Provérbios 8:24

Quando não havia profundidades, fui gerada, quando não havia fontes abundantes de água.

Play Audio:

 

Era uma vez quando não havia água – nem oceanos, nem mares, nem lagos nem poças. Isto foi antes de Deus ter criado o céu e a terra (Gn 1:1-2). Nenhum homem jamais viu um universo assim, e o único registro que temos dele é a revelação escrita de Deus na Bíblia. Mas mesmo quando não havia água, antes de Deus ter criado o céu e a terra, a sabedoria já existia.

Este provérbio é parte da personificação de Salomão da sabedoria como uma mulher. O pronome feminino pessoal através do oitavo capítulo de Provérbios fala da Senhora Sabedoria, como Salomão descreve a sabedoria em termos sublimes e lindos. Ela se oferece aos homens (Pv 8:1-11), relaciona para os homens as suas recompensas (Pv 8:12-21), descreve suas origens com Deus antes de qualquer criação (Pv 8:22-31), e encerra com um apelo e um convite adicional aos homens (Pv 8:32-36).

O SENHOR Jeová criou toda a água; (Gn 1:1-8) A Palavra de Deus com frequência fala Dele como o Criador dos céus, da terra, do mar e tudo o que há neles (Êx 20:11; Sl 146:6; Jn 1:9; At 4:24; 14:15; Ap 10:6; 14:7). Ele é o Governante dos mares e os usa para realizar os Seus santos objetivos (Sl 77:19; Is 43:16; Am 5:8; 9:6; Jn 1:4).

Você sente a pressão nos seus ouvidos na parte funda de uma piscina – e metros da superfície? Você já tentou o mergulho livre com cilindro e sentiu a pressão a 30 metros de profundidade? Os submarinos da II Guerra Mundial não sobreviveriam a 150 metros; e os modernos submarinos nucleares não foram feitos para operar abaixo de 450 metros. Mas o fosso de Mariana no oceano Pacífico está a 19.912 metros de profundidade! A profundidade tem 1.610 metros a mais do que a altura do Monte Everest; O SENHOR é o Seu nome (Am 5:8; Am 9:6)!

Considere o tsunami asiático de 2004. Um terremoto sob o mar de magnitude 9.0 no Oceano Índico, enviou um surto de 30 a 40 cm correndo em todas as direções a 965 quilômetros por hora. Quando chegou à costa a velocidade foi reduzida a 56 quilômetros por hora, mas cresceu em altura até 15 metros! Uma parede de água! Ela matou gente em Porto Elizabeth na África do Sul, a 8.000 quilômetros de distância do epicentro! Mais de 225.000 pessoas perderam as suas vidas e mais de 2.000.000 tiveram suas casas destruídas.

Os mares são considerados tão primitivos e antigos quanto qualquer outra coisa na terra. Até mesmo os evolucionistas se alucinam a respeito do limo primordial que se juntou nas escuras profundidades à um longo período atrás para formar borboletas, elefantes, beija-flores, e seus ancestrais babuínos! São cegos insensatos!

Qual é a lição que podemos extrair aqui? Apesar de considerarmos muito antigos os mares, havia alguma coisa anterior a essa época! Antes de haver água; havia a sabedoria! Antes que os escuros mares existissem, o Deus Criador possuía a sabedoria! Se a sabedoria – o poder do correto juízo – é mais antiga do que os mares e fontes da terra, você deveria buscá-la com todas as suas forças!