Provérbios 1:11
Se eles disserem: Vem conosco, ponhamo-nos em espera por sangue, deixe-nos emboscar o inocente sem motivo;
Play Audio:
Maus amigos são um grande perigo para a juventude. A pressão dos seus pares os dobra e os molda para a destruição, até mesmo os fortes e resolvidos. Davi começou o seu salmo com uma advertência (Sl 1:1). Salomão começou os seus provérbios da mesma maneira (Pv 1:10-19). A advertência foi declarada, “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” (Pv 1:10). Para evitar ser pervertido, odeie a pressão!
O rei Salomão, o sábio pai, ilustra a sua advertência com um convite vívido de se juntar a um bando de assassinos. A crueldade e a ganância deles são difíceis de serem igualadas (Pv 1:11-13), a ruina certa não os afeta (Pv 1:17-19). Poucos seriam atraídos para uma oferta de secretamente derramar o sangue de pessoas inocentes sem razão alguma! Mas a incitação por qualquer pecador não é melhor!
“Venha conosco”. A primeira palavra é como a flauta do flautista de Hamelin – impossível de resistir, mas no fim é condenatório. Venha, hoje nós vamos a diversos locais. Venha, planejamos diversas atividades que você não pode perder. Venha, estamos sempre fazendo coisas excitantes. Porque ficar entediado com a sua vida simples e rígida? Há coisas a serem feitas e lugares a serem frequentados que encherá a sua vida de excitação e alegria. Porque ficar em casa? As coisas acontecem! Venha!
“Conosco” fala de aceitação, aprovação, pertinência, amizade e unidade. Podemos estar juntos. Você pode fazer parte de um pequeno círculo de amigos. Você nunca estará sozinho novamente. Somaremos as nossas habilidades e bens; seremos invencíveis. Porque viver uma vida solitária? Você nunca será alguém sozinho! Podemos entrar juntos pela porta larga!
“Conosco”, ainda, declara a vantagem de fazer parte do grupo. Somos bem conhecidos. Somos populares. Já realizamos grandes coisas, e vamos fazer mais ainda. Temos a igreja que mais cresce na cidade. Temos um nome. Temos influência. Temos antiguidade e tradição conosco. Você não é nada em comparação.
A isca é oferecida. Quem pode resistir ao “Venha conosco”? Salomão expôs os pecadores ao declarar, contundentemente, suas más atividades. Homens maus raramente declaram tais objetivos profanos em primeira instância, mas todo pecado e rebelião são iguais à vista de Deus, não importa o quanto é socialmente aceitável. A maioria rejeitaria um convite tão cru se lhe fosse apresentada desta forma; mas geralmente é oculto.
Jovens, ainda meninas, seduzidas por homens do mundo, nunca pensaram em matar um bebê por nascer, mas muitas acabam sob a faca do aborcionista. Davi achou fácil se unir a Bate-Seba, mas ele nunca planejou assassinar um dos seus amigos mais leais. Muitos governantes judeus que creram em Jesus Cristo não conseguiram deixar a sinagoga, tornando-se assim culpados, por associação com os mais frios assassinos da história da humanidade (Jo 12:42-43).
Rapaz! Garota! Se pecadores os atraírem, não consinta (Pv 1:10)! Não ande nos caminhos deles; guarde o seu pé dos caminhos deles (Pv 1:15)! Ignore o charme, os convites, ou as ameaças deles. Não minta para si mesmo! Eles o corromperão (ICo 15:33). É líquido e certo! Você acabará com sangue pingando de suas mãos de uma maneira ou outra! Fique longe! Fique muito longe! Caia fora agora (Pv 4:14-15; Pv 9:6; Pv 13:20; Sl 1:1-6; Sl 26:4-5)!