Provérbios 25:11

Uma palavra apropriadamente falada é como maçãs de ouro em gravuras de prata.

Play Audio:

 

A sua maneira de falar é bonito? Aqueles que lhe ouvem a comparam a uma bela pintura ou escultura? Aqui, Salomão louvou a boa maneira de falar comparando-a com um cenário refinado. Na sua cidade existem muitas pinturas ou esculturas de frutas em baixelas e outros ambientes e maçãs são usadas com frequência. Casas magníficas são decoradas com esse tipo de objetos de arte.

Temos aqui uma símile simples, uma figura de linguagem comparativa. Ela é aqui conhecida por causa da palavra “assim”. Maçãs, ouro, pinturas ou prata não é o assunto. Eles têm apenas um valor comparativo quando considerados juntos. O linguajar apropriado é elogiado pela comparação com a beleza do conjunto.

Mas algumas pessoas sonhando dizem que isto é a prova de uma importante regra de hermenêutica, ou interpretação bíblica, ou seja, palavras isoladas são mais importantes do que o seu contexto. Eles imaginam que uma única palavra é como ouro e seu contexto como prata e como o ouro sempre teve um valor superior à prata, então uma só palavra tem mais valor do que o seu contexto. Incrível! Tal sabedoria é alta demais para mim (Sl 131:1), nem o Espírito jamais imaginou que houvesse hermenêutica aqui. Senhor, nos ajude.

O que são figuras, especialmente antes da existência da fotografia? Considerando que as outras aplicações não definem a palavra (Nm 33:52; Is 2:16). Vamos dar uma definição resumida de um dicionário em português.

Figura. Uma pintura, um desenho, uma escultura, uma estátua ou outra representação simbólica de alguma coisa considerada como uma obra de arte.

Você consegue visualizar maçãs de ouro numa pintura ou numa escultura de prata? Como em uma cesta ou salva de prata? Que bela combinação de cor e imagens! Assim são as palavras bem proferidas!

Como mostra o nosso próximo versículo, Salomão está usando símiles para elogiar a boa fala (Pv 25:12), novamente ele usa a palavra “assim” para indicar a símile. Ainda usando o ouro, ele a compara a jóias finas.

Palavras certas usadas de forma certa no tempo certo são maravilhosas. Elas merecem um beijo nos lábios (Pv 24:26)! Elas são maravilhosas (Pv 15:23,26; 16:13,24; 22:11; Ec 12:10; Cl 4:6)!

Uma palavra isolada não é a questão! Paulo disse mais de uma palavra quando dava uma palavra de exortação (At 13:15)? E ele chamou Hebreus de uma palavra (Hb 13:22)? Tanto Salomão como nós sempre usamos “palavra” dessa forma, para expressar algo dito com frequência (Pv 12:25; 13:13; 14:15; 15:23; Ec 8:4)

De que maneira o Senhor falou? Da maneira mais bonita! A assembléia de Nazaré não podia acreditar nela (Lc 4:22); Maria sempre queira ouvir mais; (Lc 10:39)os Seus inimigos a elogiavam (Jo 7:46); a Sua bela linguagem e a escolha de palavras foram descritas muito tempo antes (Is 50:4).