Provérbios 19:5
A falsa testemunha não ficará impune, e aquele que fala mentiras não escapará.
Play Audio:
Quanto é importante falar a verdade? Extremamente! Uma falsa testemunha é alguém que conta mentiras contra ou a favor de outra pessoa, especialmente quando aquela pessoa está em julgamento por um crime. Mas este provérbio condena todos os tipos de mentiras. Mentirosos não escaparão à punição, pois todos os homens de bem, magistrados e governadores, e o SENHOR Deus do céu irão correr atrás deles até o julgamento.
Leitor, permita que esta curta sentença que reflete o ódio do SENHOR a respeito de mentiras leve o seu coração a tremer a respeito de apresentar de forma inapropriada uma questão ou contar uma mentira. Somente aqueles que amam a morte passarão um trator sobre este provérbio e iniciam o seu dia sem verificar cuidadosamente por manchas na sua honestidade no espelho da palavra de Deus (Pv 12:19; 21:6; Tg 1:21-26).
Deus odeia a mentira e mentirosos (Pv 6:17,19; 12:22; Sl 5:5-6), e todos os mentirosos terão a sua parte no lago de fogo (Ap 21:8; Ap 22:15). Todas as vezes que uma pessoa mente, ele atesta e prova que o diabo é o seu pai (Gn 3:1-5; Jo 8:44). O Deus abençoado fez disto o nono mandamento (Êx 20:16), e o Seus apóstolos do Novo Testamento detonaram esta questão, também (Ef 4:25; Cl 3:9; ITm 1:10).
O mentir trará, certamente, o juízo. Uma mentira leva a outra para manter a anterior encoberta, até que o mentiroso é pego na malha do engano que destrói a sua alma e reputação. Os homens dependem da verdade para a sua sobrevivência e sucesso; dessa forma o mentiroso será evitado e punido (Sl 101:7). A autoridade civil depende da verdade, e por essa razão ela pune os mentirosos (Pv 16:13; 17:7; 29:12; Dt 19:16-21). E Deus julgará os mentirosos severamente (IIRs 5:25-27; At 5:1-11).
Este provérbio é pesado, com um aviso sóbrio – e novamente é repetido apenas quatro provérbios abaixo (Pv 19:9)! Você recebeu o recado? Deus e todos os homens odeiam mentiras! Você deve odiá-la também! A Bíblia contém inúmeras variedades de avisos sobre a mentira (Lv 19:11; Sl 101:7; Jr 9:3-5; At 5:3-4). Tenha absoluta certeza de que o seu pecado se revelará – especialmente o da mentira (Pv 12:19; Nm 32:23)!
Você costuma enfeitar os fatos, exagerar eventos, polir histórias ou arredondar números a seu favor? Você permite que fatos incorretos sejam mantidos, quando estes estão a seu favor? Ah, leitor! Fale a verdade aberta e plenamente em todo o tempo. Odeie mentir e qualquer outra forma sutil da mentira! Ame a honestidade e a verdade! Ore por livramento desta maldição do diabo (Sl 119:29)!
Pais! Exijam a verdade de seus filhos desde as suas tenras idades, pois bebês começam a mentir até antes de aprenderem a falar (Sl 58:3-5). Dê ênfase à total honestidade em todos os negócios da família em todo o tempo e puna a mentira mais severamente do que quaisquer outras infrações. Concentre o seu objetivo, especialmente, na mentira feita para evitar a punição, pois falar a verdade na ocasião é temer a Deus. Se você não os pune no início de suas vidas e lhes ensina a odiar a mentira, eles serão punidos mais tarde!
Existem ocasiões quando o mentir é a forma correta? Sim, quando vidas estão em risco! Raabe, a meretriz foi justificada diante de Deus por mentir ao proteger dois espiões (Tg 2:25). Deus abençoou as parteiras egípcias ao mentirem ao Faraó para proteger os bebês israelitas (Êx 1:15-21). Davi, o homem Segundo o coração de Deus, mentiu em inúmeras ocasiões (ISm 19:11-17; 21:10-15; IISm 15:31-37). E Deus enviou um espírito mentiroso ao Rei Acabe, que não desejava nem merecia a verdade (IRs 22:19-22). Estes são apenas alguns poucos exemplos na Bíblia a respeito da mentira que não são condenados.
O nosso abençoado Senhor é a Testemunha Fiel e Verdadeira (Ap 3:14). A razão pela qual os outros não acreditaram Nele foi porque Ele falava a verdade (Jo 8:45)! O homem natural prefere a mentira, e nada tem mudado em nossos dias! Evolução? Que mentira ridícula e insana! Igrejas que pregam mentiras sempre terão multidões maiores do que aquelas que ensinam a verdade (ITm 4:1-3; IITm 4:3-4). Homens sábios não medirão a santidade pelo seu crescimento ou sucesso, mas pela sua verdade (ITm 6:3-6).