Provérbios 10:31
A boca do justo gera sabedoria, mas a língua perversa será cortada.
Play Audio:
Seu futuro depende da sua boca e da sua língua. Você consegue aprender a controlar a sua maneira de falar de forma a ensinar a outros, ou você está condenado a morrer como um fracassado ou perdedor? Homens justos usam suas bocas de uma maneira prudente – eles só dizem coisas sábias para ajudar. Homens perversos batem com a língua nos dentes tola e perversamente – eles picam e machucam a outros. Deus os julgará com severidade pelo grande pecado deles.
Temos aqui um típico provérbio com várias figuras de linguagem. De que forma a boca apresenta sabedoria? Ela forma palavras que são uma maneira sábia de falar! A boca aqui é uma metonímia para a fala, no qual os meios de falar são substituídos pelo falar propriamente dito. Quem são os justos? Eles são os justos santos de Deus, que são equitativos e corretos em suas ações … e sábios em suas palavras!
De que forma você aprende a falar melhor? Você pode elogiar, e louvar aqueles que assim o merecem. Você pode consolar, encorajar e motivar aqueles que estão deprimidos. Você pode corrigir, ensinar e alertar os desgovernados. Você pode abençoar, exaltar e adorar o Senhor em alta voz. Você pode transmitir certas palavras da verdade para aqueles que indagam (Pv 22:17-21).
Existe um segredo em proferir palavras sábias – em primeiro lugar elas precisam estar em seu coração. Daquilo que o seu coração está cheio é o que sairá da sua boca (Mt 12:34-35)! O que está na cripta do seu coração? Se você pensar sabiamente a respeito de pessoas e coisas, você falará com sabedoria a respeito delas. Mas se você tiver um coração perverso que conjectura maldade, você terá uma maneira perversa e má de falar.
O que é uma língua insubordinada? É um modo de falar perverso. Aqui a língua é uma metonímia para o falar, no qual os meios de falar são substituídos pelo falar. Que homens possuem línguas petulantes? Os homens perversos! Faltam aqui palavras na segunda sentença chamadas de elipses, que constavam da primeira. Homens justos falam sabiamente; homens perversos falam presunçosamente.
O que é um modo de falar petulante? Petulante é um adjetivo que significa, “Disposto de ir contra o que é exigido ou o que é razoável; perverso, difícil de lidar com, e difícil de agradar.” Tais homens são antipáticos, e tais mulheres são desagradáveis; a terra não aguenta nem um nem o outro. Você já viu esse modo de falar antes. Você já foi culpado de tal modo de falar? Homens (ou mulheres) com corações maus não conseguem falar de uma maneira aceitável; eles são perversos (Pv 10:32).
Eles são críticos, exagerados, ásperos, negativos, sarcásticos e ingratos. Eles adoram reclamar, responder, caluniar, sussurrar, zombar, mexericar e lamentar. São conhecidos por falarem tolamente, modo de falar sujo, assuntos carnais, pilhérias e tagarelar sem fim – falando e falando a respeito de nada. Eles irritam e frustram a maioria das pessoas, porque raramente dizem alguma coisa construtiva ou sábia, mas nem por isso conseguem parar de falar! Eles são desagradáveis.
O provérbio declara mais! Ele afirma que a língua perversa será desarraigada! Desarraigar a língua pode parecer cruel e áspera, mas o Senhor quer afirmar a Sua seriedade. Deus e os homens de bem julgarão aqueles que não conseguem falar com sabedoria ou de uma maneira aceitável. Deus os julgará nesta vida e naquela por vir, e os homens de bem os rejeitarão. Considerando que o provérbio tem duas sentenças paralelas, está implícito que Deus e os homens de bem abençoarão o homem justo pela sua maneira de falar! Glória.
Considere o provérbio com as metonímias substituídas e as elipses utilizadas. Um homem justo será abençoado por falar palavras aceitáveis e proveitosas, mas o homem ímpio será destruído por falar palavras perversas e ofensivas. Jesus disse que você será julgado pelas suas palavras (Mt 12:36-37).
Caro leitor, considere a sua maneira de falar! As terríveis consequências de um modo petulante de falar são grandes demais. A morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18:21). Outros são desencorajados e feridos quando você fala com petulância, e o grande Deus celestial o ferirá por falar daquela maneira com eles. Se você não consegue falar alguma coisa sábia, então mantenha a sua boca fechada. Use o seu precioso dom da falar para edificar a outros com uma maneira bondosa e sábia que glorifica a Deus.