Provérbios 17:12
Que uma ursa roubada de seus filhotes encontre um homem, em vez de um tolo na sua loucura.
Play Audio:
Os tolos são perigosos! Os homens sábios os evitam! É um fato universal que uma ursa com cria e que tiver os seus filhotes roubados é muito perigosa. Mas um animal assim é menos problemático do que o tolo que busca idéias perversas. Salomão condenou os tolos e as suas cobiças brutas pelo seu conhecimento de ursos. A sabedoria é identificar tolos perigosos e evitá-los.
Alguns tolos são meramente preguiçosos e estúpidos, por isso não são muito perigosos (Pv 17:16; 21:20; Ec 10:15). Mesmo sendo irritantes e problemáticos, eles não são uma grande ameaça ao homem justo. A tolice deles causa mais danos a eles mesmos. Por exemplo, a tolice de crianças e de santos pode ser corrigida (Pv 22:14; Lc 24:25-26; ICo 15:36; Gl 3:1).
Mas outros tolos são maliciosos e escarnecedores; eles são muito perigosos (Pv 21:24; 26:12; 27:3; 29:20,22). A maldade de tolos incorrigíveis não pode ser corrigida, não importa o que você faça (Pv 17:10; 27:22; 29:9), quer este se encolerize, quer se ria, não haverá fim.
A Bíblia chama esses profanos de tolos, “filhos de Belial” ou a maldade personificada (ISm 25:3 e 17; IISm 23:6-7; IRs 21:10 e 13). São bestas feras a serem destruídos (IIPe 2:10-12). Os homens sábios tomam distância desses tolos perversos (Pv 9:6-8; Pv 14:7).
O tolo está agindo tolamente quando está fora de controle e agindo por paixões abjetas e profanas. A ira é a raiva do tolo (Pv 14:29; 29:22; Ec 7:9). Considere Caim matando Abel (Gn 4:1-12). Simeão e Levi destruindo uma cidade contrariando a palavras do pai (Gn 49:5-7). Dogue, matando os sacerdotes de Deus (ISm 22:9-19). Nabucodonosor aquecendo a fornalha sete vezes por causa de homens de bem (Dn 3:14-22). E Herodes massacrando as crianças pequenas de Belém (Mt 2:16).
Que ursa foi tão isenta de misericórdia de exemplos violentos como estes? Ursos irritados são estupidamente brutos e maus, mas os tolos profanos são muito piores! Leitor, é seu dever aprender a identificá-los, e tomar todo o cuidado para evitá-los. E é também o seu dever controlar seus desejos e paixões sexuais para evitar que você mesmo seja um urso! Considere quão perto o doce o salmista de Israel esteve de destruir uma unidade familiar por causa da observação ignorante de um escarnecedor ignorante (ISm 25).
Na América do Norte existem três tipos de ursos – o grisalho, o do Alaska e o Kodiak. O macho da espécie de um urso Kodiak chega a pesar mais de 700 quilos. Levantado, se apoiando nas suas pernas traseiras ele chega a ter mais de 3 metros de altura. Se você tenta correr, ele consegue atingir a incrível velocidade de 56 km por hora, o que você não conseguiria! Se você erguer uma cerca, lembre-se de que ele é capaz de romper um parafuso de aço de 12 mm com a sua mordida! Ele consegue escavar com mais rapidez do que você pode conseguir com uma pá!
Mas Salomão não usou um urso qualquer neste provérbio. A maioria dos ursos se retrai com a presença do homem, se não forem perturbados ou provocados. Ele comparou um tolo em sua tolice a uma ursa que teve os seus filhotes roubados! Essa criatura, mesmo sendo menor que os machos, é muito mais agressiva e perigosa! Ela é capaz de atacar feroz e destemidamente qualquer ameaça aos seus filhotes. O provérbio é assustador! Tais ursas e tais tolos são perigosos!
Husai, amigo de Davi, evitou que Absalão perseguisse o pai, comparando Davi e a sua mente irritada como a ursa que teve os seus filhotes roubados (IISm 17:8). E foram dois desses ursos que estraçalharam 42 crianças que zombavam de Eliseu (IIRs 2:23-24). Uma pessoa perversa que governa uma pobre população é como um urso que vaga, um urso que deixa o seu território para encontrar alimento (Pv 28:15). E Deus comparou o Seu julgamento de Israel a uma ursa roubada dos seus filhotes (Os 13:8).
Você sabe como se parece um urso e onde vive? Se souber você pode facilmente evitá-lo! Mas você também consegue identificar tolos perigosos? Eles não demonstram nenhum temor de Deus: não são santos; são profanos no falar e na ação; eles são arrogantes e egoístas; eles desprezam a autoridade e desprezam a correção; eles justificam qualquer coisa que quiserem; eles têm uma mente terrena; eles não têm misericórdia; eles não têm afeições naturais; e eles têm um temperamento violento.
Como podem os chamados cristãos se comprometerem com gritos irados e perder a calma na privacidade do seu automóvel ou do seu lar? Tendo sido chamado para seguir o Cordeiro tanto no falar quanto na ação, eles demonstram serem filhos do leão do inferno (IPe 2:21-25; Jo 8:44). E quando eles dizem, “É isto mesmo, eu sou assim, e acabou” você pode ter certeza de que encontrou um filho de Belial. Se afaste!
Conquanto uma separação pode ser, às vezes, dolorosa, uma ordem celestial é de se evitar os tolos, especialmente aqueles raivosos, zombadores e do tipo cruéis (Pv 9:6-8; 14:7; 22:24-25; 23:9; Mt 7:6; ICo 15:33; IITs 3:2). Eles não merecem a alegria ou a honra (Pv 19:10; 26:1,8; IIRs 3:14; Sl 15:4). Os grandes homens rompem com eles, mesmo que sejam familiares ou amigos (Sl 101:4-8).
Estes homens perversos que causam tanta tristeza a familiares, esposas, filhos, vizinhos e santos têm os seus dias contados, quando o Senhor Jesus Cristo for revelado do céu com seus poderosos anjos em chama de fogo para corrigir eternamente toda a iniquidade dessas feras brutas (IITs 1:7-9; Jd 1:14-15). Assim seja, venha logo, Senhor Jesus!