Provérbios 21:7

O roubo dos perversos os destruirá, porque se recusam a fazer justiça.

Play Audio:

 

Todas as vezes que você trapaceia financeiramente, você coloca mais um prego no seu caixão. Aquilo que você chama de arredondamento, Deus chama de roubo. Aquilo que você chama de insignificante, Deus chama de apropriação indébita. Aquilo que você chama de emprestar, Deus chama de furto. Aquilo que você chama de exagero, Deus chama de mentira. Aquilo que você regateia, Deus chama de extorsão. Os ímpios trapaceiam em suas ambições profanas e cobiças para ganhar mais. Mas Deus os destruirá por rejeitarem a equidade, a probidade e a justiça.

O contexto aqui é esclarecedor. Salomão acabara de fazer a advertência a respeito de riquezas obtidas com mentiras como sendo uma vaidade que eventualmente leva à morte (Pv 21:6). Antes disso, ele recomendou diligência e condenou a pressa em buscas financeiras e profissionais (Pv 21:5). Trapaças financeiras, seja decorrente de pressa em questões de negócios ou na falsificação de informação, é roubo. Tais criminosos não enganam a Deus, Ele os destruirá; eles deveriam ter aprendido a justiça.

Você é um ladrão? Você furta no trabalho (Tt 2:9-10)? Estudar evolucionismo o impediu de aprender palavras? Apropriar é um verbo que significa subtrair, surrupiar, defraudar, carregar. Você ainda não entendeu? Significa apropriar indevidamente ou realizar pequenos e frequentes furtos, especialmente ao violar a confiança depositada em você. Hoje em dia este é um pecado esquecido. Você efetua ligações pessoais no trabalho? Você leva para casa suprimentos do escritório? Você navega na Internet no seu computador do escritório? Você envia mensagens eletrônicas a seus amigos? Você leva revistas para casa? Você chega tarde? Você sai antes da hora?

Você é um ladrão? Você gosta de comprar barato e vender caro? Comprar barato é tão importante ao ponto de você enxergar falhas nas coisas que vai comprar para obter um preço mais baixo para depois se gabar com os outros o quão esperto você é? Deus odeia isso (Pv 20:14). Vender por alto preço é tão importante que você chega à conclusão que você tem o direito de cobrar o que quiser pois quem tem pode pagar, como em ter um monopólio do mercado: Deus odeia isso (Pv 11:24-27). Deus haverá de abençoar o homem que compra e vende pelo preço de mercado, especialmente com órfãos, viúvas ou os pobres envolvidos. Aprenda o juízo!

Você é um ladrão? Você sempre aproveita o prazo de carência para efetuar um pagamento? Você trapaceia no seu imposto de renda? Você dá uma medida cheia em todas as situações que isto é exigido? Você retém os pagamentos sem data determinada para vencer? Você devolve pagamentos em excesso? O seu currículo é absolutamente perfeito? Você defende os outros com o mesmo cuidado que defende a si mesmo? Você devolve itens emprestados?

Você é um ladrão? Se for, confesse a Deus o seu pecado, devolva, se possível, o que roubou e assuma sua determinação de ser honesto em todas as suas transações comerciais. Você precisa aprender o que é juízo, que significa conhecer e fazer o que é justo e certo em todas as situações. A Bíblia e este livro de sabedoria foram enviados do céu por Deus para ensinar o justo juízo! Aprenda-os!