Provérbios 5:5
Seus pés descem para a morte, os seus passos conduzem-na ao inferno.
Play Audio:
Você pode morrer mais do que uma vez; você pode morrer mais do que uma vez. Uma mulher adúltera é o caminho certo para provar as duas coisas nesta vida (Pv 2:18-19; 7:27; 9:18). Pecados sexuais, desejados pela concupiscência dos olhos e da carne, leva à morte e ao inferno. O estilo de vida de adultério e fornicação destruirá a sua alma, vida e corpo, e o levará a um inferno aqui e no além.
Salomão usou este capítulo para advertir o seu filho e a todos os homens contra a fornicação (Pv 5:1). Ele ofereceu sabedoria, entendimento, discrição e conhecimento (Pv 5:1-2). Ele procurou salvar homens das tentações fascinantes e dos horríveis perigos de uma mulher estranha (Pv 5:3). Ele descreveu as dolorosas consequências (Pv 5:4-14), a segurança de um bom casamento (Pv 5:15-20). a onisciência de Deus (Pv 5:21), e o julgamento por tais pecados (Pv 5:22-23).
Salomão tinha mais experiência com mulheres do que qualquer centena de homens. Ele tinha 700 mulheres e 300 concubinas, e todas elas eram de alta classe (IRs 11:3). Deus lhe deu muitíssima grande sabedoria e entendimento para analisar seus perigos (IRs 4:29). Ele também tinha conhecimento do adultério do seu pai com a sua mãe (IISm 11:1-12:25), do incesto do seu irmão Amnom com sua irmã (IISm 13:1-39), da tolice do seu irmão Absalão com as concubinas do seu pai (IISm 16:21-22), e da obsessão de Adonias por Abisague (IRs 2:12-25).
Ele viu morte e inferno – uma vida miserável de dor e problemas – causado inúmeras vezes por adultério. Todos os homens morrem fisicamente, mas também podem morrer para a alegria e para o sucesso nesta vida. Homens maus vão para o inferno depois da morte, mas existe outro inferno nesta vida – uma existência tortuosa de culpa, miséria, derrota e dor. É comum às escrituras usarem de uma maneira figurativa a morte e o inferno como aqui (Pv 23:14; Sl 18:5; 86:13; 116:3; Jn 2:2; Lc 15:24; ITm 5:6; Tg 5:20).
A “outra mulher” já estraçalhou muitos lares. Crianças ficaram confusas; casamentos de longa duração foram violados; a dor da alma foi multiplicada. Homens perderam seus empregos, objetivos, saúde, riquezas, mulheres, filhos, reputação, confiança, paz e almas por causa deste tenebroso pecado. Seus resultados são verdadeiramente descritos como morte e inferno. Pergunte a qualquer homem sério que tenha voltado da sua morte (Pv 5:14; Sl 51:8).
Marco Antonio perdeu Roma e sua vida, pelo amor da sedutora Cleópatra. Estas palavras – morte e inferno – descreve perfeitamente a vida de Ló, destituído numa caverna depois de engravidas suas filhas (Gn 19:30-38), e Sansão, cego, moendo para os filisteus (Jz 16:21). O próprio Salomão sabia que tais mulheres poderiam ser mais amargas do que a morte (Ec 7:26).
Também, não é menos verdade que mulheres más levam os homens literalmente à morte, morte eterna e o lago de fogo. Quantos adúlteros foram mortos por maridos de suas amantes (Pv 6:34-35). Quantos homens que saem com prostitutas morreram de doenças venéreas (Pv 7:23)? Quantos homens foram apanhados pelo desejo sexual compulsivo (Pv 5:22-23; 6:32)?
Todos os homens, senão aqueles que o Senhor Jesus Cristo fez uma exceção por graça, como no caso de Davi, estarão no lago de fogo (Ap 21:8; ICo 6:9-11). Os belos pés dela e os elegantes passos não estão tão atraentes agora, não é mesmo, jovem? Aquele andar “sexy” leva à morte e ao inferno! O caminho dela de doce sedução e de encontros amorosos só levam às profundezas!
Não é de se admirar que o Senhor Jesus ensinasse o arrancar o olho direito e o cortar da mão direita, como uma opção preferível a seguir os passos dessa cruel inimiga para o inferno (Mt 5:27-30).
Paulo disse, “Foge das paixões da mocidade.” (IITm 2:22). Fique longe dela, agora (Pv 5:8)! Ela esconde o precipício do inferno atrás de suas saias! Dê um passo para trás! Fuja correndo! Nunca mais se aproxime dela novamente!
O próprio filho de Salomão não deu ouvidos a esse conselho ”salva-vidas” contra a mulher estranha. Mas porque ele faria isso? O exemplo do seu pai era o amor ilimitado por muitas mulheres. Roboão, seguindo os passos do papai, tolamente perdeu dez das doze tribos e desejou muitas mulheres. Ele tinha 18 mulheres e 60 concubinas (IICr 11:21-23).
Pais! Ensine a seus filhos, claramente, praticamente e objetivamente os perigos de mulheres prostitutas e de toda relação sexual ilícita. Isto não é tentação pequena, especialmente na nossa geração sem Deus, em que todas as restrições anteriores foram tiradas do caminho da voraz lascívia. Mantenha os seus filhos longe delas! Ensine-os a evitá-las a todo custo! Haverá morte e inferno como preço a ser pago! O amor dela é uma mentira! E a recompensa dela é amarga e aguda dor (Pv 5:4; 6:28,33; 23:27).
Tais advertências se aplicam também à beleza sedutora e charme da igreja de Roma, a grande mãe meretriz da visão de João (Ap 17:1-6). Deus clama por Seus filhos para saírem dela de forma a evitarem o juízo vindouro (Ap 18:4). Paulo temia que aqueles de Corinto pudessem ser seduzidos para longe do verdadeiro Jesus por outro (IICo 11:1-4). Não olhe para as atrações dela; olhe para o caminho dela; que leva direto para a morte e o inferno (IITs 2:9-15)!