Provérbios 17:22
Um coração alegre é como um bom remédio, mas um espírito partido seca os ossos.
Play Audio:
Você afeta a sua saúde mais do que por dieta, nutrição, exercício, exposição e sono. Você a afeta pela sua atitude e espírito. Um espírito feliz e alegre vai melhorar a sua saúde, mas um espírito ferido e negativo pode arruiná-lo. Como está a sua atitude hoje? Faça um favor a si mesmo! Considere a esta sabedoria e opte por ser alegre no Senhor! Faça-o agora!
A símile do provérbio, “Bom remédio,” e a sinédoque, “secar os ossos”, não deve ser pervertido para ridicularizar os antibióticos ou explicar a causa da leucemia. Elas são figuras de linguagem ensinando a respeito da saúde em geral e do valor de uma perspectiva e atitude feliz para com a vida. Há uma grande lição aqui, mas o provérbio não está ensinando uma panacéia para todas as enfermidades.
Recentes estudos médicos confirmam este fato ensinado por Salomão há 3000 anos! Aqueles que riem e apreciam a vida viverão mais tempo. E temos toda uma categoria de doenças e enfermidades do corpo chamado de doenças psicossomáticas (psico = mente; somático = corpo), nas quais a mente pode causar problemas físicos para o seu corpo. Dê a glória a Deus por este provérbio!
Um coração alegre ou um espírito abatido é uma escolha! Eles não são resultados da fatalidade, temperamento, genética ou saúde. E eles não são resultados de circunstâncias, pois uma pessoa feliz pode escolher ser feliz mesmo em situações horríveis, e uma pessoa irritada pode arruinar um evento maravilhoso. Sua vida pode ser uma festa contínua, se você tiver um coração feliz; mas uma pessoa que tem uma atitude negativa encontra algo errado todos os dias (Pv 15:15)! Considere isto!
A alegria cristã é um mandamento; (Fp 4:4; ITs 5:16) mas a gargalhada dos tolos é pecado (Ef 5:4; Ec 7:6). Tolice não é nenhum remédio: fazer palhaçada não é um bálsamo. Ambos são perversos e destrutivos. Salomão os chamou de loucura (Ec 2:2; 10:13). O provérbio não está ensinando uma abordagem tola ou ingênua à vida. Ele promete bênçãos naturais de alegria, o que é um fruto espiritual e um mandamento; e ele condena um coração negativo, crítico e ingrato.
O pecado destrói um coração alegre, pois um filho de Deus não pode ser feliz sem comunhão com o seu Pai. Repetidas vezes Davi descreveu um espírito quebrantado causado pelo pecado (Sl 6:1-6; 38:1-11; 51:8-11). O pecado o secou, quebrou os seus ossos e, miseravelmente, o atormentaram de dentro para fora. Eles gastavam o seu tempo chorando e lamentando, ao invés de regozijar e viver! Assim o simples primeiro passo para se chegar a um coração alegre e uma boa saúde é o viver uma vida santa e sem mácula.
O descontentamento arruinará sua saúde, pois tudo que você consegue pensar está relacionado com aquilo que você não tem, mesmo que você tenha demais. A vida de Acabe foi arruinada porque ele não podia ter o vinhedo de Nabote (IRs 21:1-4), e Amnom ficou doente em consequência do seu desejo sexual por sua irmã (IISm 13:1-4). Não é de se admirar que o Espírito Santo ensina que o verdadeiro sucesso é a piedade com contentamento (ITm 6:6)!
Se você permite que a inveja, a amargura, a luxúria, o ressentimento ou a raiva entre em sua vida, você está implorando pela justiça de Deus e sérios problemas de saúde. Estes pensamentos malignos lhe perseguirão dia e noite; eles nem lhe deixarão dormir em paz. Se você não perdoa os outros, Deus não lhe perdoará; e você esgotará a sua saúde por causa de tal disposição maligna
Mas se você é alegre, amoroso, agradecido, pacífico, perdoador e cheio de louvor, você encontrará a benção de Deus e um bálsamo terapêutico para o seu corpo. Se você fizer do Senhor a alegria de sua vida, você terá um constante motivo para se alegrar, não importando as circunstâncias. Suas noites serão tranquilas e agradáveis, porque o seu coração, alma e mentes estão descansados.
Leitor, o Pregador diz para você desfrutar a vida hoje (Ec 9:7-10). Você dará ouvidos ao conselho inspirador Dele, ou você vai deixar que a sua pecaminosidade corrompa a sua alma e o seu corpo? A escolha é sua. As circunstâncias nada têm a ver com a questão. Mas as consequências de sua escolha são suas!
O Senhor Jesus veio para curar o coração quebrantado (Is 61:1-3). O que mais Ele precisa fazer para trazer alegria ao seu coração, um saltitar em seus passos, um brilho em sua face, e saúde para os seus ossos? Ele é um glorioso Salvador e Amigo, e aqueles que o conhecem são felizes para sempre.
Não há nada mais refrescante e saudável do que examinar a si mesmo, confessar os seus pecados em oração particular para então oferecer a Ele os sacrifícios de louvor e de canto, seja a sós ou em assembléia! Davi aprendeu isto muito bem (Sl 32:11; 68:3; Hc 3:17-19). Você jamais conseguirá dançar com todas as suas forças até que você aprenda estas coisas. Tome seu remédio, leitor.