Provérbios 6:25
Não cobices no teu coração a sua beleza; nem te deixes levar pelas suas pálpebras.
Play Audio:
Os olhos de um homem enxerga a beleza de uma mulher em segundos. Sendo assim, não há pecado. Mas, além disso, se seguem três estágios que conduzem ao adultério. Os olhos prolongam e se movem para a fascinação com os detalhes da sua beleza, o coração se move de uma nobre admiração para um esfomeado desejo por ela, e a alma se torna disposta ao convite dos olhos dela. Aqui estão os três passos para o inferno!
O coração depravado do homem é polígamo. Ele nunca está contente. A outra mulher é sempre mais desejável, assim como o fruto proibido do Éden que excede a todos os demais em seu apelo. Sempre se presume que o desconhecido é superior ao que se conhece. O homem caído é vulnerável a uma mulher bonita, pois o prazer que ela incorpora excede a todos os demais em sua vida. Portanto, homens sábios precisam governar seus olhos e corações para resistirem à sua beleza e astúcia.
O Pregador e a mulher dele querem salvar o filho do adultério (Pv 6:20-35). Por isso ele fornece a regra, as consequências e os avisos para proteger o seu filho desse horripilante e terrível pecado. Homens sábios considerarão isto dia e noite (Pv 6:21-23), para que não destruam seus patrimônios, reputações e almas ao sucumbir à beleza e aos caminhos dela (Pv 6:24-35).
O pecado segue um curso simples. Todo homem tem concupiscências. Quando há essas concupiscências algo lhes é dado e se permite considerá-los, eles atrairão poderosamente o homem. As concupiscências planejam o pecado, e o homem o executa. Então o pecado traz dolorosas consequências e eventualmente a morte. Estes são os verdadeiros fatos da vida que todo homem jovem deve ser ensinado (Tg 1:13-16)!
O apelo de uma mulher atraente é incrivelmente poderoso. Ele destruiu os filhos de Deus e trouxe sobre eles o dilúvio (Gn 6:2), e também derrubou a Davi em segundos (IISm 11:2). Nenhuma mulher pode entender completamente a instantânea atração que uma bela mulher tem sobre a alma de um homem através dos olhos dele. É um objeto sobrepujante do desejo se ele não estiver andando no Espírito e governando o seu espírito. É por isto que a mulher cristã deve se vestir com modéstia (ITm 2:9-10).
Os olhos são janelas para a alma; às vezes, eles podem expressar mais do que palavras. Salomão conhecia o poder deles (Ct 4:9). Mulheres imodestas pintam seus rostos para destacar os olhos, com fez Jezabel (IIRs 9:30). Olhos lascivos são as ferramentas de prostitutas (Is 3:16). Quando uma mulher usa seus olhos para lisonjear um homem e se oferece intimamente a ele, a mais discreta e poderosa sedução que o homem jamais vai defrontar, a armadilha está completa! Assim, a mulher cristã deve manter um olhar de pudor e sobriedade (ITm 2:9-10).
Quais as curas para a beleza e as pálpebras dela? Lembre-se dos três passos para o inferno, e providencie uma defesa contra cada um deles. Há muita sabedoria aqui. Salomão tinha 700 mulheres princesas e 300 concubinas. Através de uma vasta experiência e um excepcional entendimento vinda de Deus, ele sabia muito mais a respeito de mulheres e os seus perigos to que todos os homens combinados.
Em primeiro lugar, evite olhar para uma mulher bonita e move a sua fascinação por ela reduzindo o contato com ela ao mínimo necessário. Tome providências para evitar o encontro com mulheres bonitas, especialmente conhecidas. Esta cura inclui colegas, vizinhas ou membras da igreja. Jesus disse que você deveria estar disposto a cortar a sua mão direita para não ir com o corpo inteiro para o inferno (Mt 5:27-30; Rm 13:14). Quando você sentir o calor aumentando por uma mulher desejável, se afaste rapidamente enquanto a sua impressão ainda é uma nobre admiração e uma virtuosa apreciação.
Em segundo lugar, guarde o seu coração com toda a diligência. para que não relembrar as imagens de sua beleza e fazer com que você brinque com essas imagens pela fantasia (Pv 4:23). Encha o seu coração com sabedoria, justiça, temperança e o juízo por vir (At 24:25). Pense a respeito de Jesus, do céu, das escrituras e de oração (Fp 3:20; Cl 3:2). As atividades diárias devem incluir autoexame, arrependimento e confissão (Sl 139:23-24). Lembre a si mesmo as terríveis consequências dos pecados sexuais (Pv 5:1-4). Renove a aliança com os seus olhos (Jó 31:1).
Finalmente, para evitar os convites dela, rejeite a interação social casual e o contato de olhos nos olhos. O preço é grande demais, o perigo é grande demais. Todo homem conhece que tipo de mulher o tenta; e elas não podem ser suas companheiras ou correspondentes. E este aviso inclui tanto o olhar quanto as conversações. Lembre-se de que tanto o telefone quanto os e-mails transmitem sedução.
O homem que tem excitado suas concupiscências a níveis febris com a pornografia, as fantasias não contidas, ou outras práticas lascivas não tem chance alguma! Seu corpo e mente anseia pela primeira oportunidade. As regras deste provérbio chegaram atrasadas; o desejo inflamado por satisfação sexual torna até mulheres medianas em objeto de desejos sensuais (IIPe 2:14). Se for fraco ou frívolo, ele cairá tão certo quanto a ovelha ao matadouro.
Mulher cristã, preste atenção para se cobrir e limitar a sua conversação casual com homens, especialmente com aqueles que você considera atraentes. Você nunca compreenderá a dor e os problemas que você gera pela sua presença física e pela sua cordialidade. Fique em casa; ame o seu marido; se vista com modéstia, esconda os seus olhos; fale com as mulheres; segure as suas crianças, seja misericordiosa e virtuosa!
O aviso aqui se aplica também à igreja prostituída de Roma e das suas filhas meretrizes (Pv 17:1-6). Elas enfeitam sedutoramente seus exteriores para atrair homens, enquanto cobrem o engano e a fraude básica dos seus princípios. Elas usam de artimanhas para seduzir o simples, sem dizer a eles que o inferno chegará. Elas parecem atraentes e são atiradas com seus convites, mas são inimigas de Cristo. Saia dela, povo meu (Ap 18:4).