Provérbios 30:21
Por três coisas se inquieta a terra; e por quatro que ela não consegue suportar:
Play Audio:
O objetivo da sabedoria é o de agradar a Deus e aos homens (Pv 3:3-4; Lc 2:52), e por esta razão Agur relaciona quatro tipos de pessoas que são irritantes e detestáveis. Se você for sábio, você nunca será um desses, e você rejeitará aqueles que o são. Temos aqui quatro tipos de pessoas que tumultuam o mundo, e você precisa aprender evitar ser como eles, estar com eles ou os aceitar.
Este capítulo de Provérbios contém várias listas de coisas que ensinam a sabedoria (Pv 30:11-31). O sábio profeta Agur usou este método para ensinar a Itiel e a Ucal a sabedoria inspirada (Pv 30:1-6). Nesta lista encontramos quatro tipos de pessoas que inquietam a terra – perturbam a paz e o prazer da vida, e a terra não consegue tolerá-los – são repulsivamente detestáveis à maioria dos homens.
A maioria dos homens adora uma vida calma – de paz, prazer e segurança, Mas este objetivo é perturbado, se tiver um desses quatro presentes. Você ficará com raiva pela conduta desprezível e intolerável deles. Relaxar e descansar serão impossíveis, pois eles estão determinados em tornar infeliz a vida dos outros, nem mesmo compreendem o quanto são desprezados!
O primeiro destes tipos é o “servo quando reina.” Deus fez empregadores e empregados, líderes e seguidores. Quando esta ordem é alterada e uma pessoa a quem Deus fez para servir é colocada em posição de autoridade, o poder corrompe o seu caráter fraco e os torna insuportáveis.
Salomão desprezava essa inversão de papéis (Pv 19:10; Ec 10:5-7). Essas pessoas são frequentemente encontradas hoje em dia nos sindicatos, comissões de empregados, em muitos diaconatos, eleições políticas e crianças mal educadas.
O segundo desses tipos é um “insensato quando anda farto de pão.” Prosperidade e prazer são uma maldição para o tolo, pois estes bajulam a sua alma depravada e a levam a gabar e a ofender. A melhor coisa para o tolo é ser espancado e deixado com fome (Pv 20:4; 26:3). A pior coisa que você pode fazer por um tolo é honrá-lo e ser bondoso para com ele (Pv 19:10; 26:1,8). Tais tolos também são encontrados em jovens rebeldes que foram mimados na vida, atletas com salários excessivos e atores contratados.
O terceiro desses tipos é a “mulher desdenhada quando se casa.” Temos aqui a maldição comum à humanidade – uma mulher irritante, detestável e repulsiva. Muitos homens tiveram suas vidas arruinadas por essas criaturas desprezíveis. Salomão repetidas vezes fez advertências a respeito delas (Pv 11:22; 12:4; 19:13; 21:9,19; 25:24; 27:15-16). Ela esconde a sua terrível alma e caráter enquanto está namorando de forma a enlaçar o homem tolo, mas depois do casamento ele vai descobrir o inferno na terra. É importante e de incrível sabedoria que os jovens permitam que os homens casados analisem suas namoradas!
O quarto desses tipos é “a serva quando se torna herdeira da sua senhora.” Uma serva pode se tornar herdeira de sua senhora por legítimos serviços, se insinuando à sua patroa, ou casando-se com o seu patrão (Gn 16:1-4). Tanto a expectativa como a posse da posição de senhora tem um efeito subvertedor. Apesar de ser de uma humilde origem ou caráter, o servo quando se incha de orgulho e de arrogância. Se uma pessoa recebe uma promoção, deve-se lembrar do seu início humilde e desprezar a arrogância. Hoje em dia nós vemos partilhas excessivas em divórcios, políticos de origens humildes, empregados com opção de compra de ações e batalhas trabalhistas.
Estes quatro tipos de pessoas destroem uma vida pacífica e agradável. Você deve examinar-se a si mesmo e verificar se você se parece com qualquer um deles, e se arrepender diante de Deus e dos homens se verificar que é! A sua tolice se sobressai quando na prosperidade ou no prazer? Você é uma mulher desagradável? Quantos homens e mulheres bons amam a sua companhia? Você teve uma origem humilde? Então continue humilde!
Você deve também identificar tais tipos de pessoas à sua volta e se opor a eles. Não tome parte daqueles que promovem empregados acima de empregadores! Não permita que tolos participem da prosperidade e do prazer! Faça todo o possível para manter solteiras aquelas mulheres jovens e adultas solteiras! Proteja os tolos homens jovens! E lembre-se daqueles que vieram de uma origem humilde e que suas promoções ocorram pela graça de Deus (ICo 4:7)!