Provérbios 15:5

Um tolo despreza a instrução de seu pai, mas o que considera a repreensão é prudente.

Play Audio:

 

Filho, me dê o seu coração (Pv 23:26)! Este provérbio é para você! Deixe que ele penetre fundo em sua alma! Deus em sua infinita sabedoria me deu você para treiná-lo de forma a ser grande na vida. Se você rejeita ou ressente minhas instruções, você é um tolo e sofrerá as consequências dolorosas. Se você recebe e obedece à minha correção e repreensão, você é sábio e será grande. Eu prometo! Eu amo você!

Como é verdadeiro também em outros provérbios, há também aqui sabedoria para meninas e mães. E mães também podem dar instrução e repreensão a filhos e filhas junto com os pais (Pv 1:8; 6:20; 31:1). A lição deste provérbio é a sabedoria de filhos em ouvir e obedecer aos seus pais.

Meu filho, Deus me deu várias vantagens para lhe ajudar. Somente filhos tolos e desenfreados rejeitam os conselhos e avisos do pai. Filhos sábios alavancam as vantagens dos seus pais para serem maiores do que eles. E isto é o meu grande desejo para você, filho, para me ultrapassar e me superar; mas você só vai conseguir isso se contar com a minha experiência e sabedoria. Você me dá o seu coração?

Filho, de que forma você recebe a minha instrução e a minha repreensão? Você se irrita? Você fecha a cara em rebelião? Você discute? Você guarda ódio em seu coração? Você fica amargurado? Você dá volta furtivamente aos meus conselhos e regras? Você ouve em silêncio com a intenção de desobedecer? Você pensa que eu sou ignorante? Você pensa que eu não me preocupo com você? Estes são pecados mentirosos do inferno; eles o levarão à destruição e à perturbação! Confie em mim, filho!

Um filho prudente e sábio, que deseja um grande futuro buscará o conselho do pai e dará ouvido de maneira ávida por algum conselho que possa aplicar. Ele não ficará ofendido pela correção, restrições ou repetidos avisos. Filho, posso lhe convencer a confiar em mim? Há razões para que eu o ajude, e eu quero dá-los a você. Você vai considerar o porquê Deus me escolheu para ser o seu pai?

Considere a minha idade, filho. Eu já vivi o tempo de sua vida – e muito mais. A sua idade é menor do que o meu tempo de adulto para refletir naquilo que é o melhor para você. Os próximos cinco anos da sua vida, que você não pode antecipar, são experiências antigas para mim. Eu já vivi esta década e a próxima década da sua vida. Eu já sei o que eles reservam para você. Eu aprendi o que funciona e o que não funciona. Eu sofri, e fui bem sucedido. Eu quero que você seja melhor do que eu.

Considere a minha perspectiva, filho. Por causa da vaidade da juventude, você tem uma visão a curto prazo da vida. Você está preocupado com o dia de hoje. Mas eu estou preocupado com o que será daqui a 25 anos a contar de hoje, quando você enfrentará dificuldades e responsabilidades que você nem imagina ainda. Você não pode olhar para frente da maneira que eu olho, filho, porque eu já estou lá. Você está preocupado com o que está à sua frente. Eu enxergo muito além disso. Uma menina bonita faz com que você fique excitado, mas eu meço cuidadosamente o caráter necessário para uma feliz boda de prata.

Considere a minha afeição, filho. Eu o amei desde o dia em que eu o vi pela primeira vez. Eu já era adulto. Eu nunca quero vê-lo machucado. Não importa com quem você case ou que encontre na vida, eles nunca o amarão tanto quanto eu o amo. Eles não podem. O amor deles estará misturado com motivos egoístas, diferente do meu amor. Uma maravilhosa mulher pode amá-lo, mas ela não terá como principal objetivo a sua perfeição diante de Deus e dos homens. Mas esse é o meu único objetivo para você, filho!

Considere a minha experiência, filho. Você está pensando em adquirir um carro? Eu já tinha vendido e comprado carros antes de você nascer. Você está pensando em casar? Eu já estive casado mais anos do que aqueles que você respirou. Você está pensando em como tratar os seus inimigos? Eu tive muitos inimigos; eu sobrevivi a todos eles; eu posso lhe ajudar. Eu já fiz o que você ainda não sabe fazer. Confie em mim. Eu já provei a dor e as dificuldades, e quero evitar que você não seja atingido por nenhum deles.

Considere o meu conhecimento a seu respeito, filho. Eu estava analisando você antes que você soubesse que estava vivo. Eu tenho anos de memória a respeito da sua vida que você não consegue lembrar. Eu não sou atingido pelas paixões do seu jovem coração. Você está perdido de inúmeras maneiras agora mesmo em razão da sua juventude, mas eu consigo ver claramente o que seria melhor para você. Eu já vi você reagir a muitas situações como criança, e eu o conheço melhor do que você conhece a si mesmo. Deixe que eu lhe ajude, filho.

Considere a minha neutralidade, filho. Eu não estou cego, ou mesmo influenciado, pela paixão por uma menina, um carro, brinquedos, ou outras buscas tolas que cativam você. Eu sou um observador objetivo. Eu sou um espectador desapaixonado, exceto pelo fato de que eu te amo e desejo o melhor para você. As concupiscências e a pressão dos pares que às vezes o controlam, não estão em mim. Eu apenas vejo friamente os fatos e como eles o afetarão no futuro. Se você quer opinião objetiva, confie no meu conselho e na minha instrução.

Considere a minha origem, filho. Você não me escolheu, e eu não o selecionei. Como é que somos pai e filho? Deus me escolheu dentre mais de dois bilhões de homens para ser o seu pai. Deus escolheu você para ser o meu filho. Se você se ressente de mim, você se ressente da escolha do Senhor Jeová. Não houve imprevisto algum nessa ordem dos acontecimentos. O abençoado e bondoso Deus sabia o que seria necessário para torná-lo um grande homem, e Ele me ajudou a aprender as coisas necessárias para ajudar você agora. Deus nos colocou juntos, filho.

Considere a minha religião, filho. Eu não sou somente a fonte biológica da sua vida. Eu sou filho do Deus Altíssimo. Eu sou servo do Senhor Cristo. Eu sou prisioneiro do temor do Senhor, do amor de Cristo e da verdade da Santa Escritura para guiá-lo no caminho da sabedoria celestial. Os meus pensamentos a seu respeito e para com você estão lastreadas na Palavra de Deus. Meus motivos para com você e o conteúdo dos meus conselhos são baseados na sabedoria inspirada de Deus. Minha religião é a única religião, e Deus mede tudo que eu digo e faço por você. Confie em mim.

Pai, diga estas coisas aos seus filhos e ajude-os a entendê-los. Não deixe que o seu filho se afaste de uma confrontação sem lembrá-lo que a escolha que ele está fazendo naquele momento que poderia ser uma escolha sábia e de honra paternal é uma maldade diabólica e de desonra paternal por rejeitá-lo. Exponha quais são as consequências para ele.

Pai, você está dando instrução e repreensão? Ou o seu filho está afundando na vida sem muita coisa do seu pai. É melhor que você esteja ajudando-o, do contrário você é um tolo maior ainda, pois você estará sacrificando uma preciosa vida confiada a você pelo SENHOR Jeová. Entenda e aplique isto!

Só existe um Pai perfeito. Obrigado, abençoado Deus, por ser meu Pai! Perdoe-me por todas as vezes que eu desprezei e desconsiderei sua instrução e repreensões