Provérbios 15:14
O coração daquele que tem entendimento busca o conhecimento, mas a boca dos tolos se alimenta da tolice.
Play Audio:
Homens sábios gostam de aprender e têm sede de conhecimento; mas os tolos adoram se distrair com tolices. Um homem de entendimento não está satisfeito com o seu conhecimento: ele quer mais! Mas um tolo nunca avalia a sua ignorância; feliz, ele continua falando durante toda a sua tola vida. Se você ouvir os dois falar, você verá que o homem sábio fala pouco, reconhecendo que o seu conhecimento é limitado; o tolo, que nada conhece, arrota bobagens, declarando a todos que é um tolo (Ec 10:3,12-14).
Ah! Leitor! Como são as coisas para você? Você quer aprender ou você quer falar? Salomão tornou claro o contraste, “Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria. Não toma prazer o tolo no entendimento, senão em que se descubra o seu coração.” (Pv 18:1-2). Veja os comentários de Provérbios 18:1 e 2. O seu desejo por conhecimento é tão grande que você organiza a sua vida de forma correspondente? A busca pela sabedoria ocupa prioritariamente o primeiro lugar em sua vida? Ou você se ocupa na vida em dizer aos outros o que o seu coração imaginou?
Seu caráter é visível. Se você busca o conhecimento, você vai ler a Bíblia, vai amar a pregação, vai se envolver com homens sábios e evitar a tolice em todas as suas formas. Se você é um tolo ignorante, você dará ênfase aos negócios, à saúde, aos “hobbies”, às diversões e às conversas fiadas. Qual das duas coisas você prefere? A Bíblia ou os seus boletins de notícias preferidos? A pregação ou o prazer? Ou a pregação é um prazer? Você acredita que sabe muito? Ou você anseia por saber mais? A diferença é grande!
Cornélio queria a verdade! Ele reuniu a sua família e amigos para ouvir o apóstolo Pedro (At 10:24). Deus havia dito a ele que Pedro o ensinaria a verdade, e por isso dele disse a Pedro, “E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.” (At 10:33).
Mas o que dizer de Simão o mágico! Ele também ouviu a pregação de Pedro, mas a sua crença e o seu batismo eram pretensões para ver se conseguiria um pouco do poder mágico para si mesmo (At 8:9-24). Ele queria comprar o Espírito Santo para que pudesse continuar como uma pessoa destacada em Samaria!
Israel escolheu ouvir a pregação (Ne 8) e fizeram uma grande celebração, porque estavam tão felizes por entenderem a palavra de Deus.
E continuavam pedindo mais, continuou a pregação e a celebração durante sete dias, mesmo considerando que isso aumentava as suas obrigações. Homens sábios, incluindo a Rainha de Sabá, vieram para ouvir a sabedoria de Salomão, mas um pregador maior do que Salomão já veio (IRs 4:29-34; Mt 12:42). Você anseia por aprender Dele (Mt 11:28-30)? Você tem procurado o seu pregador para obter mais informações a respeito Dele (At 13:42)?