Provérbios 31:10
Quem consegue encontrar uma mulher virtuosa? Porque seu preço é muito acima do dos rubis.
Play Audio:
Somente poucos homens favorecidos encontram uma mulher virtuosa, pois elas são raras. E são ainda mais raras nos dias de hoje, graças à maldição da mulher moderna. Temos aqui as inspiradas palavras de uma mãe ao seu filho, o rei (Pv 31:1). Homens sábios considerarão a maneira pela qual encontrarão uma mulher assim. Mulheres sábias considerarão o padrão divino de uma grande mulher.
A pergunta é retórica, presumindo que você conhece a resposta – não muitas! Mulheres detestáveis estão por toda a parte e a mulher mediana está longe dos padrões estabelecidos. Uma mulher virtuosa, a qual está definida nos próximos vinte e um versículos, é a mulher excepcional que esta mãe desejava para seu filho (Pv 31:10-31).
É bom dar à mulher virtuosa um anel de diamante, pois demonstra que o valor dela é muito acima dos rubis. Mas a tradição universal significa que a maioria dos homens é defraudada do seu dinheiro, pois as suas mulheres, na melhor das hipóteses, só merecem um pequeno rubi (Ec 7:26-28). O que é o casamento para uma mulher mediana? Uma lição de 50 anos de desapontamentos e tristezas! E o pobre homem enganado ao casamento por uma mulher intolerável deveria ter levado consigo um laço de forca – para si mesmo (Pv 11:22; 30:21-23)!
Quem pode encontrar uma mulher virtuosa? Um homem que sai marcando encontros por aí? Um homem que dorme por aí? O homem que casa e se divorcia em sua busca? O homem que persegue a beleza? O homem que busca favores bondosos e bajuladores? O homem que adora educação? O homem que casa com alguém da sua igreja? Um homem que escolhe pelo voto manifesto dos seus pares? O homem que casa com a oradora da sua turma de formandos? Não, não e não! A resposta para todas estas perguntas é não!
Quem pode encontrar uma mulher virtuosa? Você a encontra cursando as mesmas matérias que você na faculdade? Por compatibilidade de temperamento? Por gostar dos mesmos molhos de pizzas? Que trabalha na mesma profissão? Desejando o mesmo número de filhos no casamento? Extrovertida em suas conversas? Divertida nos programas? Com dinheiro no banco? Agressiva sexualmente? Com senso de humor? Com quadris que favorecem o parto? Com lábios elogiosos? Que faz a melhor torta da cidade? Não, não e não!
Mulheres virtuosas são extremamente raras, mas as regras para se eliminar mulheres desagradáveis e medianas não são difíceis. Encontrar um diamante não é impossível. Deus e Salomão se juntaram para salvá-lo de 50 anos de dificuldades. Humilhe-se e leia. Os critérios são simples; eles estão classificados; e qualquer homem pode aplica-los. Ela deve temer a Deus (Pv 31:30). Ela deve ser graciosa (Pv 11:16; 30:21-23). Ela deve ser trabalhadora (Pv 14:1; 31:13-29).
Em primeiro lugar a Bíblia exalta o temor de Deus acima dos favores e da beleza (Pv 31:13). Veja o estudo de Provérbios 31:30. Favor, uma espécie de serviço ou um serviço lisonjeiro, é frequentemente usado para enganar os homens (Pv 2:16; 5:3; 6:24; 7:5,13-21), e a beleza é uma medida horrível de caráter (Pv 11:22) e não dura muito tempo (Ec 12:1; ICo 7:36). Uma mulher bonita será mais tentada para o adultério (Ez 16:15) e uma fonte maior de ciúme para o seu marido (Nm 5:14). Exija o temor do SENHOR!
Temer a Deus é uma humilde reverência para com Ele e para o juízo Dele, e uma apreciação boquiaberta pelo Seu favor e misericórdia. É também o ódio do mal (Pv 8:13), abandonar o mal (Pv 3:7), ter um desejo sacrificial de agradar a Deus (Gn 22:12), ter uma obediência suprema (Êx 1:7), ter um andar reto (Pv 14:2), ter alegria nos mandamentos de Deus (Sl 112:1), ter lealdade no coração (Cl 3:2) e que se submeta totalmente (Ef 5:21). Uma mulher virtuosa terá um comportamento que se torna em santidade (Tt 2:3). Ela adorará a Deus como sendo o seu maior objetivo na vida e ela estará inteiramente comprometida em viver de acordo com cada palavra de Deus, não se importando quão impopular isto for.
Uma mulher que teme a Deus trará consigo o dote casamenteiro do suprimento das necessidades (Sl 34:9), vantagens maiores do que a riqueza (Pv 15:16), riquezas, honra, vida (Pv 22:4), preservação, felicidade, bênçãos (Sl 128:1-4), confiança (Pv 14:26), maior longevidade (Pv 10:27), desejos realizados (Sl 145:19), o prazer de Deus (Sl 147:11), a misericórdia de Deus (Sl 103:13), a providência de Deus (Sl 33:18), a memória de Deus (Ml 3:16), a sabedoria (Sl 111:10) e os anjos do Senhor (Sl 34:7).
Considerando que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1:7; 9:10) e isto inclui a alegria no cumprimento dos Seus mandamentos (Sl 112:1). A mulher que teme a Deus amará e tratará do seu marido exatamente como Deus ensinou na Bíblia. Uma mulher que teme a Deus também rejeitará idéias a respeito de mulheres que são contrárias à palavra de Deus. A mulher que teme ao Senhor não será abalada por dificuldades matrimoniais, pois a sua confiança está em Deus, não em seu marido. Porque Deus fez a mulher para o homem, o homem seria um tolo em negligenciar este critério simples, mas perfeito.
O temor de Deus pode ser provado ou melhorado usando a definição acima e se testando pela Bíblia. Testes sábios poderiam incluir o confrontar a si mesmo com os requisitos de Deus em suas finanças, seus amigos, sua aparência, seu relacionamento com seus pais, seus cabelos, seus hábitos pessoais, seu temperamento, sua submissão, seu treinamento com as crianças, os diversos padrões de Deus para os homens e mulheres, os dias de santidade de Roma, etc., etc. Uma mulher que teme ao Senhor O coloca em primeiro lugar em todas as áreas da sua vida, tanto internas quanto externas.
Em segundo lugar a Bíblia exalta a graciosidade (Pv 11:16). A graciosidade é uma característica preciosa e atraente; que contém graça cativante e vencedora, especialmente no trato; sendo misericordiosa e compassiva; caracterizada pela bondade e cortesia, especialmente a bondade condescendente, indulgente e misericordiosa para com os de menos sorte. Essa mulher nunca é ofensiva ou presunçosa, é sempre cordata, discreta e modesta, e encantadoramente charmosa em todas as formas.
Uma mulher graciosa é sempre apreciada (Pv 11:16). Ela não estraga a sua fragrância com um pouco de tolice (Ec 10:1). A graciosidade é baseada nas próprias qualidades atraentes da pureza e discrição moral da sua fala (Pv 22:11). O falar bondoso e gracioso é uma grande parte da graciosidade (Pv 16:13; 17:27; 31:26; Ec 10:12; IPe 3:3-4). Uma mulher bonita, sem graciosidade é uma contradição fedorenta (Pv 11:22)! Uma mulher feia ou mediana sem graciosidade não pode ser descrita! Esta exigência eliminará todas as mulheres desagradáveis (Pv 21:9,19; 30:21-23).
Você encontra esta mulher ao contar os seus amigos e ouvir os louvores a seu respeito. Uma mulher graciosa tem muitos amigos virtuosos e todos a admiram, especialmente aqueles que têm um caráter nobre. Ela é altamente estimada, tanto pelos jovens quanto pelos idosos; sua reputação é impecável. Em sua presença você se sente confortável e descansado. Você é honrado pela sua impecabilidade, bondade, gentileza, desprendimento, sinceridade e calor humano. Você sente muita segurança e seus nobres instintos de afeição, cavalheirismo, honra e protecionismo rapidamente surge em seu coração.
Em terceiro lugar a Bíblia exalta a diligência (Pv 14:1; 31:13-29). Uma mulher virtuosa é trabalhadora. Ela não busca a ociosidade. Sonecas são apenas para atender as necessidades. Ela não se arrasta durante o dia. Ela odeia os atalhos que sacrificam a qualidade. Ela levanta cedo e fica acordada até tarde. Ela é prudente, confiante e previdente. Ela é criativa, ambiciosa e persistente. Ela termina cada tarefa; ela se alegra no serviço bem realizado; e sempre procura algo mais para fazer. Ela se sente culpada quando está ao telefone ou na internet. Ela procura trabalhar mais do que o seu marido. Ela despreza os chás, ver vitrines, assistir televisão, ou ficar falando abobrinhas com a vizinha.
Uma mulher trabalhadeira antes do casamento ajuda a sua mãe, prontamente cuida das crianças, tem excelentes notas escolares, está atenta a detalhes na aparência, é desinteressada pelas atividades recreativas, pontual, apreciadora de qualidades, tem uma conta bancária equilibrada, esta sempre se oferendo a ajudar os outros, é animada durante o trabalho, nunca reclama, levanta cedo, nunca falta a compromissos, etc., etc.
Quem pode encontrar uma mulher virtuosa? O homem que confia em Deus e que busca o temor de Deus, a graciosidade e a diligência (Pv 18:22; 19:14)! O servo de Abraão buscou uma esposa para Isaque. Ele encontrou uma mulher bem disposta a dar água aos seus camelos sem que para isto tivesse sido solicitada! Tendo ouvido a proposta dele, ela estava pronta para deixar a sua família imediatamente para honrar a Deus e ao seu marido. Rebeca claramente temia ao Senhor e era graciosa e diligente (Gn 24:1-67).
Se você tentar qualquer outro método para avaliar uma esposa, seria melhor que você fosse comprar um pequeno rubi ou o nó do carrasco para si mesmo. Salomão experimentou 1000 mulheres por outros critérios e ele afirmou que eram mais amargas do que a morte (Ec 7:26-28). Se você rejeita a sabedoria deste provérbio, você deve amar uma morte lenta durante 50 anos com uma mulher desapontadora ou dorida (Pv 8:36).
Mas se você se humilhar diante da inspirada sabedoria deste provérbio, você desfrutará de 50 anos do céu aqui na terra. O Deus abençoado Quem determinou o casamento sabe como o casamento pode ser aperfeiçoado; e o abençoará em sua busca, se você buscar a Ele na questão, e seguir as suas instruções escritas (Pv 18:22; 19:14). Possa o Senhor lhe abençoar em sua busca por um diamante!