Provérbios 13:6
A justiça guarda aquele que é reto de caminho, mas a perversidade derruba o pecador.
Play Audio:
Tenha certeza que o seu pecado se revelará! Moisés foi o primeiro quem deu esse aviso (Nm 32:23), mas Salomão o repetiu neste provérbio. Você não pode escapar com o pecado. Ele lhe alcançará e o destruirá. Os pecadores certamente estão ”descendo a ladeira”. Eles não serão bem sucedidos. Eles sofrerão. Eles pensam que estão certos, mas estão caminhando em direção à morte (Pv 14:12; Pv 16:25). Mas a justiça preservará o homem piedoso de ser destruído pelas loucuras do pecador.
Justiça é fazer aquilo que é reto e agradável à vista de Deus (Dt 6:25; Sl 45:7). Isto não tem nada a ver com os seus hábitos, preferências ou tradições. Deus não se importa com o que a ACLU (sigla em inglês para a União Americana de Liberdades Civís), PETA (sigla em inglês para Pessoas Pró Tratamento Ético dos Animais) ou a PTA (sigla em inglês para Associação dos Pais e Professores) pensam a respeito de qualquer assunto (Is 8:20; ITm 4:7). Um homem bom é aquele que é justo nos seus caminhos – a sua jornada pela vida se resume em fazer aquilo que é correto; e o Senhor honra a sua justiça mantendo-o livre dos problemas e da destruição que Ele traz sobre os pecadores.
A maldade é rejeitar a Deus e fazer as coisas à sua maneira. Esta escolha maluca vai lhe ferir de três modos – (Pv 1) uma vida anômala agora (Pv 2) o julgamento de Deus agora e (Pv 3) o inferno por toda a eternidade. Você deve temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12:13-14). Salomão avisou que um estilo de vida pecaminoso traz a destruição (Pv 3:33; 11:3-6,19; 12:7; 13:20; 14:11,34).
Ló conseguiu chegar ao céu. Ele era um homem justo (IIPe 2:7-8). Mas o comprometimento com o mundo lhe custou caro aqui na terra. Sua vida foi cheia de miséria e dor. Ele perdeu tudo. As disfunções de sua família foram trágicas e terríveis. A amizade com Sodoma destruiu a sua família. O seu pecado destruiu a sua vida, enquanto que a justiça manteve Abraão seguro e próspero!
Tanto José quanto Davi foram tentados pelo adultério. José escolheu a justiça e por esta razão Deus o exaltou no Egito. Mas Davi escolheu o mal, assim o Senhor levantou inimigos contra ele (IISm 12:10-11). Ele se casou com Bate-Seba e teve Salomão, mas Deus o castigou pelo resto de sua vida. Você ceifará aquilo que você semeou (Pv 15:9; Sl 34:12-16).
Um homem rico negligente e extravagante – brincando com o pecado. Um mendigo empobrecido à sua porta, desejando só um pouco de comida do rico e de conforto. O pecado eventualmente derrubou o homem rico e ele acordou no inferno, um bilionésimo de segundo depois de sua morte. Mas os anjos de Deus carregaram o mendigo justo para o céu, para sempre (Lc 16:19-31).
Leitor, você fará escolhas depois que você terminar de ler estes comentários. Você vai escolher a justiça ou a maldade? Você está se comprometendo em alguma área de sua vida? Você desfruta deste mundo? O seu futuro é escuro e sem esperança, se você escolheu o mal. Tenha certeza que o seu pecado será descoberto. O seu futuro será brilhante e glorioso, se você escolheu a justiça.