Provérbios 12:7

Os ímpios são derrubados, e não permanecem, mas a casa dos justos ficará de pé.

Play Audio:

 

A sua preservação e prosperidade – e a de sua família – dependem da retidão. Os maus só duram um pouco de tempo, enganados por prazeres superficiais e temporais, antes de serem derrubados. E aí, você não consegue encontrá-los – eles se foram! Mas o justo e a sua família permanecerão neste mundo e no próximo, porque Deus, homens e a natureza estão do seu lado. A escolha é sua! Quanto tempo durará a sua família? O que é que você vai fazer por eles hoje?

Você e a sua família estão em risco! O pecado destruirá a ambos! Violando as leis e a sabedoria de Deus destrói as vidas e os bens da maioria dos homens. O pecado, em primeiro lugar, traz o juízo da ira de Deus. Você está numa grande enrascada quando o grande e terrível Deus do céu é o seu inimigo (Sl 34:16; Is 63:10). Ele afogou todos os homens numa inundação (dos quais nenhum permaneceu). Ele pode deixar os rebeldes caírem vivos em suas sepulturas (Nm 16:29-33). Ele pode soltar os ursos em cima de crianças (IIRs 2:23-24).

O pecado então traz o juízo sobre os homens, que por suas consciências e deveres têm leis formais e informais para punir os maus. Adúlteros, beberrões, mentirosos, assassinos, zombadores, difamadores e outros pecadores são desprezados e punidos de várias maneiras. Se o governo civil não os destrói, então os pais, patrões, cônjuges ou vizinhos o farão! Rapidamente são reduzidos à pobreza, morrem de uma maneira miserável, e a sua memória se putrefaz (Pv 10:7).

O pecado também tem consequências naturais, que destroem os maus. Gastos tolos reduzem homens ricos a trapos. O orgulho custa aos reis batalhas e até guerras. A complacência sexual traz doenças. Beberrões causam acidentes e destroem famílias inteiras. Assassinato pode trazer a pena capital. O falar desrespeitoso, excesso de sono ou a apropriação indébita pode custar o emprego de um homem.

Por outro lado, Deus dá ao homem justo a paz, a proteção e a prosperidade. E os homens respeitarão e recompensarão um homem justo, mesmo que seja por motivos egoístas para receber benefícios indiretos dele. Viver moderadamente, sem os vícios dos maus, o homem justo geralmente tem uma saúde melhor e uma vida mais longa. As leis que se aplicam contra os maus trabalham para ele!

Compare e contraste Mordecai e Hamã no Império Persa; os reis de Israel, Saul e Davi; João e Judas dos apóstolos; a árvore genealógica de Jonathan Edwards e de Joseph Kennedy. Onde está Alexandre o grande, sua família e os seus bens? O que aconteceu com os Rotschilds e o Vanderbilts? O que sobrou de Howard Hughes ou de Marilyn Monroe?

Invista em seu futuro agora! Arrependa-se dos seus pecados. Peça perdão a Deus. Faça restituição pelas falhas. Aprenda a justiça na Bíblia. Ore por ele. Viva-o! Reivindique o Salmo 112 como sendo a sua promessa pessoal de Deus. Existe uma recompensa para o justo (Is 58:1-11).