Provérbios 5:12

e digas: Como odiei a instrução, e o meu coração desprezou a repreensão;

Play Audio:

 

Logo, logo será tarde demais! Porque você continua num arrogante descaso da instrução e da repreensão? O dia se aproxima rapidamente quando você irá se arrepender de sua rebelião. Você vai se lamentar pelas muitas vezes que você rejeitou o ensino dos seus pais, pastores e outros conselheiros. Você vai gemer as palavras deste provérbio em agonia, na medida em que você descobre que o seu pecado é odioso (Sl 36:1-4).

Aqui começa os extensos avisos de Salomão a respeito da mulher estranha – a meretriz da prostituição e do adultério (Pv 5:3-6). Uma longa frase abrangente (Pv 5:8-13) na qual ele apela aos seus filhos para evitarem-na a todo custo. Ele adverte que ao escolhê-la agora, trará um dia no futuro quando eles lamentarão profundamente o ter rejeitado e negligenciado o seu conselho.

Quando um pecador é eliminado e se depara com a destruição e a morte, ele lamenta as insensatas escolhas que fez em sua vida (Pv 5:11). Veja os comentários de Provérbios 5:11. Não existem incrédulos no inferno! Muito poucos no seu leito de morte! Sua reclamação incluirá o remorso por ter ignorado e desprezado os avisos fiéis daqueles que tentaram salvá-lo (Pv 5:12-13).

Jovem, o seu desejo sexual por uma linda mulher é uma droga poderosa (Pv 6:25; 7:26), mas o seu poder de viciar e consequências condenatórias excedem qualquer narcótico químico (Pv 5:22; 7:27). Ela destruirá a sua alma (Pv 6:32)! Fique longe dela a qualquer custo! Evite os lugares onde ela frequenta! Evite qualquer coisa que faça você pensar nela! Encha a sua vida de substitutos bons e benefícios! Rogue a Deus por uma mulher e uma paixão avassaladora por essa mulher!

Você foi avisado. Se você ignorar este aviso ou continuar no caminho da luxúria sexual e do pecado, você logo se arrependerá da sua grande tolice. Se você desprezar a bondosa instrução e repreensão que poderia salvar a sua vida, isto se acrescentará à sua miséria quando o seu pecado for revelado! Livre-se hoje! Dê atenção ao conselho! Faça um compromisso pela tua alma e fuja para longe dela.

Quão dolorosamente Sansão lembrou-se dos avisos de seus pais (Jz 14:1-3)? Enquanto que ele cegamente tropeçou num círculo perpétuo moendo trigo para os filisteus, quantas vezes ele ouviu “Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos?” Mas o tolo tinha permitido que a luxúria destruísse o que aprendeu e agora já era tarde demais. A única esperança que ele conseguia considerar era o suicídio.

Um homem rico acordou no inferno! Ele sonhava acordado enquanto as Escrituras eram lidas na sinagoga. Ele havia calado os gritos da sua consciência. Ele tinha desprezado a repreensão de pais, escribas e mestres. Quem fala agora é Abraão, “Filho, lembra!” Era tarde demais. Ó abençoadas oportunidades de instrução e de repreensão! Se foram! O inferno estava quente demais! E por muito tempo! Porque ele não tinha prestado atenção? Por quê? Seus professores o tinham alertado sobre este lugar!

Leitor, qual é a sua situação? Você odiou a instrução? Desprezou a repreensão? Você pensou que sabia mais? Você cochilou durante a pregação? Você desprezou o pregador? Abafou os seus avisos solenes e avisos com barulho e atividade? Você pecou contra a bondade de Deus e dos homens, e logo você vai se arrepender por causa da sua miserável escolha. Humilhe-se hoje! Arrependa-se da sua presunção! Confesse os seus pecados! Escolha o obedecer!

O abençoado Deus não tolerará a sua rebelião para sempre (Pv 29:1). Veja os comentários de Provérbios 29:1. Você é como uma besta fera (Pv 10:17; 12:1). Ele não o convencerá para sempre. Aquelas pontadas de consciência brevemente desaparecerão, e você ficará endurecido para apodrecer no seu pecado.

O Senhor anda entre as Suas igrejas (Ap 1:9 – 2:1). Ele chama os sensatos a lembrarem como eles caíram, para se arrependerem e para praticarem as primeiras obras (Ap 2:5). Se eles se recusarem, Ele virá rapidamente e removerá o candelabro de uma igreja ou a vida de um pecador (Ap 2:20-23).