Provérbios 30:33

Certamente o bater do leite produz manteiga, e o torcer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.

Play Audio:

 

O professor que odiava a Deus escarnecia a sua classe de filosofia, “Ninguém pode provar que haja uma única afirmação da Bíblia que seja absolutamente a verdade!” Um sóbrio jovem, lá do fundo da sala afirmou, “Eu posso”. O professor retorquiu, “Bem, aqui está a sua oportunidade!” O jovem se aproximou do professor, pegou no nariz do professor e o torceu com força. O sangue escorreu solto, e o jovem citou este provérbio! Dê a glória a Deus!

O abençoado Criador colocou regras em Sua criação e os revelou aos homens. Se o creme do leite for agitado em uma desnatadeira, ele se separará em manteiga e em soro do leite. Este processo é conhecido desde o começo do mundo, e é tão óbvio e certo quanto a lei da gravidade. As condições podem fazer com que o processo demore um pouco mais, mas a manteiga certamente será o resultado da agitação do leite.

Os vasos de sangue do nariz são fracos e próximos à superfície. Se bater o nariz ou torcê-lo com força, estes vasos se romperão e o sangue fluirá do nariz. A hemorragia nasal é muito comum, e o simples torcer do nariz é suficiente para fazê-lo sangrar. Tão óbvio e certo quanto a lei da gravidade, o torcer o nariz romperá os vasos sanguíneos e o fará jorrar sangue.

Nesta mesma certeza, agir estando com raiva para forçar ou defender a sua causa criará a disputa. A ira é raiva, e a disputa é briga e divisão. De que maneira você consegue lidar com a raiva é se você consegue evitar o conflito e o problema. “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.” (Pv 15:18). A disputa raivosa é diabólica e vem do inferno; ela conduz à confusão e às obras perversas; homens sábios, por outro lado, são pacificadores (Tg 3:13-18)!

Todo mundo fica com raiva (Mc 3:5), mas os homens mais sábios controlam a raiva e passam por cima das ofensas de outros (Pv 19:11).

Os homens mais sábios não permitem que a raiva os leve a pecar, e se livram dela tão logo quanto for possível (Ef 4:26). Homens sábios demoram a se irar (Pv 14:17,29; Tg 1:19). Eles governam os seus espíritos e não permitem que a paixão ou a raiva os controle (Pv 16:32). Eles são grandes homens!

Homens raivosos são perigosos insensatos. Eles sempre têm disputas. Evite-os! Se você se relaciona com homens raivosos, você aprenderá os seus caminhos pecaminosos e se envolverá em brigas e disputas (Pv 22:24; Pv 29:22). É melhor escolher amigos dentre os homens fiéis e perfeitos (Sl 101:6).

A raiva é a característica de um tolo (Ec 7:9). A ira é cruel, e a raiva é deplorável (Pv 27:4). Ambos conduzem à disputa. Escolha o ser ofendido, ou até mesmo o defraudado, ao invés de se irar (ICo 6:7). Você não precisa se defender: o Senhor o defenderá (Rm 12:19-21).