Provérbios 7:4

Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e ao entendimento chama de teu parente;

Play Audio:

 

Todo homem precisa de uma boa mulher – ou duas! A começar ele precisa da Senhora Sabedoria como sua irmã e parenta (Pv 4:8; 8:17; 9:1-2). Ela o protegerá da prostituta Senhora Tolice (Pv 9:13-18). A seguir, ele precisa de uma mulher virtuosa, temente a Deus, como sua mulher (Pv 18:22; 19:14; 31:10). Ela o satisfará contra a sedução de uma mulher estranha (Pv 5:15-20; I Co 7:1-5).

O rei Salomão avisou seu filho a respeito da mulher estranha, uma prostituta solteira ou casada que estivesse tentando seduzi-lo – uma ameaça constante àqueles em posição de influência, poder ou riqueza (Pv 7:1-5). Ele desejava a atenção total do seu filho, pois o conselho de alerta era crucial à sua segurança e sucesso. Ele queria que o seu filho se lembrasse e valorizasse a instrução (Pv 7:1-5).

Por isso Salomão escreveu uma extensa parábola a respeito da sedução de um tolo homem jovem, por uma adúltera (Pv 7:6-23). Ele expôs completamente a malícia e a manipulação do jovem tolo, ilustrando-o de tal forma que revela a atração enfeitiçadora dela. Ele encerrou a sua parábola advertindo todos os seus filhos a guardarem seus corações e pés de forma que não se aproximassem delas, pois a sedução dela é poderosa e as consequências pecaminosas das relações sexuais ilícitas são severas (Pv 7:24-27).

O provérbio do nosso estudo de hoje é parte do apelo de Salomão ao seu filho. Inicialmente ele disse ao seu filho para reter as suas instruções e de lembrar-se delas (Pv 7:1). Ele exortou o seu filho a obedecer aos seus preceitos e valorizá-los como a menina dos seus olhos (Pv 7:2). Ele o exortou usando de duas figuras num esforço para fazê-lo lembrar dos conselhos de advertência, porque haveria necessidade de se lembrar deles (Pv 7:3).

O que se entende de chamar a sabedoria de sua irmã? Significa abraçá-la e torná-la íntima e preciosa para você (Pv 4:6-8; 8:17; Cantares 8:1). Uma irmã achegada jamais deixaria que você se aproximasse de uma mulher prostituta. Ela desprezaria a mulher e revelaria os maus ardis dela e lhe anteciparia suas horríveis consequências. Você confiaria numa irmã achegada, pois você sabe que, de coração, ela tem as maiores preocupações pelos seus interesses. A Sabedoria clama aos jovens para ficarem longe de qualquer contato com tudo que diz respeito às prostitutas e buscar suas realizações com uma mulher piedosa (Pv 5:15-20).

O que significa chamar a prudência de ”tua parenta”? Significa considerá-la uma confidente achegada, companheira preciosa e fiel amiga. Significa confiar em seus motivos e seguir os seus conselhos, pois ela busca a sua prosperidade. Entendimento é outro nome que se dá para a sabedoria neste contexto. Enquanto que outros homens estão fazendo prostitutas devassas de “irmãs”, permita que o entendimento seja a sua parenta achegada. Ela o protegerá das pecaminosas seduções delas.

A sabedoria é a sua irmã? Entendimento é a sua parenta? Se ela o for, você teme a Deus e deseja viver pela sabedoria Dele. Você aceitou as palavras e os avisos Dele no sentido de evitar as mulheres mundanas e quaisquer atividades ou locais que dizem respeito a ela? Você é totalmente contra a relação sexual ilícita antes do casamento e o adultério durante o casamento? Você despreza a pornografia, filmes e músicas sensuais, e salas de “chat” da internet? Você ama a mulher da sua juventude (Pv 5:15-20)?

Sua mulher literal e a sua irmã figurativa são amigas preciosas. As duas ajudam uma à outra. Um homem que tem a sabedoria como irmã valorizará o seu casamento pela palavra de Deus. Ele a tratará com carinho, a respeitará, a amará e suprirá as suas necessidades, pois ele obedecerá a sabedoria de Deus no seu casamento. E um homem que tem uma mulher virtuosa por esposa buscará o temor do Senhor e a sabedoria pelos exemplos estimulantes e pelas meigas lembranças de sua piedosa mulher. Que grande mulher!

Clame pela sabedoria, hoje! Chame-a de sua irmã! Clame pelo entendimento ainda hoje! Chame-a de sua parenta! Abrace a verdade da palavra inspiradora de Deus. Trema diante de cada palavra valorizando cada preceito como certo em todos os assuntos, e odeie os caminhos falsos (Is 66:2; Sl 119:128). Se você não fizer isto, então você é uma vítima fácil para a Senhora Tolice e para a mulher estranha. O grande Deus o deixará à sua própria vontade e o destruirá (Pv 8:36; 29:1).

Siga a metáfora um pouco mais. Quem eram as irmãs de Jesus Cristo? Qualquer que tenha ouvido à palavra de Deus e a obedeceu! Quando falaram para Ele a respeito da sua mãe efetiva e seus irmãos, Jesus disse, “Qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.” (Mt 12:46-50). Quando Maria foi exaltada demais, Jesus disse, “Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lc 11:27-28). Você é um verdadeiro irmão, irmã ou mãe de Jesus Cristo?