sexuais e emocionais. Cheio de loucura e de lascívia, você é um desastre esperando acontecer (Pv 7:7; 22:15; Ec 11:9-10; IITm 22:2:22). Dê ouvidos aos seus pais! Deus os enviou para lhe proteger de você mesmo!

Criança! Este provérbio foi feito especialmente para você! Salomão disse a seus filhos que as ordens do seu pai e a lei de sua mãe eram lâmpadas e luz para guardá-lo do escuro e doloroso problema dos pecados sexuais. Creia neles, ou morra (Pv 2:18; 5:5; 7:27; 9:18). E, lembre-se existem mais de um meio de morte, pois a vida pode ser mais dolorosa do que a morte (Pv 1:24-31; 5:23; 13:15; 22:5).

Criança! Sua felicidade e sucesso dependem em grande parte em evitar cicatrizes e custosas consequências da insensatez sexual. Confie nos seus pais cristãos, que representam a Deus em suas vidas, pois Ele criou e planejou o amor, o sexo e o casamento. Deus sabe mais a respeito dessas coisas e como praticá-los corretamente do que o mundo todo junto. Isto deveria ser óbvio ao ver casamentos de pessoas do mesmo sexo, das altas taxas de divórcio, dos abortos e de outras perversões.

Leitor! Deus é um grande Pai para os Seus filhos. Sua palavra está cheia de conselhos perfeitos e mandamentos nobres a respeito de qualquer assunto, incluindo a realização sexual num casamento amoroso. É seu dever e privilégio aprender a palavra Dele neste assunto frequentando uma igreja onde todo o conselho de Deus é ensinado sem comprometimento ou constrangimento. Uma grande parte da sua santificação é a sua obediência sexual a Deus (ITs 4:3-8; ICo 7:1-5).

A vida abundante em todos os aspectos depende de você aprender e obedecer a palavra Dele, a Bíblia (Pv 3:13-18; Sl 19:11; 34:12-16; Jo 10:10). As escrituras de Deus são lâmpada e luz para mostrar a você o caminho para a melhor vida neste mundo e vida no mundo por vir.