Provérbios 25:18

Marreta, e espada, e flecha afiada é o homem que levanta falso testemunho contra o seu vizinho.

Play Audio:

 

Você é uma pessoa trituradora, retalhadora e pungente? Você esmaga os outros? Você as corta e fere? Você as crava profundamente à distância? Se algumas vezes você exagera, mente ou permanece em silêncio de forma a deixar uma pessoa numa situação difícil, você é culpada. Você é como uma marreta – um martelo grande e pesado. Você é como uma espada. Você é como uma flecha. Você fere dolorosamente aos outros.

Símiles e metáforas são figuras de linguagem que faz uma comparação entre coisas para explicar ou ilustrar uma delas. Uma símile admite a comparação usando palavras comparativas como “parecido” ou “como”. Uma metáfora assume a comparação sem identificá-la. Este provérbio é uma metáfora. Se fosse uma símile, ele seria lido da seguinte forma, “Um homem que levanta falsa testemunha contra o seu vizinho é COMO uma marreta, e uma espada e uma flecha afiada.”

Homens nobres e justos sempre falam a verdade, especialmente quando a reputação ou a vida está em jogo. Quando são testemunhas em qualquer questão, eles são cuidadosos em falar tudo que deviam, tão corretamente quanto podem se lembrar. Eles não ficam em silêncio, quando a palavra deles lançaria luz sobre uma situação. Esta questão é tão importante para Deus, que o nono mandamento lê, “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êx 20:16).

Esta não é uma questão de somenos importância. Quando Deus escreve as leis de uma nação, o perjúrio no tribunal lhe conferirá a mesma punição que seria aplicada ao crime em julgamento, mesmo que seja a morte (Dt 19:16-21)! Uma lei sábia como esta ajudaria a testemunha a relatar toda a verdade e nada mais do que a verdade! As memórias melhorariam consideravelmente e a consciência seria muito mais ativa! Deus odeia todos os mentirosos, mas especialmente quando a outra parte está em risco (Pv 6:16-19; 19:5,9; Êx 23:1-9; Lv 5:1; 19:11-18).

Você pode destruir a esperança, a reputação ou a vida de uma pessoa, se você testemunhar falsamente contra ele ou não contar toda a verdade. Você pode feri-lo profundamente, como se faz com uma espada, se você deixar de livrá-lo da dificuldade, quando você conhece a verdade sobre a questão. E você pode feri-lo fatalmente à distância, se você testemunhou um determinado evento, mas reteve a verdade daqueles que julgavam o crime. Uma testemunha falsa é um inimigo odiento e terrível dos homens.

Você jamais mentiria na justiça? Ótimo. Você diria toda a verdade e nada mais do que a verdade, sem exagero ou parcialidade, a respeito de todas as pessoas que você conhece? Maravilhoso! Lembre-se, tão somente, que aumentar os fatos ou permanecer em silêncio quando você sabe mais, isto também é ser uma falsa testemunha.

Qual é a sua reputação? É para sempre dizer a verdade e somente a verdade a respeito dos outros? Você é conhecido por nunca revidar, nem caluniar, nem fofocar e nem cochichar nos ouvidos dos outros? Você sempre procura analisar a ação do outro do melhor ponto de vista? Se não, então comece hoje!