Provérbios 11:20
Abominação ao SENHOR são aqueles que são perversos de coração, mas os justos em seu caminho são seu deleite.
Play Audio:
Que diferença! Alguns homens são uma abominação para Deus e outros são as Suas alegrias. Esta diferença da forma como Deus enxerga os homens é severa. De que forma o Altíssimo olha para você? Ele o despreza pelo seu coração rebelde e teimoso? Ou Ele se regozija em você pelas suas justas ações? As consequências aqui mencionadas são grandes. Examine-se!
Apesar deste ser um típico provérbio em fase de estruturação, ele ensina uma lição muito importante. Não passe correndo por estas palavras! O Deus que governa o céu e a terra trata os homens de acordo com os pensamentos dos seus corações e pelas suas condutas. Ele é um inimigo do ímpio, mas é amigo daquele que O ama e vive piedosamente. Seria para sua sabedoria o considerar esta regra.
O que é um coração perverso? Perverso significa mau, irascível, desprezível, perverso e descontrolado. Ele descreve uma pessoa maliciosa, mal intencionada e má. Um homem com um coração perverso está constantemente pensando e agindo contrariamente à palavra de Deus.
Tal homem é uma abominação para com Deus. Isto significa que o SENHOR o detesta, abomina, despreza e odeia. O rosto de um homem reflete sua bondade ou ressentimento para com outro. A face de Deus está, “contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.” (Sl 34:16). É algo muito terrível quando Deus coloca o Seu rosto contra um homem (Lv 17:10; 26:17). E isto inclui aqueles que rebeldemente estabeleceram ídolos em seus corações (Ez 14:7-8).
Os justos nos seus caminhos são o oposto dos perversos. Eles se humilham diante da palavra de Deus diante de toda e qualquer decisão. Eles escolhem a justiça, sem se importar com o custo da mesma. Eles fazem com integridade aquilo que é correto, honesto e justo. Na medida em que se defronta com as tentações da vida, eles escolhem aquilo que é reto à vista de Deus. O contraste entre o coração da primeira parte do provérbio com o da segunda ensina que a ação do homem reflete o seu coração (Mt 15:17-20).
A face de Deus está voltada para os homens retos e Ele os abençoa. Os Seus olhos estão sobre eles e os Seus ouvidos estão abertos às suas orações (Jó 36:7; Sl 33:18; 34:15). Ele se regozija neles para sempre (Sl 84:11; IICr 16:9).
A questão deste provérbio diz respeito ao que você vai fazer com o seu coração e a sua vida. Se você continua em frente na sua rebelião ou teimosia, achando que você sabe o que é melhor, o Senhor haverá de lhe desprezar. Se você admitir e confessar a sua tolice e entregar todos os seus caminhos ao Senhor, Ele se regozijará em você e fará com que você ande pelos lugares altos da terra (Dt 32:13-14).