Provérbios 5:14
Eu quase estava envolvido em todo mal no meio da congregação e da assembleia.
Play Audio:
Hipocrisia! Agarrado ao pecado enquanto finge adorar a Deus. Hipocrisia! Secretamente amando o pecado enquanto publicamente finge religião. Hipocrisia! Cantando e louvando a Deus com os lábios, enquanto brinca com luxuria no coração. Hipocrisia! Se aproximando à santa presença de Deus com a alma manchada com o pecado. Hipocrisia! Sendo atormentado com o conhecimento de Deus e o prazer do pecado que Ele odeia. A dor da alma do religioso devasso é horrível!
Neste capítulo, Salomão advertiu o seu filho e as crianças a respeito do horror do adultério (Pv 5:1-2,7). Do desejável e da aparente atração inocente de uma mulher estranha (Pv 5:3), um homem tolo é levado à destruição e à miséria (Pv 5:4-10). Quando o pecado completa o seu curso de ação, ele não consegue acreditar na sua loucura pelos inúmeros avisos recebidos (Pv 5:11-13). Nas palavras diante de nós, Salomão descreveu o que provavelmente é a maior agonia de todas – a hipocrisia religiosa!
No local que deveria ter sido o seu conforto e a sua paz – a casa de Deus, ele foi torturado pelo medo, pela culpa e pela vergonha. Com o conhecimento do Altíssimo e o ódio Dele pelo pecado, triturando a sua consciência assolada, ele tenta adorar, enquanto preso pelas cordas do pecado que o escraviza (Pv 5:22). O conflito interno foi grande demais para suportar – o seu novo homem clamando contra o velho homem – O Santo Espírito convencendo-o contras os pensamentos sensuais do diabo! Ó miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Numa hora assim, o cristão pecador pode chegar a desejar jamais ter tido o conhecimento do caminho da verdade. Os degenerados não sentem tais dores. Eles pecam com facilidade. Suas consciências estão tão cauterizadas ao ponto de se silenciarem. Mas ele sabe que tais pensamentos são aqueles de um ateu, o que não pode ser, não importa o quanto que ele possa tentar. O louvor dos justos, a alegria dos fiéis e a leitura da palavra são dores dos aguilhões. Essa é a agonia do hipócrita religioso!
Como foi que tudo começou? Foi brincando com um pequeno pecado atraente. Ele permitiu ser exposto à tentação mais sedutora para um homem – outra mulher. A bajulação dela o encantou (Pv 5:3). Então os seus desejos conceberam a ideia de que aceitar a oferta de intimidade dela traria grande prazer (Tg 1:14-15). Com a mesma rapidez que o pensamento do prazer veio, ele desapareceu, depois de ter condenado a sua alma com o ato odiado. Sua consciência agora estava condenada!
Leitor, guarde o seu coração com toda a diligência (Pv 4:23)! Deus odeia a hipocrisia! Ele deseja o seu coração – todo ele! Ele não se importa com os seus lábios, se o seu coração não for totalmente Dele em primeiro lugar. Ele não quer saber da sua frequência, se você esta pensando, com aprovação, a respeito do pecado. Os homens que oram em público com os olhos cheios de adultério estão marcados para as regiões mais escuras do inferno (IIPe 2:13-19). Deus busca o sacrifício de um coração quebrantado e contrito (Sl 51:17). Abandone os seus pecados!
Mulher auto justificada! Você leu esta advertência com desprezo pelos tais homens insensatos e com alegria as consequências atormentadoras dos seus pecados? Sua maldade é ainda pior, pois você não tem consciência alguma, nem há esperança em sua recuperação. Você já está afogada em sua gabarolice enganosa e o orgulho do seu perverso coração e da sua mente simplória. Se você ainda consegue encontrar uma leve pontada de dor de consciência, confesse a sua arrogante presunção antes que ela desapareça.
Homem monogâmico e mulher virtuosa! Não pense que este aviso não tem nada a ver com vocês. A hipocrisia pode ocorrer com qualquer tipo de pecado – e Deus não faz diferença entre um e o outro. Negligenciando ou defraudando o seu cônjuge é, no mínimo, tão ruim quanto o adultério! Maledicências e difamações são apenas variações de maneiras de assassinar! Fofocas negativas e falta de agradecimentos são pecados que Deus odeia! Tiago advertiu os seus leitores de que a ofensa por um só pecado é culpado de todos diante de Deus (Tg 2:10). Qualquer forma de hipocrisia é pecado. Considere-se avisado!
Este provérbio tem palavras de advertência para os homens jovens. Você enfrentará esta terrível agonia e miséria de consciência, se você brinca com outras mulheres, seja por figuras, palavras, atividades ou pensamentos. Saia de perto dela! Não existe tentação maior do que a da mulher estranha, e ela o levará pelo caminho até a morte e o inferno (Pv 2:18; 5:5; 7:7; 9:18).