Provérbios 8:1
Acaso a sabedoria não clama? E não ergue o entendimento a sua voz?
Play Audio:
Salomão escreveu Provérbios com muitas expressões poéticas e figurativas, o que lhe dá força e atração, além do seu maravilhoso conteúdo de sabedoria para a vida. Aqui encontramos a figura de linguagem conhecida como personificação, onde à qualidade abstrata da sabedoria se deu à natureza de uma pessoa. A personificação define a figura da seguinte forma:
Personificação. É a figura de linguagem que dá, a objetos inanimados, os traços e as características humanas. Esses atributos podem incluir sensações, emoções, desejos, gesticulação física, expressões e poder de linguagem, entre outros.
Considere como o americano descreve a sua liberdade como sendo a Senhora Liberdade ou a terra material e animal como sendo a Mãe Natureza. Liberdade não é de fato uma senhora, apesar da forma feminina da Estátua da Liberdade; e a natureza, na realidade não é uma mãe como a chamamos com frequência.
Nós vemos a sabedoria personificada como uma mulher nos primeiros trechos de Provérbios (Pv 1:20-33; 2:4; 3:15-18; 4:5-13; 8:1-36; 9:1-5). Muitos espiritualizam a mulher e a sabedoria como o Cristo pré encarnado ou a sabedoria de Deus. Mas o Cristo pré encarnado era o próprio Jeová, a Palavra de Deus. Um Filho de Deus eternamente gerado é especulação profana e heresia. A figura é a de uma mulher empolgada clamando aos jovens para escolherem a vida de sabedoria.
Nos primeiros nove capítulos, nós vemos uma disputa entre a mulher estranha e a mulher sabedoria. Uma procura seduzir o jovem pela luxúria e o adultério e a outra busca salvá-lo pela sabedoria e discrição. Como as prostitutas se utilizam de locais públicos para caçar as suas vítimas (Pv 7:11-12), da mesma forma a sabedoria clama em locais públicos para que possa ser ouvida por todos (Pv 8:2-4; 1:20-21).
Todos os jovens têm duas mulheres perseguindo-os (indiretamente isto se aplica aos homens mais velhos, meninas e mulheres, também). A questão é, qual das duas mulheres ele vai amar e segui-la até a sua casa. Uma mulher traz o inferno e a morte (Pv 2:18; 7:27; 9:18). A outra traz consigo favor e vida (Pv 9:1-5; 4:13; 3:18).
Não é difícil encontrar a sabedoria e desfrutar dela. Ela se revela e se coloca à disposição pela revelação de Deus e obra do Seu Espírito. Ela clama de maneira a ser ouvida. Porque não abraçá-la como sendo sua, caro leitor? Ela lhe trará alegria e favor durante toda a sua vida.
Sabedoria é uma qualidade que Deus tem e a dá. Ele tem sabedoria infinita (Rm 11:33-36), e Ele dá sabedoria liberalmente para aqueles que a buscam (Tg 1:5; IRs 3:12; IRs 4:29-34).
Verdadeiramente, Jesus Cristo, o encarnado Filho de Deus, possui todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Você O conhece? Você ama a Ele e O serve?