Provérbios 13:1
O filho sábio ouve a instrução de seu pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão.
Play Audio:
Meça a sua sabedoria agora. Responda uma questão honestamente. Você gosta de ser corrigido por alguém que você sabe que tem os seus próprios defeitos? O Livro de Provérbios enfatiza frequentemente esta característica de grandes homens (Pv 1:5; 8:17; 9:7-9; 12:1; 13:18; 15:5,12,31-32; 23:9; Sl 32:8-9).
Filhos vivem com pais e veem suas fraquezas, pecados e ignorância. Filhos, cheios da tolice pecaminosa da mocidade, não gostam de receber ordens de qualquer um, muito menos desse homem, que eles sabem também tem defeitos. Por isso eles enfrentam uma escolha constante e difícil – submeter ou rebelar.
Mas há um Deus no céu, e Ele se manifestou: obedeça e honra seu pai. Qual é o remédio Dele para filhos insolentes? Pena capital! Simples, apropriado, perfeito! Trema diante de Deus e do seu pai (Pv 20:20; 30:17; Êx 21:15,17; Lv 20:9; Dt 21:18-21; 27:16)!
Jovem, Deus escolheu um homem dentre dois bilhões para ser seu pai. Ele não indagou a nenhum dos dois a respeito. O relacionamento foi por escolha Dele, e Ele deu a ele o papel de pai e mais 20-40 anos de sabedoria e experiência antes de você vestir a sua primeira fralda.
A autoridade nesta terra é imperfeita. Nenhum marido, pai, professor ou rei é perfeito. Eles cometem erros e muitos. Mas isto não importa, pois a posição dele exige temor, obediência, reverência e confiança. Esta é a lei de Deus. E qualquer pessoa que questioná-la é um animal bruto precisando ser abatido (IIPe 2:10-12; Jd 1:8-10; Rm 13:1-7).
Que outra razão você deveria ter para dar ouvidos a seu pai? Considere. Pais são escolhidos a dedo por Deus, têm a experiência que você não tem, são emocionalmente estáveis, não têm um alto nível de testosterona, amam você de forma protetora, valorizam o seu futuro, têm muito conhecimento, têm um mandato de Deus, sabem a respeito de perda e de dor decorrente de tolices e vive e dorme com sua mãe!
Se você rejeita a instrução do seu pai, você é um zombador – um dos piores nomes na Bíblia (Pv 15:12; 24:9). Você é pior do que um tolo (Pv 12:1). Você é um perdedor arrogante (Pv 26:12). Você pensa que é sábio, mas você é um embrutecido idiota (Pv 26:16; 21:24). Você é a razão dos muitos problemas do mundo e a vida fica instantaneamente melhor quando você for embora (Pv 22:10; 29:8).
De tudo que os jovens devem fugir, o mais importante são os traços do escarnecedor. Deus não aceita ser escarnecido e todos os zombadores serão punidos (Pv 15:10; 29:1; 19:25; 21:11; Is 29:20-21). Assim, uma regra na vida de um homem piedoso é até evitar a se sentar com o escarnecedor (Sl 1:1). Todos os escarnecedores devem ser identificados, evitados e desprezados como profanos e criminosos perigosos.
Eli advertiu e repreendeu os seus filhos profanos, Hofni e Finéias; mas não deram ouvidos às instruções do pai, pois o SENHOR já estava determinado a destruí-los (ISm 2:25). Se temos a intenção de rejeitar a admoestação daqueles que o SENHOR envia, como pastores ou pais, qual a distância que nos separa de um julgamento semelhante (IICr 36:16)? Pois rejeitar aqueles que Ele envia é o mesmo que O rejeitar (ISm 8:7; Êx 16:8; Lc 10:16)!
Esta regra de sabedoria se aplica também a todos os demais que estão sujeitos à autoridade e a instrução. Mulher jovem, você ouve as instruções do seu pai e da sua mãe? Mulher casada, você ouve a instrução do seu marido? Empregados, vocês ouvem as instruções dos seus patrões? Diariamente você se defronta com uma escolha – você ouvirá e reverenciará a instrução ou a rejeitará com escárnio?
Todos nós chegamos ignorantes e tolos ao mundo, e o grande e bondoso Deus celestial, em Sua sabedoria, fornece pais, maridos, professores, pastores e magistrados para nos ensinar e guiar na vida. Sem eles, o mundo seria um caos e anarquia total. Como você recebe a instrução deles? Como um homem sábio ou como um tolo? Ou pior, como um escarnecedor?
Qual o seu grau de dificuldade em receber instrução, correção, aviso e repreensão do homem de Deus? Você sabe que ele é um pecador assim como você, e você pode ver a fraqueza da carne dele. Mesmo assim ele se posta e fala como um embaixador do Abençoado e Único Potentado, e o desprezo por ele ou pelas instruções dele trará juízo (ITs 5:12-13; Hb 13:7,17).
O nosso abençoado Senhor foi ensinado pelo Seu Pai e Ele se alegrava em cumprir todas as Sua instruções (Is 50:4-5; Jo 8:29), mesmo quando isto envolveu o sacrifício de Sua vida, Ele aprendeu a obediência e se tornou perfeito através do sofrimento (Hb 5:7-9). Que Ele seja o nosso exemplo! Livra-nos, Ó Senhor, de resistirmos a Ti, Tua Palavra e àqueles que Tu tens enviado.