Provérbios 7:5

para que eles possam te guardar da mulher estranha, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.

Play Audio:

 

Homem! Ter uma mulher como a sua companheira e amante pela vida inteira é uma benção de Deus (Pv 18:22; 19:14; Gn 2:18; Ec 9:9; Hb 13:4). Qualquer outra mulher, mesmo que você a conheça, mesmo que você a deseje, é uma estranha. Ela não pode ser a sua companheira ou amante. Ela é uma intrusa, uma estrangeira, ao seu casamento. Salomão avisou extensamente e em alto e bom tom contra o pecado do adultério.

O pecado sexual é uma grande ameaça à sabedoria, ao sucesso e à prosperidade. Ele corrompe e escraviza o corpo e a alma (Pv 5:20-23; 7:22-27). A história revela as vidas destruídas de homens, que não resistiram aos avanços ou à disponibilidade de uma mulher fora dos seus casamentos. Desde príncipes até indigentes, os homens têm sido seduzidos e sacrificados por mulheres adúlteras (Pv 23:27-28; 31:3).

O que é uma mulher estranha? Salomão usou a seguinte frase descritiva da mulher adúltera ou de uma prostituta (Pv 2:16; 5:3,10,20; 6:24; 7:5; 20:16; 22:14; 23:27,33; 27:13). Jefté foi o filho de uma mulher estranha, porque o seu pai o concebeu com uma meretriz (Jz 11:1-2).

De que forma ela é estranha? Isso se aplica somente a um romance ilícito com parceiras desconhecidas? Não, a palavra é usada para descrever uma mulher com quem você não tem nenhum direito de ter um companheirismo íntimo ou prazeres sexuais. Ela está fora do seu casamento. Ela é uma estrangeira à sua cama. Ela pertence a outro homem, seja o pai ou o marido dela. Você não tem nenhum direito marital para com ela.

Onde ela pode ser encontrada? Em qualquer lugar, hoje em dia! Prostitutas de rua e garotas de programa são exemplos extremos. O movimento de liberação das mulheres e Hollywood deram o direito ao sexo a todas as mulheres, assim elas estão no escritório, na vizinhança, na academia ou até mesmo nas igrejas. O tempo perigoso dos últimos dias transformou até meninas e mulheres cristãs em prostitutas (II Tm 3:1-5; II Pe 2:10-19).

Sexo consensual é uma mentira – Deus, seu Criador não consentiu! Não importa o fato de ela estar disposta, desejando ou ansiosa! O Rei do céu está com raiva, ciúme e provocado! Não chame isso de um crime sem vítima! O Senhor é a vítima de sua rebelião moral! E sempre há outras vítimas dos pecados sexuais, mesmo que você seja muito egoísta ou estúpido para considerá-los.

O lisonjeio é a sua arma. Os homens ficam desprotegidos diante da lisonja de uma prostituta (Pv 2:16; 5:3; 6:24; 7:21). Temos aqui duas lições: os homens devem evitar a comunicação com mulheres que flertam e as esposas deveriam louvar os seus maridos. Homens piedosos vigiarão qualquer tipo de contato pessoal, telefônico, por e-mail, ou por carta com mulheres que não sejam suas próprias esposas.

Salomão tentou diligentemente avisar o seu filho (Pv 7:1-3). Com quanta atenção você vai ouvir? Sabedoria, sucesso e prosperidade são impossíveis, se você permite que mulheres estranhas ocupem qualquer espaço na sua vida.