Provérbios 20:4
O preguiçoso não lavrará por causa do frio; portanto, ele mendigará na colheita e nada terá.
Play Audio:
Os vadios são pessoas preguiçosas. O Dicionário de Inglês Oxford, diz: “Aquele que é naturalmente ou habitualmente lento, preguiçoso ou ocioso; que está indisposto ao trabalho ou ao esforço de qualquer tipo; uma pessoa preguiçosa ou indolente.” Salomão disse aos vadios para aprenderem a ser diligentes com as formigas (Pv 6:6), e parar de dormir tanto (Pv 6:9); ele os descreveu como sendo irritantes aos seus chefes (Pv 10:26), assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam. sempre cobiçando aquilo pelo qual não querem trabalhar (Pv 13:4), e presunçosos nas suas desculpas (Pv 26:16).
O preguiçoso não se dispõe a trabalhar por causa do frio. Quando o solo precisa ser arado no outono ou na primavera, o tempo frio assusta o ocioso. Ele prefere uma caminha quente na sua casa. As pessoas preguiçosas sempre têm desculpas. Um homem diligente não se importa com coisas pequenas como a temperatura. Ele tem um trabalho a fazer e se envolve logo, e assim ele gera o calor do seu próprio corpo para o seu conforto!
É claro, o ocioso não é facilmente demovido das suas desculpas. Ele pode dar dez razões do porque não é uma hora boa para trabalhar. Sempre haverá uma desculpa, pois o seu problema está em seu coração e não nas circunstâncias. Mesmo que sete homens digam a ele a verdade a respeito do trabalho duro e da sua recompensa, ele arrogantemente rejeita os seus conselhos (Pv 26:16). Mas o SENHOR sabe como ensiná-lo!
O ocioso mendiga durante a colheita. Quando os outros colhem seus frutos, ele quer um pouco da riqueza, mesmo que tenha jogado fora a sua oportunidade. Ociosos são socialistas e comunistas por convicção! Mas Salomão era um capitalista. Salomão escreveu, “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.” (Pv 12:24). E, novamente, “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.”(Pv 13:4).
Não se deve dar nada ao ocioso. O sistema de assistência social do Senhor é simples – nós vamos lhe ajudar a aprender a trabalhar deixando você com fome! Paulo escreveu aos Tessalonicenses, “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (IITs 3:10). A caridade cristã é para as verdadeiras necessidades, por atos de Deus; nunca foi com o intuito de subsidiar o preguiçoso (At 2:44-45).
Pais! Vocês precisam esmagar bem cedo a preguiça na criança. Vocês precisam ensiná-los o dever e a alegria do trabalho duro. Vocês devem deixar que eles compartilhem das bênçãos da recompensa. Vocês precisam elogiar um serviço bem feito. Vocês devem exigir que as tarefas sejam realizadas no tempo estipulado. Que o SENHOR esteja com vocês.