Provérbios 17:27

Aquele que tem conhecimento poupa as suas palavras, e um homem de entendimento é de excelente espírito.

Play Audio:

 

De que maneira você encontra um tolo? Escute! Se você encontrar uma pessoa que fala em voz alta, criticamente, ou muito, você encontrou um tolo. Um homem com conhecimento usa de poucas palavras e só fala quando necessário. Um homem com entendimento é calmo, cuidadoso, agradável e prestativo. Se você é um tolo, feche a sua boca – você será capaz de enganar os outros, levando-os a lhe apreciar (Pv 17:28).

Um homem cego poderia lhe encontrar numa multidão? Você geralmente está falando? Você está mais interessado em falar a respeito de si mesmo do que perguntando a respeito de outros? Você está mais interessado em ganhar uma discussão do que ouvir o ponto de vista de outros? A sua maneira de falar tende para o alto volume, seu tom é um pouco arrogante e afiado, ou seus comentários são mais ou menos críticos e negativos? Você é um tolo!

Você já encontrou homens e mulheres com um excelente espírito. Eles são raros no mundo, mas você já deve ter encontrado alguns. Você estava totalmente à vontade com eles, honrado pela presença, seguro em si mesmo, e encantado pela delicadeza e bondade. Você amou estar com eles, e você desejou ser como eles são. Qual foi o traço característico deles?

Foi a maneira agradável de eles falarem! Pense nisso! Até os reis amam aqueles que falam graciosamente (Pv 22:11). Homens sábios usam palavras agradáveis (Ec 10:12). Mulheres agradáveis são sempre apreciadas (Pv 11:16). O nosso perfeito Senhor impressionou os homens com as suas palavras agradáveis (Sl 45:2; Lc 4:22). E Paulo também ensinou isto como sendo básico no modo de falar de todos (Cl 4:6).

Mas os tolos são odiáveis! E eles são odiados com razão. Eles precisam falar sempre (Ec 5:3). Eles têm uma opinião, uma resposta, uma idéia ou uma sugestão. Um fogo queima nas suas bocas. Eles aliviam isto pela tagarelice. A fala deles é pura loucura maligna (Pv 13:16; Ec 10:12-14). Eles falam sem pensar (Pv 15:28). Eles são tão irritantes que você acaba tendo a vontade de bater neles (Pv 18:6-7)!

Você deseja um excelente espírito, ganhando a satisfação e o favor para com Deus e homens? Cale a boca (Pv 17:28; 10:19)! Ouça arrebatadamente aos outros (Pv 18:13; 29:11; Tg 1:19)! Considere antes de responder (Pv 15:28)! Aprenda alguma coisa de valor para compartilhar (Pv 15:2; 16:23)! Seja lento no falar (Pv 29:20; Tg 1:19)! Odeie as suas opiniões e os seus pensamentos (Pv 26:12)! Confesse o seu idiotismo (Pv 30:2-3)! Meça a si mesmo exclusivamente pelo número de homens nobres ansiando a sua presença (Pv 10:21; 18:24; 22:1)!

Você quer aprender mais a respeito de sua maneira de falar? As palavras da sua língua revelam o seu coração (Mt 12:35). Palavras críticas, ásperas ou negativas revelam um coração negro. O modo de falar agradável começa em um coração puro (Pv 22:11). Se você não puder dizer alguma coisa boa e sábia, não fale nunca (Pv 31:26). Muitas palavras sempre incluem pecado (Pv 10:19). Ore pelo seu modo de falar (Sl 19:14). Governar o seu modo de falar para o louvor de Deus e dos homens significa que você é perfeito (Tg 3:2). Senhor, socorra-me!