Provérbios 18:8

As palavras do mexeriqueiro são como feridas; elas descem às partes mais profundas da barriga.

Play Audio:

 

Fofocar é espalhar a notícia a respeito de uma outra pessoa. Isto fere a reputação de quem se está falando, e o homem que está ouvindo perde a estima pelo seu amigo. Não importa se a informação é verdadeira. Este é um pecado comum, e os efeitos são muito prejudiciais com consequências profundas e duradouras. A dor ocorre na sua parte mais íntima que é o coração e a alma (Pv 20:27,30).

Este é outro pecado que, como muitos outros, já foram esquecidos em nossa geração. Transmitindo notícias a respeito de alguém hoje em dia, é coisa corriqueira. As nossas leis tendem a não mais condenar o mexerico e a tagarela, sinônimos do pecado do nosso provérbio de hoje, o que não acontecia algumas décadas atrás. Este provérbio contém dois aspectos (Pv 26:22). Veja os comentários de Provérbios 11:13.

Fofocar, na Bíblia, é o mesmo que caluniar e espalhar boato, e são condenados como grandes pecados. Deus ordenou a Israel, dizendo: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo” (Lv 19:16).

Os danos causados por espalhar segredos são profundos e dolorosos. Geralmente é quase impossível corrigir o seu pecado. Você feriu o caráter e a reputação de outra pessoa. Como você pode reparar isto? Este pecado é a violação do nome e da pessoa, que pode durar uma vida, e por isso a Bíblia, com frequência, faz esta advertência (Pv 12:18; 16:28; 26:20-22; Sl 64:3-4; Rm 1:29-30).

Relatar informações pessoais a respeito de outros se tornou bastante aceitável. E é considerado excelente nos noticiários das mídias. Existem programas de rádio e de televisão e sites da internet dedicados a espalhar rumores e/ou notícias a respeito de pessoas, especialmente aquelas que ocupam cargos de autoridade. Este é um dos principais sinais de uma condição degenerante da nossa geração.

Um mexeriqueiro conta segredos (Pv 20:19). Ele, ou frequentemente ela, não consegue guardar a notícia para si mesmo. Quer espalhá-la para danificar o caráter e a posição de outra pessoa ou para tolamente gratificar a curiosidade e ser percebida como uma pessoa bem informada. Os dois motivos nasceram no inferno! Se você tem esse problema relacionado com o que está ocorrendo, fale, mas fale para com a própria pessoa, sozinha (Pv 25:9; Mt 18:15).

Se duas pessoas do escritório costumam almoçar juntos, isso é entre elas e Deus. Ele julgará. Não é da sua conta, e para cochichar nos ouvidos de outras pessoas, é pecado. O que você faz quando ouve alguma coisa assim: um vizinho está se divorciando, a secretária do setor de compras pode ser uma lésbica, um membro da igreja recebeu uma multa de trânsito, uma prima está grávida fora do casamento, ou se suspeita que o prefeito anterior cometeu suicídio?

Este provérbio não está tratando de autoridades. Chamar a polícia por suspeição de certas atividades não é mexericar. Delatar um crime não é fofocar. Aqueles que ocupam cargo de autoridade tem necessidade desse tipo de informação. Qualquer leitor sincero reconhece que estamos lidando com o pecado comum.

O amor é uma parte importante da religião cristã (Cl 3:12-17), e o amor só faz aquilo que é melhor para as outras pessoas, incluindo o guardar informações pessoais secretas (Pv 10:12; 17:9; IPe 4:8). Seu amor por eles, seus nomes, suas posições e seus amigos, deveriam fazer com que você colocasse uma guarda em sua língua. Seu objetivo deve ser o de edificá-los, não os demolir.

Muitos afirmam ser cristã, a a verdadeira evidência e prova disto não são as palavras, mas nas ações(Tg 2:14-20). O verdadeiro cristianismo é mais do que um estilo de vida do que um credo. E a maior evidência única do cristianismo não é fé, mas sim amor (Jo 13:34-35; ICo 13:13). O amor revela a maior mudança numa pessoa. Deus declarou que aquele que está aprendendo a amar aos outros corretamente, nunca fofocando ou caluniando, é maior do que um apóstolo (ICo 12:31; 13:1-7).