Provérbios 27:27

E tu terás leite de cabra o suficiente para o teu alimento, para o alimento da tua família, e para o sustento das tuas donzelas.

Play Audio:

 

Quando foi a última vez que você tomou um copo grande de leite de cabra? Nada nos últimos dias? Você se identifica com o norte americano e com o europeu, pois mais pessoas no mundo bebem leite de cabras do que o leite de qualquer outro animal, incluindo o de vacas. Alguns dos queijos mais apreciados no mundo são preparados com o leite de cabra. Deixe que a Bíblia abra os seus olhos. Você perdeu algo importante de outras culturas, e que era importante à época de Salomão.

A Bíblia não faz nenhuma outra referência a respeito do leite de cabra, exceto quando proíbe ferver um cabrito no leite de sua mãe, o que seria um ato de crueldade não natural (Êx 23:19; 34:26; Dt 14:21). A Bíblia menciona o leite de cabra (Dt 32:14), que é usado em outras culturas; e, claro, ela menciona o leite de vaca (Dt 32:14; ISm 6:7,10; IISm 17:29) o que alguns, ignorantemente, pensam ser o único leite de animal apropriado para consumo, como se a secreção mamária da vaca fosse sagrada!

Salomão, o mais sábio rei de todos os tempos, conhecia alguma coisa que nós desconhecemos nos dias de hoje? Americanos, europeus e outros consumidores exclusivos de leite de vaca podem estar enganados a respeito desse animal como sendo um “bode fedorento” e presumir que o leite deve ter um gosto “de cabra”, “forte”, “selvagem” ou “asqueroso”. Os fatos são estes: leite de cabra é bem branca; e com uma condição de alimentação apropriada, é mais doce do que o leite de vaca.

O leite de cabra é, no aspecto nutricional, marginalmente superior ao do leite de vaca, como pode ser visto numa rápida busca de disponíveis pesquisas realizadas. Ela tem mais proteína e gordura, e menos açúcar, todos vantajosos. Entretanto, a gordura e a proteína no leite de cabra têm composições diferentes e mais facilmente assimiláveis por seres humanos. A gordura no leite da cabra tem glóbulos menores, comprimentos de cadeia diferentes de seus ácidos gordurosos, e é naturalmente suspenso sem a homogeneização.

Os humanos são capazes de digerir o leite de cabra mais facilmente do que o leite de vaca, e a maioria das pessoas que são alérgicas com o leite de vaca não o são com o leite de cabra. Bebês que não podem nem digerir o leite de sua própria mãe, frequentemente conseguem se desenvolver bem tomando o leite de cabra. Leite de cabra pode ser encontrado nos Estados Unidos, Europa e em outros países, em lojas de alimentos naturais.

Uma única cabra, que é relativamente pequena e não requer muito espaço, pode produzir leite para uma família. Por esta razão, a cabra tem sido chamada de “a vaca do homem pobre”. Uma boa produtora pode dar um galão (3,78 litro) de leite por dia, e uma cabra alimentada adequadamente e ordenhada agressivamente, pode produzir dois galões por dia.

Qual é a sabedoria desse provérbio? O contexto trata da exortação de Salomão ao seu filho no sentido de ser diligente no conhecimento das condições dos seus rebanhos e gado bovino. Note a referência anterior feita ao seu filho (Pv 27:11; 27:23,27; 27:23), a menção de riquezas e coroa (Pv 27:24), e há a menção a donzelas (Pv 27:27). Esta mensagem não está dirigida a um simples fazendeiro de cabras, mas a um rico rei, o filho de Salomão.

Os provérbios de Salomão são endereçados, em primeiro lugar, ao seu filho, pois ele procurou treiná-lo para ser um rei sábio, assim como o seu pai lhe ensinou (Pv 4:1-9). Existem 27 provérbios de Salomão dirigidos ao seu filho ou filhos (Pv 1:8; 4:1). Os demais provérbios eram para o restante da nação (Ec 12:9-10). No provérbio diante de você, hoje, Salomão exortou o seu filho diretamente e a você indiretamente. É tua a sabedoria de considerar o privilégio e a oportunidade de aprender com o mais sábio rei.

Homens sábios se preocupam com as necessidades básicas como alimentação e vestimentas, com detalhes dos seus negócios e profissão, e não delegam isto a terceiros sem que haja uma supervisão pessoal. Salomão escreveu, “O proveito da terra é para todos; até o rei se serve do campo.” (Ec 5:9). Essa foi uma sábia exortação, pois reis são distraídos com os negócios de estado e as tentações com desperdícios luxuriosos dos ricos e poderosos (Ec 2:4-10).

Não bastava para um rei ter conhecimento e habilidade na construção de palácios, supervisionando o treinamento militar, ou mantendo um harém com inúmeras mulheres. Um rei sábio estaria ocupado com a produção básica necessária à sua mesa, da sua família e de seus serviçais. Pois eram estas coisas nos quais ele e os seus cidadãos dependiam. Davi era um rei assim, pois ele havia nomeado homens para cuidarem dos seus rebanhos e bovinos (ICr 27:29-31).

Homens sábios avaliam cuidadosamente os seus negócios e/ou suas profissões, pois fortunas econômicas e políticas podem mudar rapidamente (Pv 27:23-24). Eles não delegam sem uma cuidadosa avaliação; eles não ousam presumir o futuro. Considere Boaz fazendo uma verificação dos seus subordinados (Rt 2:4-5). Seus meios de rendimentos devem ser analisados criteriosamente, com uma visão prudente do futuro (Pv 22:3; 27:12). O sucesso nos negócios nem a popularidade política estão garantidos (Pv 27:24; 23:5).

Salomão deu uma lição econômica ao considerar a produção do campo e do leite de cabra (Pv 27:23-27). Ele ensinou ao filho e aos cidadãos a importância de estarem atentos aos detalhes dos negócios e estarem cientes da produção básica de alimentos e de vestimentas. Um homem prudente protege a fonte de suas necessidades básicas que dão sustento a si e à sua família. Você tem leite de cabra suficiente para todos que dependem de você? E você o terá amanhã?

A sabedoria aqui está em parte em ser diligente nos negócios (Rm 12:11; ITs 4:11-12). Um negócio ou profissão é uma dádiva de Deus, e deve ser usada e mantida com cuidado criativo e administrado com a vista para o futuro. Você é diligente em analisar e gerenciar o seu negócio, carreira, consumo, extensão de formação, crédito, seguro, investimento, situação de emprego, liquidez, aposentadoria, riscos, poupança, segurança, impostos, testamento, etc.?