Provérbios 6:10
Ainda um pouco mais de sono, uma soneca, um pouco a repousar de braços cruzados;
Play Audio:
Um tolo preguiçoso está na cama. O sol aparece no horizonte; o relógio indica que está na hora de acordar; a noite terminou, e tem trabalho a ser feito. Ele dorme um pouco mais; ele ama a sua cama aconchegante; ele cruza os braços e se aconchega no seu confortável casulo. Ele é um tolo preguiçoso! Ele é um perdedor. A pobreza logo o alcançará (Pv 6:11). Sua forma sonolenta de encarar a vida o arruinará (Pv 23:21)!
Ele deveria se levantar, mas ele não gosta de trabalhar. Ele prefere dormir. Ele procura adiar o trabalho ficando na cama. Talvez o trabalho a ser feito vá embora, e ele possa dormir o dia inteiro, ele sonha. Talvez uns 15 minutos a mais na cama vai ajudar a levantar. Sinto-me tão bem, ele resmunga; certamente não há nada errado com alguma coisa que me faz sentir bem!
Salomão fez a advertência contra a preguiça e o dormir demais (Pv 6:6-11). Dormir é uma grande tentação para o jovem e, por isso, ele repetiu estas mesmas palavras, novamente (Pv 24:30-34). Ele zombou do aconchego da pessoa preguiçosa, “Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito.” (Pv 26:14). Ele rola p´ra cá, rola p´ra lá, buscando uma nova posição, ao invés de se levantar!
Você não ganha dinheiro ficando na cama! Mais minutos passados na cama desperdiçam tempo e oportunidade! Os homens verdadeiros levantam. Não esmurram o botão de soneca! Eles metem a mão à obra! Acendem as luzes! Lavam os seus rostos! Esmurram o ar! Se esticam e se flexionam! Batem as mãos! Agradecem a Deus por mais um dia! Eles se alegram em levantar antes do seu vizinho preguiçoso!
Os jovens gostam de dormir. Começaram a vida mamando e dormindo o dia todo! Não conhecem o peso de sustentar uma família. Não apreciam um trabalho remunerado. A vida até então foi uma de comer, brincar e dormir! Eles querem dormir até terem vontade de levantar, que geralmente é por volta do meio dia! Eles não aprenderam que o muito dormir lhe traz sonolência (Pv 19:15)!
O sono deve ser controlado como todas as outras coisas. Você precisa de certo tempo, e gastar mais é ser preguiçoso. Temperança, ou a autodisciplina, é o segredo. Beberrões bebem demais; preguiçosos dormem demais. Você não pode dormir o quanto que você quer assim como você não pode beber o quanto quiser, também.
Amar o sono é tão errado quanto o amar o vinho. Salomão escreveu, “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão.” (Pv 20:13). O primeiro passo para o sucesso é o primeiro passo da manhã! Levante-se! Comece o dia! Você ficará feliz por ter feito isto!
Pais! Ensinem a seus filhos a levantarem pelo exemplo e pela regra. Apesar de termos perdido as tarefas da manhã na fazenda, podemos ainda esperar que eles levantem e encarem o seu dia! As jovens precisam destas regras também, pois as mulheres virtuosas não dormem até tarde (Pv 31:15)!