Provérbios 9:4

Quem quer que seja simples, que se volte para cá; quanto àquele que carece de entendimento, ela lhe diz:

Play Audio:

 

Os homens simples têm duas opções. Eles podem aceitar o convite sincero da Senhora Sabedoria para ter sabedoria e uma vida abençoada. Ou eles podem se entregar à sedução mentirosa de uma meretriz para ter a morte e o inferno. Com uma comparação muito poderosa, o Pregador expõe a escolha de vida e morte aos seus filhos, à sua nação e a nós. Ouça com cuidado! Todo homem levará o seu próprio fardo!

Leitor, preste bem atenção e veja a preciosa comparação. Duas mulheres estão atrás da sua alma. As duas são lindas. A beleza de uma é eterna; a da outra é muito curta. Uma fala a verdade; a outra mente do princípio ao fim. Ambas são agradáveis; mas o prazer de uma é de pouca duração e a da outra é por toda a eternidade. Duas mulheres chamam!

“Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento,” ela lhe diz, “vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento” (Pv 9:4-6). Esta é a linda e nobre Senhora Sabedoria, que tem sido descrita e que está falando desde o versículo 1 de Provérbios capítulo 8.

“Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento,” diz ela para ele “as águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave.” (Pv 9:16-17). Esta é a prostituta lasciva e fatalmente perigosa, que é descrita e está falando nos versículos 13 a 18 de Provérbios capítulo 9.

Essa mulher tola, essa mulher estranha, essa prostituta, também é linda, e também chama por você. Ela quer homens simples e aqueles que têm falta de entendimento para poder destruí-los, pois “não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.” (Pv 9:18). É mais difícil para ela seduzir um homem sábio, pois ele sabe que as suas estratégias encobrem amarga dor.

À sua mesa você está olhando à rápida decomposição dos traços de uma mentirosa maliciosa, que planeja tirar vantagem de sua simplicidade para obter vantagens próprias. As suas palavras de adulação são a anestesia para a sua alma; seus beijos são beijos de morte. O inferno lhe aguarda. Fuja dela!

A Senhora Sabedoria é muito mais bonita e preparou uma linda casa, toda mobiliada, para o seu conforto e prosperidade eterna (Pv 9:1-5). Os seus convidados são luxuosamente recepcionados e têm suas necessidades atendidas para o benefício eterno de suas almas. Veja os comentários de Provérbios 9:1 e Pv 9:2. A sua simplicidade não a ofende, pois ela está disposta a lhe ajudar a adquirir sabedoria!

Ela preparou um banquete para você, e basta você aceitar o seu bondoso convite. Ela lhe oferece vida, e uma vida abundante, se você permitir que ela lhe alimente com um banquete de sabedoria e de entendimento. Nesta mesa o simples pode se tornar sábio e bem sucedido. A única exigência para ser admitido é a sua simplicidade. Se você tem falta de sabedoria e deseja adquiri-la, ela será a sua mais disposta anfitriã. Não rejeite a sua oferta. Aceite-a imediatamente!

Estas não são literalmente apenas duas mulheres, mas a personificação da escolha que todo homem tem que tomar na vida. Ele vai buscar e aprender a sabedoria celestial e assim evitar a tolice deste mundo que o destruirá? Ou ele vai permitir que um mundo prostituído o conduza passivamente pelo caminho que o leva ao inferno?

Homens simples podem aprender sabedoria e entendimento com a Senhora Sabedoria, que deseja servir a ajudar os homens que precisam de conhecimento. Eles podem se tornar sábios recheando a sua vida com a preciosa Palavra de Deus, a sã pregação da Bíblia, a música piedosa, e do povo do Senhor. Para aprender da Senhora Sabedoria, eles precisam se afastar das idéias, da música, do entretenimento e dos amigos do mundo.

Mas o homem simples também pode ser destruído por uma mulher estranha, que busca tirar vantagem da ignorância deles para o seu proveito próprio. Os simples são ignorantes demais para saberem que a sua casa é o caminho da morte e do inferno. Mas o leitor atento deverá considerar em qual das casas ele vai entrar. Não se deixe enganar, o prazer dela é de curta duração.

Todos os homens, por natureza são simples e lhes falta entendimento. Todos os homens se defrontam com esta escolha. Eu serei sábio ou tolo? Eu permanecerei fiel à minha mulher ou escolherei outra? Eu procurarei corrigir minha tolice ou permitir que a minha vulnerabilidade me conduza ao inferno? Eu desejo a sabedoria e a prudência, ou a tolice e o prazer, para serem minhas companhias através da vida?

Leitor cristão, para qual das duas mulheres você se volta para ter religião? Você busca uma humilde igreja de Jesus Cristo onde o banquete da graça, da verdade e da comunhão está posta para pecadores? Ou você se sente atraído aos avanços sedutores de uma igreja prostituta com as suas espalhafatosas atrações, falsas doutrinas, popularidade mundana, e fábulas por entretenimento? Lembre-se de que os seus prazeres são temporais para, em seguida, vir a morte e o inferno que ela esconde atrás de uma fachada sensual.

Ao invés disso, procure por aquela igreja pura, casta virgem, que na simplicidade apostólica pregue a verdade nua e crua. Se você não está sentindo-se culpado regularmente e não está se desenvolvendo em sabedoria e entendimento, é provável que você errou de igreja apostólica e está numa igreja carnal destes tempos perigosos. Que cada leitor esteja atento!