Provérbios de Salomão: Vícios
Que vícios controlam e corrompem você? O vício é um hábito ou prática má, imoral ou perversa. Salomão queria um filho e uma nação sábia e, por isso, ele definiu e condenou vários vícios que escravizam os homens e destroem as suas vidas. Apesar de que a sociedade moderna não se importa mais com eles e a maioria dos púlpitos idem, aprenda a odiar esses pecados esquecidos ou menosprezados.
Provérbios 25:28
“Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”
Os vícios dominam aqueles que não governam os seus espíritos, pois o seu espírito influencia poderosamente as suas ações. Se você não governa as suas paixões, você é um fraco e vulnerável para com a insensatez e o pecado. Você poderá ser controlado em quase todo o tempo e conduzido à ruína.
Provérbios 16:18
“O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.”
O orgulho o destruirá. Deus garante isto. O pecado do diabo, é um sinal certo de que a pessoa está descendo a ladeira, não importa o quão poderoso ou bem sucedido que possa parecer. Escolha a humildade, e isto lhe trará honra. Você foi avisado.
Provérbios 11:13
“O que anda praguejando descobre o segredo, mas o fiel de espírito encobre o negócio.”
A calúnia comprova que você é um patife. Ela envolve a fofoca, a difamação, o cochicho e o mexerico. Caluniar é contar mentira a respeito de outra pessoa, mas contar a verdade também fere tanto quanto. Se você não consegue dizer nada bem a respeito de alguém, então fique calado!
Provérbios 14:6
“O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente o conhecimento é fácil.”
O escarnecimento o torna pior do que um insensato! O insensato na maioria das vezes é estúpido, um escarnecedor perversamente arrogante. Uma pessoa que assume ser certo é pior do que aquele que raramente está certo. Você ama a correção e aqueles que a aplicam? Se não, você é um escarnecedor.
Provérbios 29:1
“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.”
A teimosia é parte do pecado da rebelião. Contra a autoridade humana, já é ruim demais; mas contra a instrução e os avisos de Deus, ela é fatal. É um crime hediondo que Deus julgará sem aviso e sem que haja recuperação.
Provérbios 15:15
“Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo.”
A depressão é geralmente uma escolha – a escolha de ver as coisas de uma forma crítica e negativa. Tal atitude anuvia a vida de uma pessoa numa bagunça confusa. Outros escolhem ser felizes e fazem uma festa só! Leia a respeito. Creia nisto!
Provérbios 16:32
“Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.”
A raiva lhe destruirá, ou então você pode ser grande na terra ao governar a sua raiva! A escolha é sua. Uma grande medida da sua virtude e glória é a habilidade de adiar a raiva e controlar o seu espírito. Você está com raiva de ficar com raiva?
Provérbios 27:4
“Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?”
A inveja é o que há de pior. Você a esconde em seu coração, mas ela rói o seu interior dia e noite, e não afeta a pessoa que você odeia! É a podridão nos seus ossos e ela corromperá o seu espírito e o seu corpo. Se alegre com outras vantagens.
Provérbios 14:14
“O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem.”
Abandonar a fé lhe ferirá, porque Deus não vai permitir que você permaneça impune. A sabedoria inclui o guardar o coração com toda a diligência, pois é dele que procedem todas as questões da vida. Se você permitir que o seu coração escorregue de forma a considerar qualquer pecado, o juízo está perto.
Provérbios 19:24
“O preguiçoso esconde a mão no seio; enfada-se de a levar à boca.”
A indolência é como a preguiça – lenta e descansada! O pecado da preguiça faz com que pessoa se torne um preguiçoso. O diligente será rico e governará, mas o homem preguiçoso permanecerá pobre e sujeito à tributação. Homens preguiçosos não merecem nem comer.
Provérbios 14:15
“O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.”
A credulidade é uma característica dos tolos – eles são capazes de acreditar em qualquer coisa. Homens sábios e prudentes são desconfiados, porque querem prova antes de aceitarem uma informação. Os tolos são otimistas, crendo ou esperando sem que haja qualquer evidência.
Provérbios 5:19
“Como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente.”
A pornografia é um vício viciador, se assim podemos dizer, e condenatório. Deus vê cada ato e pensamento de descontentamento concupiscente, sejam eles fotografias de mulheres nuas para os homens ou novelas romanceadas para as mulheres. Odeie esse vício e reconquiste a sua felicidade sexual.