Provérbios 17:11
Um homem mal busca apenas a rebelião; portanto, um mensageiro cruel será enviado contra ele.
Play Audio:
Rebelião é um terrível pecado. Ela revela o quão arrogante, teimoso, maldoso e voluntarioso que o homem pode ser. Deus a compara com a feitiçaria (ISm 15:23). Quando você a vê, você encontrou o homem. Esses tolos não conseguem se submeter à correção ou ao controle, por isso precisam rebelar. Mas o grande Deus, o criador de toda autoridade e governo, é quem vai rir por último. Ele enviará a justa retribuição contra tais rebeldes em punições aqui e depois na miséria eterna.
Leitor, você já sentiu a sua alma se eriçar quando os outros lhe corrigem? Você considera importante questionar quase tudo que é mandado fazer? O que é mais importante para você – seus direitos ou os seus deveres? Ela é uma parte da sua natureza tola que não quer ser governada. Apesar de você ter vindo ao mundo totalmente indefeso e ignorante, em poucos meses você já acha que é capaz de fazer o que você quer sem se importar com a autoridade ou a sabedoria dos outros.
A rebelião trouxe o pecado para o universo. O diabo se rebelou contra o seu papel celestial – ele queria mais (Jd 1:6). Adão condenou a humanidade à morte – física e eterna – ao se rebelar contra a palavra de Deus no jardim do Éden (Gn 2:17; Rm 5:12-14). Deus destruiu Sodoma pelo fogo por rebeldia contra Deus e as leis da natureza no que diz respeito ao sexo homem-mulher (Jd 1:7). E Ele abriu a terra para engolir Corá por reclamar contra Moisés (Nm 16:1-34).
A rebelião é fomentada de cima para baixo. No topo – um falso conceito de Deus como sendo um fraco mendicante permite que homens pensem que podem rejeitá-lo e a Bíblia. No fundo – pais permissivos e escolas bajuladoras programam crianças para se rebelarem contra qualquer ameaça à sua liberdade. E nos intervalos, os governantes produzem leis que privilegiam e protegem rebeliões e tumulto – como os sindicatos de classe e a liberdade de expressão – que mantém em movimento o mal (Ec 10:5-7).
A conspiração maligna cria disfunções generalizadas. Mulheres de revoltam contra a submissão aos seus maridos, destruindo os casamentos. Estudantes desafiam os professores causando o caos nas salas de aulas. Os tais chamados patriotas desprezam as leis civis, promovendo a anarquia. Diáconos passam por cima dos pastores, neutralizando a liderança deles. Mulheres usam cabelos curtos, homens usam cabelos longos, o “rap” é chamado de música, Picasso é chamado de artista, os “piercing” nas línguas se tornaram aceitáveis, e o adultério é chamado de ”tendo um caso”.
O Senhor, o grande Deus, punirá a rebelião contra a Sua palavra ou a Sua autoridade. Ele impediu que Moisés entrasse em Canaã por ter-se rebelado contra o Seu comando (Nm 20:24). Ele descreve os rebeldes civis como sendo comparáveis com cães contaminados pela raiva e que precisam ser abatidos (IIPe 2:10-12). Tome cuidado!
Leitor, aprender sabedoria e submissão hoje em dia é sabedoria. A Bíblia claramente anuncia seus deveres para com Deus e com os homens. Aprenda-os, pratique-os e ensine-os aos seus filhos.