Provérbios 19:1
Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que aquele que é perverso em seus lábios, e é um tolo.
Play Audio:
A integridade pessoal é melhor do que as riquezas. O homem que anda retamente, mesmo sendo pobre, tem mais sucesso aos olhos de Deus e dos homens bons do que um tolo perverso, mesmo sendo ele rico. A sabedoria de Deus e de Salomão endossa o santo viver, acima do sucesso financeiro.
Temos aqui uma elipse – palavras removidas intencionalmente para encurtar a sentença e torná-la mais contundente. Reconhecemos a elipse pelo fato de que encontramos aqui uma antítese incompleta, pois não há nenhum termo correspondente para pobre; e o abençoado SENHOR nos deu uma versão completa em (Pv 28:6) Não é só a questão de um pobre homem honesto comparado com um tolo perverso, mas sim com a de um rico tolo perverso!
Temos aqui uma das maiores prioridades de Salomão – Ensinar sabedoria por comparação. Jovens devem se esforçar para, preferencialmente, levar uma vida reta ao invés de um crescimento profissional ou de um sucesso financeiro. Negociações honestas são mais importantes do que progresso econômico. Você deve escolher o viver santo acima de quaisquer ambições profissionais. Veja os comentários de Provérbios 13:7.
Considere algumas comparações relacionadas. Pouco com o temor do Senhor é melhor do que as riquezas com inquietações (Pv 15:16) Um pouco com justiça é melhor do que grandes receitas sem justiça; (Pv 16:8) Um homem pobre honesto é melhor do que um rico mentiroso (Pv 19:22).
Jovem, rejeite as propagandas televisivas, um patrão corrupto ou um vizinho rico. Ganhar dinheiro e progredir é menos importante do que um andar justo em tudo que você fizer. O homem que não teme o Senhor e diz coisas profanas com a sua boca é um perdedor, não importa o quanto de dinheiro que ele ganha ou o tamanho de sua casa. Ele vai cair.
Você se defrontará com escolhas, talvez ainda hoje, onde você deve escolher entre a integridade diante de Deus e “levar vantagem”. Você vai fraudar uma cotação ou uma estimativa para realizar uma venda? Você vai se calar quando o seu concorrente é falsamente acusado? Você deixará de aceitar uma promoção que exigirá que você trabalhe para um patrão desonesto? Você vai dizer toda a verdade quando você estiver se candidatando para um emprego que você deseja muito? Você falsificaria as suas declarações financeiras para um banco?
Você foi avisado. Se o seu sucesso financeiro for mais importante do que um viver santo, você perde, agora ou mais tarde. O Senhor vê o seu coração e cada ação sua e Ele vai lhe tratar com justiça agora e na Sua tribuna de justiça. Mas Ele pode lhe dar agora alegria que dinheiro no mundo não pode comprar (Sl 4:7)!
Os nossos objetivos deveriam ser uma conversação agradável, negociações comerciais impecáveis, um marido amoroso, treinamento dos filhos e praticar o bem a todos os homens. Você deve evitar a hipocrisia, pensamentos maus e até mesmo a aparência do mal. E você faz tudo isto colocando o SENHOR em primeiro lugar.
Um homem sábio levará em conta que Deus está medindo o seu desempenho moral ao invés de se preocupar com um tolo perverso que o está medindo pelos seus ganhos financeiros. A sábia prioridade a respeito da ambição neste provérbio vem de Jeová e escrito de bom grado por Salomão. Acredite nisso!
Nabal era um grande homem com muitas riquezas e uma linda mulher, mas ele foi um tolo e um filho de Belial (ISm 25:2-3,17,25). Davi era o homem mais procurado em Israel e estava fugindo, pois corria risco de vida, vivendo nas florestas e nos campos com as ovelhas. Com qual dos dois homens você gostaria de estar? Qual dos dois era o melhor? O que aconteceu com estes homens?
Deus transformou Nabal em uma pedra durante dez dias de puro medo, o matou e deu a sua mulher a Davi. Deus protegeu Davi, o colocou no trono e no fim o tornou grande. Um vendeu a alma ao diabo e o outro andou com Deus. Um foi diretamente para o inferno quando morreu e o outro andou morreu a morte do justo. A diferença no tempo e na eternidade entre estes dois homens é imensurável. Considere isto!
Jovem, o caminho dos ímpios seduz muitos (Pv 12:26). É a prosperidade dos tolos (Pv 1:32); você deveria ignorar isto, pois isto não fala do futuro horrível que os espera (Sl 73:16-20; Pv 11:28).
Se você desiste de coisas más por causa de Jesus Cristo, Ele promete lhe recompensar cem vezes mais agora e com a vida eterna no mundo por vir (Mc 10:29-31).