Provérbios 15:32
Aquele que recusa a instrução despreza a sua própria alma, mas o que ouve a repreensão adquire entendimento.
Play Audio:
Aqui, novamente, temos o tema mais comum de Provérbios. Um homem sábio de boa vontade ouvirá a instrução e submissamente acatará a repreensão, mas o homem perverso resistirá às duas coisas. O homem sábio ganhará entendimento por receber a correção, mas o homem perverso que recusa admoestação deve odiar a sua própria alma, pois estará garantindo a sua destruição.
Resistência à instrução e correção marca a pessoa como um insensato. Na realidade, esta é a maneira mais certa de avaliar um homem; quão bem ele ouve a reprovação, quão ansioso ele está para ser ensinado, quão agradecido ele é ao homem que o reprovou. Um insensato não aprecia quem o corrige e um escarnecedor despreza aquele que o reprova.
Todas as pessoas chegam à vida sem saber nada. A única maneira que ela pode aprender qualquer coisa é ouvindo aqueles que nasceram antes dela e que tem a sabedoria da Palavra de Deus e/ou experiência. Pais, até mesmo os fracos, possuem maior inteligência e experiência do que os seus filhos e, por isso, crianças sábias darão ouvidos à reprovação deles. Quando Deus envia um homem sábio a você no decorrer da sua vida, ame esse homem, submeta-se à correção dele, e aprenda com ele.
Homens nobres, à vista de Deus, são aqueles com mentes predispostas a receberem a instrução da Palavra de Deus (At 17:11). Eles ouvem bem com ansiosa antecipação de aprender do homem de Deus. Eles não consideram qualquer homem como sendo infalível e, assim, eles buscam nas Escrituras para confirmarem aquilo que ouviram; mas eles fazem isso com mentes receptivas, não beligerantes.
É incrivelmente fácil identificar um insensato. Você mal consegue introduzir uma palavra, porque eles querem continuar falando. Para cada, sugestão, correção ou advertência que você dá, eles tem um “mas”. Eles vão olhar na direção oposta, olhar você de cima para baixo ou, de alguma outra forma, demonstrar a falta de respeito deles para com você. Enquanto você está falando, você vai ver que a mente simples deles está fervilhando com a próxima coisa que querem lhe dizer.
O entendimento exige um grande aumento em conhecimento e discrição, o que só pode vir pela reprovação da insensatez e do erro. Ninguém gosta de ser corrigido, porque somos orgulhosos e arrogantes pela nossa natureza pecaminosa desde Adão. Ma o homem sábio, o homem nascido de Deus, vai deixar essa natureza de lado e se humilhar diante de qualquer um que venha instruí-lo.
De que forma os homens recusam a instrução? Evitam as igrejas com reais pastores; bloqueiam qualquer ensino que pise nos seus calos; pensam em razões para desculparem seu comportamento pecaminoso; tentam falar por cima da pessoa que os está corrigindo; tentam se livrar do homem que tem uma posição firmada por qualquer coisa; aplicam as palavras a alguém que eles consideram pior do que si mesmos; buscam por falhas no professor para evitar a força de suas palavras; o acusam de falsos motivos.