Provérbios 29:25
O temor do homem traz um laço, mas o que puser sua confiança no SENHOR estará a salvo.
Play Audio:
Você se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito? Esta é uma armadilha perigosa! Você pode se prender no pecado por respeitar outros homens demais. Se você permite que a opinião de outros influenciem as suas decisões, você será tentado a comprometer a verdade. Mas se você confia no SENHOR e na sua palavra, independente do que os outros pensam, você estará seguro (Pv 18:10; Sl 119:128).
Temer o homem é o oposto de temer a Deus. Você está preocupado em agradar os homens e obter a aprovação, amizade e favor deles. Você está com medo do desagrado e da rejeição deles, por isso você quer manter a aprovação deles e ficar nas boas graças deles. Ao invés de medir a sua vida pelas escrituras, você está preocupado com a opinião popular.
Frequentemente chamamos este medo de ‘pressão dos seus pares’. Sua origem está nos seus pares – seus iguais em fatores idênticos na vida, um grupo da mesma idade ou grupo social. É pressão, porque a aprovação deles dada ou retida força você a alterar suas crenças e ações, de forma a manter a sua posição nos grupos dos seus pares. Isto faz com que você se conforme com o mundo (Rm 12:1-2).
O temor do homem pode vir de outras fontes também. Empregados podem temer os seus patrões além do respeito básico do emprego. Pastores podem temer que seus membros desaprovem um sermão e reduzam o seu sustento. Acadêmicos ou conselhos da igreja podem intimidar um homem de forma a se comprometer com a verdade.
Arão temia o povo na ausência de Moisés e fez o bezerro de ouro (Êx 32:22-24). Saul perdeu o reino por temer o povo e poupou a Agague (ISm 15:24) Herodes temia o povo, sua mulher, e os seus amigos e, por isso, ele matou João Batista (Mt 14:3-9). Pilatos temia o povo e o seu relacionamento com César (Jo 19:11-16). Pedro não só negou o Senhor por medo dos outros (Mt 26:69-75), como também comprometeu o evangelho (Gl 2:11-13).
Por outro lado, Davi não ficou acovardado pelas acusações do seu irmão mais velho (ISm 17:28). Daniel não temeu a toca dos leões, pois ele continuou com o seu hábito diário de orar apesar da nova lei (Dn 6:10). Seus três amigos não ficaram com medo de Nabucodonosor ou da fornalha ardente dele (Dn 3:16-18). Pedro e os apóstolos com ousadia desafiaram os judeus depois de Pentecostes (At 5:29). E José de Arimatéia ousadamente pediu pelo corpo de Jesus (Mc 15:43).
A maioria dos cristãos de hoje teme aos homens mais do que a Deus. Eles são como certos governantes entre os judeus. “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (John 12:42-43).
É impossível ser um verdadeiro crente e temer ou respeitar para obter a aprovação dos homens. Jesus advertiu os Seus ouvintes “Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus (Jo 5:44). Haviam muitas pessoas como estas, que se sentiam intimidadas pelas opiniões ou perseguições de outros (Jo 7:13; 9:22).
Quais são os remédios para o medo do homem? Confie nas escrituras acima dos homens (Jó 32:6-14; Sl 119:98-100; Is 8:20). Evite amigos corruptos ou pecadores (Pv 9:6; 22:24-25; Sl 101:3; ICo 15:33). Confie no Senhor para protegê-lo (Dn 3:16-18; Hb 13:6). Considere a ignorância e a incompetência do homem natural (Sl 39:5; 62:9; ITm 6:20). Não se associe, como indivíduo ou igreja, àqueles que lhe pressionarem (IICr 18:1; 6:14-18).
Lembre-se de que Deus ou a verdade nunca serão populares. Na realidade, qualquer coisa que o mundo aceita e não despreza é uma abominação à vista de Deus (Lc 6:26; 16:15). Pense sobre Noé! Você preferiria ser popular ou não? Pense sobre Daniel! Você estaria disposto a comer a sopa de feijão e água enquanto os seus pares estão se empanturrando com as carnes e os vinhos do rei?
Reconheça e abrace a perseguição! Isto será evidência de que você está seguindo a Cristo, e é o meio de obter uma grande aprovação Dele (Is 51:7-8; 66:5; Mt 5:10-12; Jo 16:2; At 5:41; IITm 3:12; IPe 4:12-16). Se odiaram a Jesus Cristo, eles certamente lhe odiarão também (Jo 15:18-25). Mas nenhuma arma forjada contra você prosperará (Is 54:17). Creia nisso!
Jovens! Vocês são os mais vulneráveis. Você entende e despreza a pressão dos seus pares? São os jovens tolos deste mundo que estão forçando você a se afastar de Deus e da santidade para buscar os prazeres do pecado. Você pode zombar da maneira de falar deles, seus hábitos, seus modos de vestir, e suas tendências? Você odeia a fornicação, rebelião e as panelinhas? Tema ao Senhor!
Você se envergonha de ser conhecido como cristão? Você pode com ousadia carregar a sua Bíblia na escola? Ao trabalho? Você ansiosamente dá graças a Deus pela comida diante dos ímpios? Você consegue recusar um convite para se juntar a eles nos divertimentos mundanos? Você tem confiança em explicar a eles que o domingo é o Dia do Senhor? Você com confiança veste roupas modestas?
Pais, vocês temem seus filhos? Você tem medo de enfrentá-los, seus gênios, suas rejeições? Lute pela justiça e confie no Senhor! Eli se comprometeu por causa dos seus filhos e perdeu tudo (ISm 2:30; 3:13). Josué tomou uma posição por si e pela sua casa, e ele tem sido citado há 4000 anos pelo seu zelo corajoso como um pai. Faça sua tarefa (Pv 29:15,17)!
Marido, você tem medo da sua mulher? A tranquilidade doméstica interrompida lhe leva a se comprometer? Abrão era um amigo de Deus por comandar a sua casa de forma a guardar os caminhos do Senhor (Gn 18:19). Você deve governar a sua mulher (Gn 3:16). Ela nem tem o seu papel nem a sua habilidade para conhecer a vontade de Deus (ICo 14:34-35). As consequências de Adão em dar ouvidos à sua mulher, ou de Abraão à dele, faz com que você trema? Deveria!
Mulher cristã! Você está intimidada pelas tendências da moda? Você se mantém a par da pressa de ocultar menos e revelar mais? Você pode se vestir e cobrir mais, mesmo quando as outras vestem menos e revelam mais? O que a impede de valorizar um espírito meigo e calmo acima do penteado bem feito do cabelo e uma nova troca de roupa e acessórios (IPe 3:3-4)? É a pressão dos seus pares que a impede de vestir menos do que ser a mais atraente, de forma a ser santa?
Pastor, pregue a palavra (IITm 4:2)! Não olhe para as feições do seu povo buscando aprovação (Jr 1:17)! Seja insistente, premente e urgente, em tempo e fora de tempo (IITm 4:2). Muitos homens já passaram antes de você que não temiam a tortura nem a estaca! Você é digno desta nobre companhia? Que eles sejam as testemunhas que moldam o seu ministério (Hb 12:1-4)!
Pastor, rejeite os procuradores sensitivos dos comprometedores. A hora é chegada quando os homens não mais tolerarão a sã doutrina, mas você deve pregar insistentemente a palavra de qualquer forma (IITm 4:1-5)! Deus não lhe chamou para fazer a igreja crescer numericamente! Não faça nada para aumentar o rol de membros que possa de longe se parecer com um comprometimento. Deus o chamou para desenvolver a sua igreja espiritualmente! Você está aí para agradar a Deus e não aos homens (Gl 1:10)!
Você teme inimigos, professores ou antigos? Ou os três? Meditando e guardando os preceitos de Deus, o salmista enfrentava com confiança os três tipos de homens (Sl 119:98-100). Estes versículos deveriam ser exigidos pelo programa de memorização para homens jovens e ministros. Ou são os seus amigos que o intimidam? Então faça com que seus amigos amem a verdade (Sl 119:63)!
Confie no SENHOR valorizando cada palavra de Deus (Sl 119:128), sabendo que nenhum homem pode lhe causar dano (Pv 16:7; IPe 3:13). Um dia, você prestará contas da sua vida a Deus, não aos homens (Ec 12:13-14; IICo 5:10-11). Teme a Ele que pode causar verdadeiro prejuízo (Lc 12:4-5)!