Provérbios 28:13
Aquele que encobre os seus pecados não prosperará, mas quem quer que os confesse e os abandone, terá misericórdia.
Play Audio:
Prosperidade e sucesso – com paz e alegria – é fácil! Confesse e abandone os seus pecados, agora! Pobreza e fracasso – com dor e miséria – também é fácil! Esconda os seus pecados a finja que está tudo bem! O abençoado Deus não vai permitir que você escape do menor pecado que seja. Tenha por certo que o seu pecado será revelado! O que você deseja – prosperidade ou destruição?
Os pecados são facilmente definidos: eles violam as regras da vida de Deus e são todos encontrados na Bíblia. Pecado é fazer o que Deus ordenou que não fizesse, e pecado é o não fazer aquilo que Deus ordenou que fizesse. Há dois mandamentos principais que determinam o nosso amor por Deus e pelo nosso próximo; os Dez Mandamentos dão maiores detalhes desses deveres; e, depois disso, você tem o resto da Bíblia soletrando a aplicação apropriada da cada um destes dez.
Quando você peca, você tem uma escolha. Você pode guardar o pecado para si mesmo, escondê-lo dos outros, não mencioná-lo a Deus, e praticá-lo novamente quando bate a compulsão. Ou, você pode cair de joelhos, confessá-lo abertamente a Deus, realizar uma restituição se o pecado envolve outros, e tomar as medidas necessárias para evitar cometê-lo novamente. Sua escolha aqui afetará grandemente a sua vida.
Todos os homens pecam. O abençoado Deus sabe disso (IJo 1:8,10; IJo 2:1). A maneira pela qual você trata o pecado faz toda a diferença do mundo. Se você confessá-los, Ele é fiel e justo para lhe perdoar (IJo 1:9). Mas se você guarda o pecado em seu coração, Ele não vai ouvir as suas orações; e ele vai virar o Seu rosto contra você, trazendo-lhe dificuldades (Sl 66:18; IPe 3:12).
Nenhum homem pode pecar demais, com frequência demais ou de uma maneira tão terrível que Deus não o possa perdoar. Seus pensamentos e caminhos estão muito acima dos nossos pensamentos e caminhos – em Sua habilidade de absolver e perdoar pecados (Is 55:6-9). Ele tem mais perdão do que qualquer homem. Deus sempre aceitará um coração contrito e quebrantado; Ele jamais o rejeitará ou desprezará (Sl 51:16-17).
Acabe e Manassés eram dois dos piores reis, mas Deus teve misericórdia dos dois, o que proporciona excelente material de leitura para aqueles que duvidam do perdão de Deus (IRs 21:25-29; IICr 33:1-13). Davi, contrariando as grandes bênçãos e conhecimento de Deus, cometeu adultério com agravação e assassinato, mas Deus o abençoou num instante (IISm 12:13). E Deus perdoou a Pedro, que pecou de um modo horrível com maldições e juras depois de uma pomposa promessa.
Esconda e proteja o seu pecado e o abençoado Deus vai lhe moer até o pó, de dentro para fora. Confesse-os e os abandone, e Ele irá restaurar a sua alma com vida e luz (Jó 33:27-28). Você tem uma escolha, leitor, uma escolha simples. O que é que você vai fazer? A forma pela qual você trata os seus pecados hoje determinará a sua futura prosperidade ou destruição.