Provérbios 3:21

Meu filho, não deixe que eles se afastem dos teus olhos: guarda a perfeita sabedoria e a discrição;

Play Audio:

 

A maior parte dos homens jovens tem um intervalo de memória muito curto. É fácil se esquecer de instruções e avisos, quando estão no calor de uma controvérsia difícil ou numa forte tentação. Salomão ensinou ao seu filho a guardar sabedoria, entendimento e discrição, pois só retendo a instrução é que tem qualquer valor (Pv 3:18). E se a verdade fosse dita, leitores honestos admitirão que são apenas um pouco melhor do que os jovens com memórias deficientes!

De que serve um sermão que você ouve preguiçosamente e esquece assim que o pregador diz, “Amém”? Jesus disse que o ensino é imediatamente tirado de tais ouvintes pelo diabo (Mt 13:19; Mc 4:15; Lc 8:12). E é uma experiência comum a todos os homens de terem dificuldade de lembrar aquilo que foi pregado apenas alguns dias ou semanas atrás. Que vergonha!

A instrução, para ter sucesso em qualquer área de atividade, só é produtiva dentro da capacidade do ouvinte de lembrar e de aplicar o conhecimento a uma tarefa específica. Avisos a respeito de perigo em qualquer situação só têm valor dentro da capacidade do ouvinte de lembrar e aplicar a instrução quando se defronta com a ameaça. Um grande empecilho ao sucesso de muitos é a memória fraca!

O abençoado Deus de Israel conhecia esse perigo. Depois de entregar leis, preceitos e estatutos maravilhosos a Israel através de Moisés, Ele os avisou para que não esquecessem daquilo que Ele lhes havia ensinado (Dt 4:9,23; IIRs 17:37-38). Ele sabia que a prosperidade era uma maldição à memória, pois o luxo induz ao relaxamento e prejudica a consciência (Dt 6:10-12; Dt 8:7-20).

Para contornar este problema, Deus ordenou aos pais para ensinarem diligentemente as Suas leis aos seus filhos quando estivessem em casa, viajando, se preparando para dormir e quando estivessem acordando (Dt 6:6-7). A exigência feita por Ele é comparável com o amarrar lembretes nas mãos, colocar adereços na testa e escrever as Suas leis nos umbrais de suas casas (Dt 6:8-9)!

Esquecer-se de ensinar é perigoso! A igreja em Corinto se esqueceu da ressurreição dos mortos que Paulo os tinha ensinado, o que lhes roubou a esperança e a alegria do evangelho (ICo 15:2,19). O evangelho deve ser guardado na memória. O mundo ataca os seus sentidos a todo o momento em que você está acordado com suas seduções, que são completamente opostos à verdade de Deus. O que você está fazendo para se defender desses ataques e reter a sabedoria Dele?

Você conhece a sua fraca memória? Você entende que a prosperidade e a atividade a apagam ainda mais? O que você está fazendo para revisar, lembrar e reter aquilo que lhe foi ensinado? Você tem algum mecanismo adotado para rever sermões, recordar lições ou reter conselhos? Se você fala com outra pessoa a respeito de aplicar a sabedoria, então os dois deveriam se lembrar.