Provérbios 11:16

Uma mulher graciosa retém a honra, e os homens fortes retêm riquezas.

Play Audio:

 

Se classificarmos os provérbios por concisão, sabedoria, valor e clareza, este é um dos melhores. Vamos nos deleitar nestas dez palavras e a sabedoria que elas transmitem tanto às mulheres quanto aos homens.

Cara mulher, os outros a amam e a exaltam? Se a resposta for sim, você é graciosa. Se a resposta for não, você é detestável (Pv 30:21-23). A regra é simples. Para se ter um bom nome e ser carinhosamente amada por outros, você precisa buscar fervorosamente a graciosidade. Veja os comentários de Provérbios 22:1.

A graciosidade fará com que as pessoas a amem e a considerem. Eles notarão a sua pessoa, desfrutaram da sua companhia, desejarão a sua amizade, louvarão o seu espírito, e usarão você como um exemplo de virtude. A falta de graciosidade tirará de você todas estas coisas. A regra é simples.

Caro homem, os seus bens aumentaram ao longo dos anos? Se positivo, você está bem. Se não, você está fraco. A regra é simples. Se você necessita de crescimento financeiro, você precisa corrigir as suas fraquezas financeiras, que são ensinados neste curto livro. Veja os comentários de Provérbios 12:11.

A força mantém o homem longe das tentações de desperdiçar e perder dinheiro. Um homem forte não é vulnerável às tolices financeiras. É a fraqueza que leva o homem a gastar demais, correr atrás da vaidade, não economizar, e correr atrás de idéias tolas que geram perdas. A regra é simples.

Se você ler este provérbio sem avaliar a sua vida, você é tolo, rebelde e arrogante. Esta é a Palavra de Deus! Se você for reprovado pela regra do seu sexo, você precisa fazer as mudanças que se fizerem necessárias para obedecer à sabedoria dada aqui. Esta é a Palavra de Deus!

Caro leitor, uma mulher é aquela criatura maravilhosa que Deus fez para Adão (Gn 2:18). Bem comportada, ela é a maior possessão desejável dele (Pv 12:4; 18:22; 19:14). Mal comportada, ela é mais amarga do que a morte (Ec 7:26), o mundo não a suporta (Pv 30:21-23), e o seu mau cheiro não pode ser disfarçado (Pv 27:15-16). Até mesmo a beleza não consegue ocultar uma mulher detestável (Pv 11:22). Assim, a mulher com uma aparência mediana, sem qualquer graciosidade é realmente uma aflição para a humanidade!

Uma mulher graciosa é uma “pessoa maravilhosa”. Sua virtude afetuosa e mansa conquista os outros. Ela nunca é ofensiva ou arrogante, sempre discreta e modesta, e prazerosamente agradável em todos os aspectos. Ela nunca é desagradável ou crítica. Ela é sempre bondosa e faz com que os outros se sintam seguros e aceitos. Ela nunca está tensa, fria ou grosseira.

Ela nunca tem pensamentos soberbos a respeito de si mesmo e ela juraria que não é graciosa. Ela limita a sua maneira de falar a palavras bondosas e mansas, e somente quando elas acrescentam valor significante. Ela é submissa e animada. Ela nunca imagina que alguma pessoa lhe deve alguma coisa. Ela é uma anfitriã maravilhosa e nunca faz algo questionável. Ela é excelente. Toda mulher sábia procurará aprender esta característica e, diligentemente, busca adquiri-la.

Uma mulher desagradável é o oposto. Suas maneiras abrasivas e ofensivas incomodam os outros. Ela é arrogante, indiscreta e irritante de muitas maneiras. Ela é do contra e quer dar a sua opinião. Ela faz com que os outros se sintam desconfortáveis. Não há calor e não tem nada aprazível nesta mulher. A maioria das pessoas a evitam. Mulheres sábias odiarão esta criatura.

A honra de uma mulher é o seu respeito e estima pelos outros. A opinião da sua família ou do seu cônjuge não tem valor algum. O que os demais homens e mulheres de bem pensam a respeito dela? Aqui está a regra. Eles valorizam a sua companhia? Eles a usam como exemplo de virtude? Eles a exaltam? Eles a amam de imediato e permanentemente? Este é o objetivo de uma santa mulher.

A graciosidade conquista e preserva a honra. A regra é simples. Mulheres graciosas são sempre estimadas. Se você não é bem considerada pelos outros é porque lhe falta graciosidade. Pelo espelho da Palavra de Deus, você deve identificar e encobrir as suas imperfeições (Tg 1:21-25).

Não engane a si mesmo, pensando que você é graciosa, pois só os outros podem medir esta característica pelo grau em que você as afeta. Você pode saber pelo número, qualidade, afeição e profundidade dos seus amigos. Não procure correr e se esconder atrás da sua arrogância e autojustiça.

Querida mulher cristã, a Palavra de Deus e este livro de provérbios podem lhe ensinar mais a respeito da graciosidade. Se você humildemente buscar o Senhor, Ele lhe dará sabedoria e força para adquirir esta gloriosa característica de Davi e de Jesus (Pv 22:11; ISm 18:1-4; Sl 45:2; Lc 4:22).

O que dizer a respeito dos homens? Deus deu a ele o domínio sobre a terra (Gn 1:26; 2:15; 3:17-19). De sua posição de autoridade, ele trabalha para adquirir bens para a sua família (Pv 19:14; Ef 4:28; ITs 4:11-12; ITm 5:8). Um homem bom deixará uma herança para a sua família (Pv 13:22).

A força é o poder de realizar as coisas e a força para repelir um ataque. Um homem forte tem a habilidade de fazer as escolhas sábias, fazer as coisas certas, e resistir à tentação. Ele é capaz de governar seu espírito financeiro (Pv 16:32). Ele enxerga perversidade potencial e a evita tomando medidas sábias.

Pense financeiramente. Um homem forte não está vulnerável a vãs ideias financeiras. Ele é disciplinado. Ele é paciente. Ele é persistente. Ele trabalha muito em emprego entediante e não gasta precioso capital correndo atrás de sonhos. Ele rejeita toda e qualquer conversa a respeito de receita fácil ou de investimentos que prometem altos retornos. Ele sabe que qualquer aumento só vem com árduo trabalho. Veja os comentários de Provérbios 12:11.

Leia e considere. Ele trava gastos quando se faz necessário. Ele assume dois empregos, se isso for necessário. Ele economiza dinheiro destinado até mesmo para o seu próprio uso. Ele odeia riscos; ele põe fim a perdas antes que essas o prejudiquem; e ele investe em operações seguras. Ele é escrupulosamente honesto. Ele paga todos os seus impostos. Ele sabe como fazer bom uso da sua esposa e família para obter ganhos financeiros.

Um homem fraco não faz estas coisas, pois ele está vulnerável a tolices financeiras. Ele dá ouvido a esquemas temerários. Ele acredita que existem atalhos para o sucesso. Ele não consegue parar os gastos, pois ele é fraco demais. Ele não poupa, porque sempre tem algo mais a ser adquirido. O dinheiro queima em seus bolsos. Ele assume riscos; ele espera demais por tempos melhores em investimentos que estão dando prejuízos; ele investe em ideias vãs. Ele desgasta a sua mulher em empregos com salário mínimo. Ele corre atrás de sonhos.

A força permite guardar riquezas. Homens fortes os terão eventualmente. É a fraqueza de caráter que faz com que as riquezas se esvaem. Há mais sabedoria financeira em Provérbios do que em um MBA da Fundação Getúlio Vargas. Você já aprendeu essa sabedoria? Você já aplicou esta sabedoria?

A América do Norte é a terra das oportunidades. Jamais foi possível realizar mais com menos esforço do que na América nos últimos cinquenta anos. Um homem forte terá algo para mostrar pelo seu esforço. Se você não está progredindo, existem recursos na palavra de Deus para identificar seus pontos fracos e que você precisa eliminar. Homens fortes preservam suas riquezas. A regra é simples.

Mas o que dizer das verdadeiras riquezas, das bênçãos espirituais que temos em Jesus Cristo? Homens fortes os preservarão, pois somente os homens fracos permitem que as coisas que ouviram caiam no esquecimento (ITs 5:21). É nosso dever, como homens na casa de Deus, lutar diligentemente pela fé que uma vez nos foi entregue (Jd 1:3). Vamos nos certificar de que mostramos mais dedicação mantendo o pilar e a base da verdade do que mostramos em nossas contas poupanças e balancetes (ITm 3:15).

Homem cristão! Aqui está o seu chamado. “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” (ICo 16:13). Retenhamos a graça de Deus e a fé apostólica até a volta do Senhor, sem perdermos nada de um nem do outro.

O nosso Senhor Jesus Cristo foi o homem supremo em afabilidade e força, e é o nosso alto privilégio e dever aprender Dele e seguir o Seu glorioso exemplo. Senhor, nos ajude.