Provérbios 17:13

A quem quer que recompense o mal pelo bem, o mal não partirá de sua casa.

Play Audio:

 

É pecado retribuir o mal com o mal, pois a vingança pertence a Deus (Rm 12:17; ITs 5:15; IPe 3:9). Mas é pior ainda retribuir com o mal o bem, pois isto demonstra um coração embrutecido e diabólico. As consequências de uma conduta tão vil são certas – Deus o julgará severamente com aborrecimentos perpétuos. É o seu dever e privilégio retribuir a bondade com a bondade.

Temos duas lições aqui. Em primeiro lugar, você deve considerar sobriamente todos os que lhe trataram bem na vida. Você já os honrou? Você já os recompensou bondosamente pela bondade deles? Em segundo lugar, você deve considerar aqueles que desprezaram a sua bondade. Não cogite em uma vingança pessoal. O Senhor haverá de pulverizá-los por você, e o Senhor pulveriza melhor!

Noé, um pai piedoso, salvou o seu filho Cam e a mulher dele do dilúvio pela sua justiça pessoal (Gn 6:8-10; 7:1). Mas quando ele pecou contra o seu pai, a árvore genealógica de Cam foi perpetuamente amaldiçoada (Gn 9:18-27). Tome cuidado leitor; O Senhor haverá de moer tais homens!

Davi matou Golias pelo tímido Saul e o serviu bem (ISm 17:50-53; 18:5)! Mas Saul era um homem invejoso deste homem temente a Deus e tentou matá-lo; por isso Deus destruiu a sua família e deu o poder de governar à tribo de Judá (ISm 19:1; 25:28-31; IISm 6:21). Grande parte do período do seu reinado foi arruinada pela inveja que consumia a sua alma e o deixou sem esperança no fim do mesmo.

Davi com justiça protegeu as ovelhas e os pastores de Nabal (ISm 25:4-17). Quando Nabal ridicularizou o pedido justo de Davi, Deus permitiu que ele sofresse durante 10 dias antes de matá-lo e de dar a sua linda viúva a Davi (ISm 25:36-42). Considere os seus benfeitores!

O Senhor Jesus fez de Judas o seu amigo e o honrou como um dos Seus doze apóstolos. Mas ele escolheu trair a Jesus por algumas moedas de prata e, por isto, o abençoado e santo Deus espalhou as suas entranhas e sangue por todo o campo do oleiro (At 1:18-19; Sl 109:1-20). Tanto Davi quanto Jesus se depararam com muitos traidores em suas vidas (Sl 35:12; 38:20; 55:12-15).

Jesus Cristo era o Messias de Israel. Ele pregou a verdade e curou a todos que foram a ele durante três anos. Mas os judeus maldosamente O crucificaram e, por isto, Deus trouxe os exércitos romanos no ano 70 D.C. para demolir a nação deles (Mt 21:44; 22:7; Lc 19:42-44). O Senhor tritura melhor!

O aviso é duro demais? Você não considerou corretamente o crime. Retribuir o mal pelo bem é profanamente egoísta; é animalesco e desprezível; ele revela um coração negro de ingratidão; ele merece um julgamento severo. Considere a dura oração de Jeremias pela vingança de Deus contra os judeus que o perseguiam por pregar a verdade (Jr 18:18-23).

Jesus disse aos Seus apóstolos para julgarem cada casa e cidade em que entrassem. Se a cidade ignorasse o evangelho eles deveriam sacudir o pó de seus calçados contra aquela cidade. No Dia do Juízo, Jesus terá mais misericórdia para com Sodoma e Gomorra (Mt 10:12-15).

Agora leitor, é a sua vez! Você retribui com o mal àqueles que lhe trataram bem e com bondade? Toda vez que alguém fizer alguma coisa boa para você, uma dívida de bondade foi criada que deverá ser devolvida. Você paga as suas dívidas de cuidados e de bondades? Não fique indevidamente irado contra Saul, Nabal, Judas e os judeus. Experimente um pouco e faça um autoexame!

Você recompensou seus pais pelo amor, tempo, esforço e despesas que investiram em você, quando você exigia comida, se sujando e depois lhes dar pesadelos na adolescência? Qual foi a última vez que você os levou para comerem fora? O que escreveu a eles agradecendo por terem sido bons pais? O que lhes comprou como presente? O que gastou com eles de alguma forma ou outra?

Você já igualou a sua esposa em termos de afeto e de companheirismo? Você já honrou o seu empregador por lhe dar um emprego? Você já compensou o seu pastor por lhe ensinar a verdade? Você louva o policial por lhe proteger durante a noite? Você recompensa os seus vizinhos por tornarem a sua vida agradável? Você agradece aos seus filhos por terem tirado tempo para lhe visitar?

Adolescente! Um dos piores crimes no mundo é um filho que desrespeita e se rebela contra os seus pais! Depois de tudo que fizeram por você, como é que você pode, de alguma maneira, tratá-los mal? Você deveria estar honrando a eles como um rei e uma rainha! Você merece morrer de uma morte dolorosa (Êx 21:15,17; Lv 20:9; Dt 21:18-21; 27:16; 20:20; 30:17)!

O Deus abençoado mostrou a sua maior bondade no universo ao dar o Seu Filho unigênito para salvar os Seus eleitos. Qual era a condição deles? Eles eram Seus inimigos maus (Rm 5:8-10). Ele recompensou o mal com o bem para o louvor e a Sua gloriosa graça (Ef 1:3-12). Se você quer agir como um filho de Deus, recompense o mal com o bem (Rm 12:21)