Provérbios 13:5
O homem justo odeia a mentira, mas o homem perverso faz vergonha e é repugnante.
Play Audio:
Um homem bom odeia a mentira; ele ama a verdade, e ela o dirige. Ele despreza exagerações ou declarações falsas. Mas os homens maus mentem e caluniam com facilidade. Eles são desprezíveis, repugnantes, e repulsivos; eles fedem. Eles refletem o deus deles que mentiu desde o início. E ficarão envergonhados, pois o SENHOR os revelará e os julgará.
Nós herdamos o mentir de Adão, e devemos colocar a mentira de lado (Cl 3:9; Ef 4:25). Em Israel, Deus determinou que o Seu povo não mentissem (Lv 19:11), e isto ainda é contrário à sã doutrina (ITm 1:10). No céu não tem mentirosos; eles estão no Lago de Fogo (Ap 21:8,27).
Deus odeia a língua mentirosa (Pv 6:16-17), e Davi também odiava (Sl 119:163). Ele zelosamente expulsou todos os mentirosos e caluniadores da sua casa (Sl 101:4-8). E nós devemos ter uma posição tão forte contra a mentira como ele teve, se quisermos ser igual a ele. Veja os comentários de Provérbios 12:19.
Pais deveriam ensinar os seus filhos que mentir, exagerar, distorce, caluniar ou fazer falsa acusação são pecados terríveis. Qualquer outro pecado pode ser coberto por arrependimento e mudança, mas mentir é de uma natureza diferente. Ela destrói a confiança numa pessoa e com razão. Cada evento na vida de uma criança envolvendo mentira deve ser tratado com seriedade e firmeza.
Os maus são desprezíveis, repulsivos, desagradáveis, detestáveis e traumatizantes, como indica a incomum palavra enfadar. Quando nos enfadamos de alguma coisa nós a detestamos (Zc 11:8). Deus e os justos enfadam, odeiam, e detestam o ímpio pelas suas mentiras e suas desconsiderações profanas para com a verdade.
Mentiras são sintomas do cristão carnal dos últimos dias, quando os homens quebram tréguas, se tornam falsos acusadores, traidores, enganadores, enganados e preferindo fábulas ao invés da verdade (IITm 3:1-4:4). É vergonhoso aqueles que reivindicam a Cristo de um canto da boca e são capazes de mentir com o outro canto
Os verdadeiros santos de Deus odeiam a hipocrisia mentirosa da falsa religião (ITm 4:1-3), eles consideram todos os homens mentirosos e confiam somente no Deus da verdade (Rm 3:4; At 17:11; Ts 5:21). Eles odeiam a grande meretriz e suas filhas, que prostituem o cristianismo com mentiras (Ap 17:1-6).
Mas mentirosos maus serão expostos. Deus irá expor seus falsos apertos de mão e palavras vãs (Sl 144:8 e 11). Ele ama expor os pecadores no juízo e revelar os Seus santos (Ml 3:17-18). Ele matou Ananias e Safira diante da igreja por mentirem (At 5:1-11).
Jesus Cristo é a verdade (Jo 14:6), a palavra da verdade (Tg 1:18), a fiel testemunha (Ap 1:5) o Verdadeiro (Ap 3:7), a fiel e verdadeira testemunha (Ap 3:14), o chamado Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11). Se somos novas criaturas Nele, também odiaremos a mentira e amaremos a verdade.