Provérbios 7:24
Ouvi-me, pois, agora, ó vós filhos, dai-me ouvidos, e atentai para as palavras da minha boca.
Play Audio:
Para que serve um pai? Para trazer o sustento para casa? Para dar mesadas, comprar balas e bobagens? Para proteger a casa durante a noite contra invasores? Para jogar bola com você no quintal? Para financiar uma educação universitária? O SENHOR, Criador do céu e da terra, declarou que os pais devem criar os filhos na doutrina e na admoestação do Senhor (Ef 6:4).
O que o pai deve ensinar? Como andar de bicicleta? Como controlar sua conta bancária? Como dirigir um carro? Deus declarou que os pais devem ensinar o temor do SENHOR e guardar o caminho do SENHOR (Sl 34:11; Gn 18:19). Considerando que o temor de Deus e a guarda dos Seus mandamentos é o dever do homem, este e o objetivo primário do ensino (Ec 12:13-14; Sl 78:1-8).
Deus condena a prostituição ou o sexo fora do casamento (Hb 13:4). Salomão usou este capítulo para avisar o seu filho contra o perigo das mulheres prostitutas. Depois de fazer uma introdução ao assunto (Pv 7:1-5), ele escreveu uma extensa parábola a respeito de um jovem tolo seduzido até a destruição por uma mulher estranha (Pv 7:6-23). O nosso provérbio inicia um resumo da sua advertência (Pv 7:24-27).
É uma vergonha que a maioria dos pais cristão não é tão franco, prático e realista quanto Salomão, especialmente nesta geração lasciva. Ao invés de ficarem melindrados e calados a respeito de tentações sexuais, os pais precisam advertir de todas as formas que puderem. O perigo é grande, as tentações estão em todos os lugares, os jovens precisam de pais assim!
Salomão ensinou a sua parábola, chamando os seus filhos para ouvirem-no. Face ao assunto envolvido, eles não eram crianças e nem filhos jovens. Os pais sabem muito mais sobre este assunto do que os filhos adolescentes ou na faixa etária de 20 anos. Ele disse aos seus filhos para ouvirem e prestarem atenção. Ele usou o terrível fim de um jovem para lhes mostrar o quanto eles precisavam de instrução e de advertência.
Pai! Não se intimide! Não se envergonhe! Não fique relutante! Os seus filhos enfrentam tentações pornográficas, sexo livre e mulheres atrevidas. Compare José com Sansão. Descreve os detalhes que tornaram José maior do que Davi.
Filhos! Quando o seu pai ou a sua mãe lhes falar a respeito de questões sexuais da vida. Dê ouvidos a eles! Preste bem atenção! Você ainda é um jovem simples, vazio de entendimento (Pv 7:7).
Torne as coisas fáceis para eles. Conte a eles as suas tentações. Agradeça a eles por falarem a respeito disto! Leitor! Seu Pai celestial lhe ensinou todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade. Você prestou bem atenção? Você presta atenção? Você tem obedecido a Ele?